Conheça a África do Sul Sede da Copa do Mundo de 2010 | Como foi a escolha da Sede | Rodízio Continental da África | Dados | Temperatura | Turismo | Cidades da Copa 2010 | Estádios da Copa de 2010 | Pacotes e hospedagem
 
 
Aplicativo de Táxi na sua cidade? Clique aqui!   |   Que tal fazer um intercâmbio para estudar e trabalhar no exterior?   |   Saiba o número de DDD das operadoras e das cidades
 
Publicidade


• Site oficial da Copa do Mundo de Futebol - FIFA

Fotos da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul
Vídeos da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul
Notícias da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul
 
 
 
Publicidade




Conheça a África do Sul, sede da Copa do Mundo de 2010

O Mundial da África do Sul foi realizado entre 11 de junho e 11 de julho de 2010. Mais de 200 países participaram das eliminatórias que definiram as 32 seleções participaram da 19ª edição da Copa do Mundo de futebol. A Copa do Mundo da África do Sul foi a primeira realizada no continente africano.

A África do Sul
A África do Sul é um país com 11 idiomas oficiais e três capitais. Conhecida como "Nação Arco-Íris" pela sua diversidade cultural e étnica a África do Sul foi a sede da Copa do Mundo de Futebol em 2010. A diversidade cultural da África do Sul é enorme. A alimentação, música e dança variam de acordo com a região e o grupo étnico.

Os idiomas oficiais são o africâner, inglês, zulu, xhosa, swazi, ndebele, seSotho do sul, seSotho do norte, tsonga, tswana e venda. As capitais são: Pretória (administrativa), Cidade do Cabo (legislativa) e Bloemfontein (judiciária). A moeda da África do Sul é o Rand (ZAR)

País mais meridional da África, a África do Sul é um importante centro financeiro e comercial do continente africano. Seus vizinhos são: Namíbia, Botsuana, Zimbábue, Moçambique, Suazilândia e Lesoto (país completamente rodeado pela África do Sul).

Na maior parte da África do Sul o clima é temperado. Entretanto, o país apresenta clima mediterrânico no extremo sul e desértico no noroeste do país. Em julho, a média mínima é de 8ºC e a média máxima é de 17ºC.

Muitas regiões, cidades e até ruas mudaram de nome após o fim do Apartheid. Em 2009 a cidade de Nelspruit, uma das sedes da Copa do Mundo de 2010, foi renomeada para Mbombela, assim como Pietersburg que virou Polokwane. Além disso muitas cidades sedes são conhecidas com outros nomes. Durban, por exemplo, também é conhecida como eThekwini (idioma zulu).

Turismo na África do Sul
Além da Copa do Mundo de 2010 a África do Sul atrai turistas de todo o mundo em busca de belezas naturais e riqueza cultural. Os principais destinos turísticos da África do Sul são: Pretória (Pretoria), Joanesburgo (Johannesburg), Cidade do Cabo (Cape Town), Bloemfontein, Durban, Nelspruit, Polokwane, Porto Elizabeth e Upington. A África do Sul se tornou um grande produtor de vinho e um destino para o enoturismo.

História da África do Sul
Habitada desde a pré-história a região onde é atualmente a África do Sul foi habitada pelos bantos nos primeiros séculos da Era Cristã. O reino Mapungubwe floresceu nos séculos IX a XIV. Os primeiros navegadores europeus chegaram à África do Sul no século XV, principalmente portugueses. Dois séculos depois a região do Cabo da Boa Esperança foi ocupada pelos holandeses. No século XIX, os ingleses ocuparam definitivamente a Colônia do Cabo. Em 1910 foi fundada a União da África do Sul, união do Império Britânico que reunia as colônias do Cabo, do Natal, do Rio Orange e o Transvaal. Em 1961 o país se tornou independente do Reino Unido, formando a República da África do Sul. Em 1994 o regime do Apartheid foi abolido com as primeiras eleições livres do país, que elegeram Nelson Mandela presidente.

As sedes da Copa do Mundo da África do Sul 2010
Confira abaixo um pouco da história, dados e atrações turísticas das cidades sede da Copa do Mundo da África do Sul 2010.

Conheça Bloemfontein
Bloemfontein significa "fonte das flores" em africâner e holandês. Bloemfontein é uma das três capitais da África do Sul. A sexta maior cidade do país é a sede do poder judiciário. Bloemfontein também a capital do Estado Livre (Free State / Vrystaat). A cidade também se chama Mangaung (idioma sesotho), que tem o significado de "lugar onde o guepardo habita".

