Bola oficial da Copa do Mundo | Bola das Copas do Mundo | Bolas oficias dos Mundias de futebol | bola de couro | gomos | Telstar | Tango | Tango Espanha | Azteca | Estrusco | Questra | Tricolore | Fevernova | Teamgeist | Jabulani
 
 
Aplicativo de Táxi na sua cidade? Clique aqui!   |   Que tal fazer um intercâmbio para estudar e trabalhar no exterior?   |   Saiba o número de DDD das operadoras e das cidades
 
Publicidade


• Site oficial da Copa do Mundo de Futebol - FIFA

Fotos da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul
Vídeos da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul
Notícias da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul
 
 
 
Publicidade




Bolas oficiais das Copas do Mundo

Conheça um pouco da história das bolas oficiais da Copas do Mundo
Em 1930, a bola da primeira Copa do Mundo era feita de couro com uma abertura para entrada de câmara de ar de borracha. A abertura tinha costura de cadarço que incomodava os jogadores nas cabeçadas, por isso o costume de faixas ou toucas dos jogadores daquela época. Além disso, a bola praticamente dobrava de peso quando molhada.

Na primeira final de Copa do Mundo a bola foi motivo de desentendimento. Uruguaios e Argentinos queriam jogar com tipo de bolas diferentes. A solução foi uma bola para cada tempo de partida. Curiosamente cada equipe teve desempenho melhor com o tipo de bola preferido. Os uruguaios fizeram três dos quatro gols da final com a bola mais pesada e os argentinos fizeram seus dois gols com a bola mais leve de sua preferência.

Depois da Segunda Guerra as bolas utilizadas na Copa do Mundo já não tinham mais costuras externas. Em 1950 a marca da bola da Copa do Mundo realizada no Brasil era a Superball. No Mundial da Inglaterra de 1966 a bola tinha 24 gomos e era feita pela empresa inglesa Slazenger.

Em 1970 pela primeira vez a bola teve as cores preto e branco na história da Copa do Mundo. Esta bola tornou-se um arquétipo para as bolas de futebol. A Telstar era feita de couro e tinha os gomos em hexágonos brancos e pentágonos pretos.

A edição da Copa do Mundo de futebol da Alemanha Ocidental em 1974 teve duas bolas oficiais: a Telstar Durlast e a Chile Durlast (toda branca). Na Copa do Mundo de 1978 a bola oficial Tango chegou com um novo design que praticamente foi o mesmo até a Copa do Mundo de 1998. O desenho da Tango criava a impressão de 12 círculos.

Em 1982, as partidas foram jogadas com a Adidas Tango España, que se diferenciava com novidade da costura impermeável. A Tango España foi a última bola de couro a ser usada em Copas do Mundo.

Em 1986 a Adidas Azteca se tornou a primeira bola sintética utilizada na Copa do Mundo. A vantagem era que as novas bolas passavam a ser impermeáveis. O desenho era uma variação da Tango com inspiração na cultura asteca.

Na Copa do Mundo seguinte, na Itália, a bola oficial foi a Etrusco Unico, mesma bola usada na Eurocopa de 1992. A bola continha uma capa interna de espuma de poliuretano, tornando-a a primeira bola com impermeabilização total nas Copas do Mundo.

Os detalhes do desenho da Copa de 1990 foi uma homenagem aos etruscos, povos que viveram na península Itálica entre os 1200 e 700 a.C.
A Adidas Questra foi a bola oficial da Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unidos. A bola continha espuma de polietileno, tornando-a mais rápida. Muitos goleiros na época reclamaram da imprevisibilidade da direção em chutes quando a bola estava molhada.

Em 1998 na França, a bola Tricolore foi a primeira bola multicolorida das Copas do Mundo. A bola também era mias durável, devido ao revestimento de espuma sintética.

Em 2002 o design da Tango foi abandonado de vez. A Adidas Fevernova trouxe um desenho totalmente inovador para a Copa do Mundo da Coreia do Sul e Japão. A bola passou a ter três camadas de espuma sintética para gerar menos desgates, mas que gerou críticas por ser muito leve.

A Adidas Teamgeist ou +Teamgeist foi a bola oficial da Copa do Mundo da Alemanha de 2006. Seu nome significa "espírito de equipe" em alemão. A Teamgeist inovou em ser mais lisa e ser formada por apenas 14 gomos. Em todas as partidas da Copa do Mundo de 2006 as bolas tinham as informações do jogo (nome das seleções, horário local e data). As bolas da final tinham detalhes em dourado e continham a inscrição "Final" e não o nome do jogo.

A Adidas Jabulani é a bola oficial do Mundial de 2010 na África do Sul. Desenvolvida pela Adidas, empresa alemã de equipamentos esportivos, a Jabulani foi apresentada antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo, em 4 de dezembro de 2009, na Cidade do Cabo.

Jabulani significa "Trazendo alegria para todos" em IsiZulu, língua banta, original do povo zulu. O IsiZulu é uma das 11 línguas oficiais da África do Sul. Os outros idiomas oficiais do país sede da Copa do Mundo de 2010 são representados nas 11 cores diferentes da Jabulani.