O Free State Stadium foi o estádio da cidade na Copa do Mundo de 2010. Jogam no estádio os times de rugby Central Cheetahs e Free State Cheetahs, além do clube de futebol Bloemfontein Celtic. O Free State Stadium, conhecido também por Vodacom Parl, tem capacidade para 48 mil pessoas e foi testado na Copa das Confederações de 2009. Na Copa do Mundo de 2010 foram realizados no estádio cinco jogos da Primeira Fase e um das oitavas de final.

Saiba mais:
Bloemfontein - Sede da Copa do Mundo 2010
Free State Stadium - Estádio da Copa do Mundo 2010

Conheça Cidade do Cabo
A Cidade do Cabo é o maior destino turístico de toda a África. O sucesso do turismo da cidade se dá pelo clima, infra-estrutura, atrativos naturais e localização. Os destinos turísticos da Cidade do Cabo também são os mais populares da África do Sul: a Montanha da Mesa, a Baía da Mesa e o porto natural da cidade.

O estádio da Cidade do Cabo na Copa do Mundo de 2010 foi o African Renaissance Stadium ou Cape Town Stadium. O estádio foi construído no lugar do Green Point Stadium, demolido em 2007. O novo estádio foi inaugurado em dezembro de 2009 e tem capacidade para 69 mil espectadores. Na Copa do Mundo de 2010 foram realizados no estádio cinco jogos da Primeira Fase (incluindo Portugal x Coreia do Norte), uma partida das oitavas de final, uma das quartas de final e uma semifinal.

Saiba mais:
Cidade do Cabo - Sede da Copa do Mundo 2010
Cape Town Stadium - Estádio da Copa do Mundo 2010

Conheça Durban
Durban ("eThekwini" em zulu) é a terceira mais populosa cidade da África do Sul, atrás apenas de Joanesburgo e Cidade do Cabo. Durban tem cerca de 3 milhões de habitantes e é conhecida como a maior cidade indiana do mundo fora da Índia. Os idiomas mais falados em Durban são: zulu, inglês, afrikaans e hindi.

Os jogos da Copa do Mundo de 2010 em Durban foram no Moses Mabhida Stadium. O estádio tem capacidade para 70 mil espectadores. Foram disputados cinco jogos da Primeira Fase (incluíndo o jogo Brasil x Portugal), além de um jogo das oitavas de final e uma semifinal.

Saiba mais:
Durban - Sede da Copa do Mundo 2010
Moses Mabhida Stadium - Estádio da Copa do Mundo 2010

Conheça Joanesburgo
Joanesburgo não é um dos destinos tradicionais do turismo da África do Sul. Entretanto, a cidade faz ponte com a Cidade do Cabo, Durban e o Parque Nacional Kruger (maior área de conservação de fauna bravia da África do Sul).

O Soccer City e o Ellis Park Stadium são os dois estádios de Joanesburgo para a Copa do Mundo de 2010. Com capacidade para quase 95 mil espectadores o Soccer City (antigo FNB Stadium) foi sede da partida inaugural (África do Sul x México em 11 de junho) e mais quatro jogos da Primeira Fase (entre eles, Brasil x Costa do Marfim), além de um jogo das oitavas de final, um das quartas de final e a grande final realizada em 11 de julho. No Ellis Park foram cinco jogos da Primeira Fase (incluíndo Brasil x Coreia do Norte em 15 de junho), além de um jogo das oitavas de final e um das quartas de final.

Saiba mais:
Joanesburgo - Sede da Copa do Mundo 2010
Soccer City - Estádio da Copa do Mundo 2010
Ellis Park Stadium - Estádio da Copa do Mundo 2010

Escolha da Sede da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul
Rodízio Continental: África
Candidatos: África do Sul, Egito, Líbia-Tunísia (em conjunto) e Marrocos
Desitências: Líbia e Tunísia*
Data da escolha: 15 de maio de 2004, em Zurique, Suíça
Escolha da sede: África do Sul (14 votos), Marrocos (10 votos) e Egito (sem votos)

* A candidatura da Líbia foi rejeitada e a Tunísia, que seria sua co-anfitriã, retirou-se em 8 de maio de 2004.

Que tal viajar para a África do Sul?
Viaje para a África do Sul! Veja as melhores informações para a sua viagem para o país sede da Copa do Mundo de 2010. Conheça a história, clima, cultura, hospedagem, passeios, praias, museus, cassinos, compras, consulados e dicas de viagem para viajar à África do Sul. Saiba também como chegar de avião à África do Sul ou como se locomover de metrô, trem, avião e ônibus nas cidades que sediaram a Copa de 2010. Saiba mais em Viagem para a África do Sul.


Conheça Nelspruit (Mbombela)
Nelspruit é conhecida como a "Capital Selvagem da África". Localizada no vale do rio Crocodile, a cidade é cercada de atrações naturais e montanhas. Próximo a Nelspruit estão o Parque Nacional Kruger e as Quedas Mac Mac ("Mac Mac Falls"), onde pode-se mergulhar em águas cristalina e admirar as cachoeiras locais. Em Nelspruit também está o Jardim Botânico Lowveld.

Na Copa do Mundo de 2010 o estádio utilizado em Nelspruit foi o Mbombela Stadium, que fica a 7 km da cidade da cidade. O Mbombela Stadium tem capacidade para 43,5 mil torcedores. Foram realizados no estádio quatro jogos da Primeira Fase.

Saiba mais:
Nelspruit - Sede da Copa do Mundo 2010
Mbombela Stadium - Estádio da Copa do Mundo 2010

Conheça Polokwane (Pietersburg)
Polokwane é a capital da província de Limpopo. A cidade ainda é mais conhecida pelo seu antigo nome, Pietersburg (que até 1992 tinha esta denominação oficial).

Em Polokwane, os jogos da Copa do Mundo de 2010 foram disputados no Peter Mokaba Stadium. O estádio tem capacidade para 46 mil torcedores. Foram disputados quatro jogos da Primeira Fase.

Saiba mais:
Polokwane - Sede da Copa do Mundo 2010
Peter Mokaba Stadium - Estádio da Copa do Mundo 2010

Conheça Porto Elizabeth
Porto Elizabeth foi fundada em 1820 por colonos britânicos. Atualmente vivem na cidade mais de 1 milhão de habitantes em sua região metropolitana. Quinto maior centro urbano da África do Sul Porto Elizabeth (Porto Elizabeth ou Die Baai) está localizada às margens da Baía de Algoa na província do Cabo Oriental. Porto Elisabeth é um dos maiores portos do país.

Na Copa do Mundo de 2010 o estádio utilizado na cidade foi o Nelson Mandela Bay Stadium, com capacidade para 48 mil espectadores. Foram realizados no estádio cinco jogos da Primeira Fase (incluíndo Portugal e Costa do Marfim), além de um jogo das oitavas de final, um das quartas de final e a disputa do terceiro lugar da Copa do Mundo de 2010.

Saiba mais:
Porto Elizabeth - Sede da Copa do Mundo 2010
Nelson Mandela Bay Stadium - Estádio da Copa do Mundo 2010

Conheça Pretória
Pretória é uma das três capitais da África do Sul, porém é considerada "a capital" do país por abrigar a sede do poder executivo. O nome é uma homenagem a Andries Wilhelmus Jacobus Pretorius, fundador da cidade e primeiro presidente da República Bôer do Transvaal.

Os jogos da Copa do Mundo de 2010 em Petrória foram no Loftus Versfeld Stadium. O estádio pertencente ao time de rugby do Blue Bulls e tem capacidade para 51 mil espectadores. Foram disputdos cinco jogos da Primeira Fase, além de um jogo das oitavas de final. O Loftus Versfeld Stadium também foi utilizado na Copa das Confederações de 2009.

Saiba mais:
Pretória - Sede da Copa do Mundo 2010
Loftus Versfeld Stadium - Estádio da Copa do Mundo 2010

Conheça Rustenburgo
Rustenburgo é conhecida pelas minas de platina. Cerca de 70% da produção deste metal é feita nos arredores da cidade. Rustenburg significa "Local de Descanso" em africâner.

Para a Copa do Mundo de 2010 o Royal Bafokeng Stadium em Rusteburgo foi reformado a teve a capacidade aumentada para 40.000 espectadores. O estádio foi palco de cinco jogos da Primeira Fase e um jogo das oitavas de final da Copa do Mundo de 2010. O estádio foi utilizado na Copa do Mundo de Rugby de 1995 e na Copa das Conferações em 2009.