O número das cores da Jabulani também representam os 11 jogadores iniciais das equipes, as 11 comunidades da África do Sul que receberão os eventos da primeira Copa do Mundo na África. O design da bola oficial da Copa do Mundo de 2010 foi feito para lembrar a diversidade e a harmonia da África do Sul, país também conhecido como Nação Arco-Íris, pela diversidade de povos e etnias.

A bola Adidas Jabulani foi a bola oficial da Copa do Mundo de 2010, mas estreou no Mundial de Clubes da FIFA de 2009, nos Emirados Árabes Unidos. A Jabulani também foi testada no Torneio Clausura 2010 da Argentina e no campeonato de 2010 da MLS, principal liga de futebol dos Estados Unidos.

A Adidas Jabulani Angola é uma versão usada na Copa das Nações Africanas de 2010. A Adidas Jabulani Angola se diferencia da bola oficial da Copa do Mundo de 2010 nas cores de Angola, país sede do CAN 2010. Na Copa das Confederações de 2009 na África do Sul foi utilizada a Adidas Kopanya, bola oficial com a mesma estrutura da Adidas Europass.

A Adidas Jabulani foi construída usando um projeto novo, consistindo em apenas oito gomos em 3D unidos termicamente para dar à bola um formato perfeito. Anteriormente as bolas de futebol tinham mais gomos (14 na última Copa do Mundo) e estes eram planos. Esta nova tecnologia promete dar mais precisão aos chutes, aderência e melhor trajetória no ar.

Para a final da Copa do Mundo da África do Sul a bola oficial foi a Jo'Bulani. O nome é um trocadilho de Joanesburgo (cidade da final do Mundial de 2010) com Jabulani (bola oficial da Copa do Mundo de 2010). A Jo'Bulani é uma versão da Jabulani com detalhes dourados. Assim como na Copa do Mundo de 2006, em 2010 a bola oficial da final foi diferenciada. Em 2006 a bola oficial era a +Teamgeist. Em todas as partidas da Copa do Mundo de 2006, exceto a final, as bolas tinham as informações do jogo (nome das seleções, horário local e data). As bolas da final tinham detalhes em dourado e continham a inscrição "Final" e não o nome do jogo.

A Adidas Brazuca é a bola oficial do Mundial de 2014 no Brasil. Desenvolvida pela Adidas, empresa alemã de equipamentos esportivos, a Brazuca foi apresentada em 3 de dezembro de 2013, três dias antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014, realizado em 6 de dezembro de 2013. O evento de lançamento da bola oficial da Copa do Mundo de 2014 foi realizado no Rio de Janeiro e contou com uma projeção de luz em 3D, que revelou a Adidas Brazuca a todos os presentes.

Esta é a primeira bola de uma Copa do Mundo com o nome escolhido pelo público. Em 2 de setembro de 2012 mais de um milhão de torcedores brasileiros votaram na escolha do nome da bola oficial da Copa do Mundo de 2014. A escolhida Brazuca obteve 77,8% dos votos, enquanto Bossa Nova teve 14,6% e Carnavalesca 7,6% dos votos. Segundo a FIFA: "Brazuca é um termo informal, utilizado pelos brasileiros para descrever o orgulho nacional pelo estilo de vida do país. Simboliza emoção, orgulho e boa vontade com todos, de forma semelhante à abordagem local ao futebol".

A bola Brazuca tem seis painéis de poliuretano, ligados para manter a bola com o mesmo peso e forma esférica, mesmo durante forte chuva. A bola tem diversas cores que representam a diversidade da nação brasileira. A bola oficial da Copa do Mundo de 2014 tem elementos parecidos com a Adidas Cafusa, bola oficial da Copa das Confederações de 2013.

Para a final da Copa do Mundo do Brasil de 2014 a bola oficial é a Brazuca Final Rio. O nome é uma homenagem à cidade que sediará a final do torneio. A Brazuca Final Rio é uma versão da Brazuca com detalhes em preto, verde e dourado; enquanto a bola dos demais jogos do Mundial é a Brazuca, que tem detalhes em laranja, azul e verde.

As Bolas Oficiais das Copas do Mundo
Confira as bolas oficiais jogadas nos mundiais de futebol desde 1930.

Bola Oficial da Copa do Mundo de 1930 no Uruguai
Bola Oficial da Copa do Mundo de 1930 no Uruguai

Federale 102 - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1934 na Itália
Federale 102 - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1934 na Itália

Allen - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1938 na França
Allen - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1938 na França

Superball Duplo T - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1950 no Brasil
Superball Duplo T - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1950 no Brasil

Bola Oficial da Copa do Mundo de 1954 na Suíça
Bola Oficial da Copa do Mundo de 1954 na Suíça

Top-Star - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1958 na Suécia
Top-Star - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1958 na Suécia

Bola Oficial da fase final da Copa do Mundo de 1958 na Suécia
Bola Oficial da fase final da Copa do Mundo de 1958 na Suécia

Bolas Oficiais da Copa do Mundo de 1970 a 2014
Bolas Oficiais da Copa do Mundo de 1970 a 2014

As Bolas Oficiais das Copas do Mundo (cont.)
Confira as bolas oficiais jogadas nos mundias de futebol desde 1930.