Saiba mais:
Rustenburgo - Sede da Copa do Mundo 2010
Royal Bafokeng Stadium - Estádio da Copa do Mundo 2010

Cidades-sede Copa do Mundo da África do Sul 2010
Bloemfontein
Cidade do Cabo
Durban
Joanesburgo
Nelspruit
Polokwane
Porto Elizabeth
Pretória
Rustenburgo

Estádios Copa do Mundo da África do Sul 2010
Free State Stadium - Bloemfontein
Cape Town Stadium - Cidade do Cabo
Moses Mabhida Stadium - Durban
Soccer City - Joanesburgo
Ellis Park Stadium - Joanesburgo
Mbombela Stadium - Nelspruit
Peter Mokaba Stadium - Polokwane
Nelson Mandela Bay Stadium - Porto Elizabeth
Loftus Versfeld Stadium - Pretória
Royal Bafokeng Stadium - Rustenburgo

Ficha da África do Sul
Bandeira da África do Sul
  Brasão da África do Sul
Bandeira da África do Sul Brasão da África do Sul

Nome oficial - República da África do Sul, Republiek van Suid-Afrika (Afrikaans), Republic of South África (Inglês), Riphabliki yeSewula Afrika (Ndebele), IRiphabliki yaseMzantsi Afrika (Xhosa), IRiphabliki yaseNingizimu Afrika (Zulu), Rephaboliki ya Afrika-Borwa (seSotho do norte), Rephaboliki ya Afrika Borwa (seSotho do sul), Rephaboliki ya Aforika Borwa (Tswana) IRiphabhulikhi yeNingizimu Afrika (Swazi), Riphabuliki ya Afurika Tshipembe (Venda), Riphabliki ra Afrika Dzonga (Tsonga)
Lema - Verskillende mense verenig (Diversos povos unem-se, em afrikaans)
Línguas oficiais - africâner, inglês, zulu, xhosa, swazi, ndebele, seSotho do sul, seSotho do norte, tsonga, tswana e venda
Continente: África
Capitais - Cidade do Cabo (legislativa), Pretória (administrativa) e Bloemfontein (judiciária)
Maior cidade - Joanesburgo
Área - 1.221.037 km²
População - 47.432.000 (est. 2005)
Densidade - 39/km²
IDH - 0,674 (121º) - médio
Independência - 31 de Maio de 1910, do Reino Unido
Moeda - Rand
PIB - US$ 570,2 bilhões de dólares (2005)
Fuso horário - UTC +2
Hinos nacionais - Nkosi Sikelel iAfrica (Deus abençoe a África), Die Stem van Suid Afrika (O chamamento da África do Sul)
Hino da África do Sul em MP3
Código de internet - .za
Código telefônico - 27

Mapa da África do Sul
Mapa da África do Sul

 
  Copa do Mundo de Futebol FIFA - África do Sul 2010
Escolha da Sede : Sede : Cidades : Estádios : Pôster : Logo : Troféu : Mascote : Abertura : Encerramento : Eliminatórias: África : Ásia : Am. N. : Am. S. : Europa : OFC : Classificados : Sorteio : Curiosidades : Bola : Calendário : Tabela : Grupos : A : B : C : D : E : F : G : H : Oitavas : Quartas : Semifinal : 3º lugar : Final : Fotos : Estatísticas : Classificação : TV : Internet : Vídeos : Árbitros : Jogadores : Artilheiros : Ingressos : Notícias : Seleções - África do Sul : Alemanha : Argélia : Argentina : Austrália : Brasil : Camarões : Chile : Coreia do Norte : Coreia do Sul : Costa do Marfim : Dinamarca : Eslováquia : Eslovênia : Espanha : Estados Unidos : França : Gana : Grécia : Holanda : Honduras : Inglaterra : Itália : Japão : México : Nigéria : Nova Zelândia : Paraguai : Portugal : Sérvia : Suíça : Uruguai

  Copa do Mundo de Futebol FIFA
Campeões : História : Sedes : Artilheiros : Curiosidades : Estatísticas : Cartazes : Logos : Troféus : Mascotes : Bolas : Seleções

Edições - Uruguai 1930 : Itália 1934 : França 1938 : Brasil 1950 : Suíça 1954 : Suécia 1958 : Chile 1962 : Inglaterra 1966 : México 1970 : Alemanha Ocidental 1974 : Argentina 1978 : Espanha 1982 : México 1986 : Itália 1990 : Estados Unidos 1994 : França 1998 : Coreia/Japão 2002 : Alemanha 2006 : África do Sul 2010 : Brasil 2014 : Rússia 2018 : Catar 2022