Crack - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1962 no Chile
Crack - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1962 no Chile

Challenge - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra
Challenge - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra

Adidas Telstar - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1970 no México
Adidas Telstar - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1970 no México

Adidas Telstar Durlast - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1974 na Alemanha Ocidental
Adidas Telstar Durlast - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1974 na Alemanha Ocidental

Adidas Chile Durlast - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1974 na Alemanha Ocidental
Adidas Chile Durlast - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1974 na Alemanha Ocidental

Adidas Tango Durlast - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1978 na Argentina
Adidas Tango Durlast - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1978 na Argentina

Adidas Tango España - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1982 na Espanha
Adidas Tango España - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1982 na Espanha

Adidas Azteca - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1986 no México
Adidas Azteca - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1986 no México

Adidas Etrusco - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1990 na Itália
Adidas Etrusco - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1990 na Itália

Adidas Questra - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unidos
Adidas Questra - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unidos

Adidas Tricolore - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1998 na França
Adidas Tricolore - Bola Oficial da Copa do Mundo de 1998 na França

Adidas Fevernova - Bola Oficial da Copa do Mundo de 2002 na Coreia do Sul e Japão
Adidas Fevernova - Bola Oficial da Copa do Mundo de 2002 na Coreia do Sul e Japão

Adidas Teamgeist - Bola Oficial da Copa do Mundo de 2006 na Alemanha
Adidas Teamgeist - Bola Oficial da Copa do Mundo de 2006 na Alemanha

Adidas +Teamgeist - Bola Oficial da final da Copa do Mundo de 2006 na Alemanha
Adidas +Teamgeist - Bola Oficial da final da Copa do Mundo de 2006 na Alemanha

Adidas Jabulani - Bola Oficial da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul
Adidas Jabulani - Bola Oficial da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul

Adidas Jo'Bulani - Bola Oficial da final da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul
Adidas Jo'Bulani - Bola Oficial da final da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul

Saiba mais:
Jabulani - Bola oficial da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul

Adidas Brazuca - Bola Oficial da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Adidas Brazuca - Bola Oficial da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

Adidas Brazuca Final Rio - Bola Oficial da final da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Adidas Brazuca Final Rio - Bola Oficial da final da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

Saiba mais:
Brazuca - Bola oficial da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

A ser revelado
Bola Oficial da Copa do Mundo de 2018 na Rússia

A ser revelado
Bola Oficial da Copa do Mundo de 2022 no Catar

 
  Copa do Mundo de Futebol FIFA - Brasil 2014
Escolha da Sede : Brasil - País-sede : Cidades : Estádios : Mascote : Pôster : Logo : Bola : Troféu : Slogan : Música : Video game : Jogos na TV : Internet : Rádio : Notícias : Fotos : Vídeos : Curiosidades : Ônibus das Seleções : Musas : Musos : Protestos : FIFA Fan Fest 2014 : Eliminatórias (África : Ásia : América do Norte : América do Sul : Europa : Oceania : Repescagem) : Classificados : Sorteio da Copa

Cerimônia de Abertura : Cerimônia de Encerramento : Calendário : Tabela : 1ª Fase : Grupo A : Grupo B : Grupo C : Grupo D : Grupo E : Grupo F : Grupo G : Grupo H : Oitavas-de-final : Quartas-de-final : Semifinal : Disputa de 3º lugar : Final : Estatísticas : Classificação : Premiação : Árbitros : Inovações : Jogadores : Treinadores : Artilheiros : Assistências : Ingressos : Uniformes e Camisas : Sedes das Seleções

Possíveis confrontos das oitavas de final : Possíveis confrontos das quartas de final : Possíveis semifinais : Possíveis confrontos da final

Seleções - Alemanha : Argélia : Argentina : Austrália : Bélgica : Bósnia e Herzegovina : Brasil : Camarões : Chile : Colômbia : Coreia do Sul : Costa do Marfim : Costa Rica : Croácia : Equador : Espanha : Estados Unidos : França : Gana : Grécia : Holanda (Países Baixos) : Honduras : Inglaterra : Irã : Itália : Japão : México : Nigéria : Portugal : Rússia : Suíça : Uruguai

  Copa do Mundo de Futebol FIFA
Campeões : História : Sedes : Artilheiros : Curiosidades : Estatísticas : Cartazes : Logos : Troféus : Mascotes : Bolas : Seleções

Edições - Uruguai 1930 : Itália 1934 : França 1938 : Brasil 1950 : Suíça 1954 : Suécia 1958 : Chile 1962 : Inglaterra 1966 : México 1970 : Alemanha Ocidental 1974 : Argentina 1978 : Espanha 1982 : México 1986 : Itália 1990 : Estados Unidos 1994 : França 1998 : Coreia/Japão 2002 : Alemanha 2006 : África do Sul 2010 : Brasil 2014 : Rússia 2018 : Catar 2022