Brazuca | Bola oficial da Copa do Mundo de 2014 no Brasil | Adidas Brazuca - A bola da Copa do Mundo de 2014 | Fabricante da Bola oficial da Copa do Mundo de 2014 no Brasil | Bola oficial do Mundial do Brasil de 2014 | Bola 2014 | Comprar bola da Copa
 
 
Que tal fazer um intercâmbio para estudar e trabalhar no exterior?
 
Publicidade




• Site oficial da Copa do Mundo de Futebol - FIFA

Fotos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Vídeos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Notícias da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
 
 
 
Publicidade


Publicidade


Brazuca - Bola oficial da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

Conheça a Adidas Brazuca - a bola oficial da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
A Adidas Brazuca é a bola oficial do Mundial de 2014 no Brasil. Desenvolvida pela Adidas, empresa alemã de equipamentos esportivos, a Brazuca foi apresentada em 3 de dezembro de 2013, três dias antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014, realizado em 6 de dezembro de 2013. O evento de lançamento da bola oficial da Copa do Mundo de 2014 foi realizado no Rio de Janeiro e contou com uma projeção de luz em 3D, que revelou a Adidas Brazuca a todos os presentes.

Esta é a primeira bola de uma Copa do Mundo com o nome escolhido pelo público. Em 2 de setembro de 2012 mais de um milhão de torcedores brasileiros votaram na escolha do nome da bola oficial da Copa do Mundo de 2014. A escolhida Brazuca obteve 77,8% dos votos, enquanto Bossa Nova teve 14,6% e Carnavalesca 7,6% dos votos. Segundo a FIFA: "Brazuca é um termo informal, utilizado pelos brasileiros para descrever o orgulho nacional pelo estilo de vida do país. Simboliza emoção, orgulho e boa vontade com todos, de forma semelhante à abordagem local ao futebol".

A bola Brazuca tem seis painéis de poliuretano, ligados para manter a bola com o mesmo peso e forma esférica, mesmo durante forte chuva. A bola tem diversas cores que representam a diversidade da nação brasileira. A bola oficial da Copa do Mundo de 2014 tem elementos parecidos com a Adidas Cafusa, bola oficial da Copa das Confederações de 2013.

Adidas Brazuca - Bola Oficial da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Adidas Brazuca - Bola Oficial da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

Conheça a Adidas Brazuca Final Rio - a bola oficial da final da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Para a final da Copa do Mundo do Brasil de 2014 a bola oficial é a Brazuca Final Rio. O nome é uma homenagem à cidade que sediará a final do torneio.

A Brazuca Final Rio é uma versão da Brazuca com detalhes em preto, verde e dourado; enquanto a bola dos demais jogos do Mundial é a Brazuca, que tem detalhes em laranja, azul e verde.

Assim como nas Copas do Mundo de 2006 e 2010, a bola oficial da final do Mundial de 2014 é diferenciada. Em 2006 a bola oficial da final foi a +Teamgeist e a da final de 2010 foi a Jo'Bulani.

Em todas as partidas da Copa do Mundo, exceto a final, as bolas têm as informações do jogo (nome das seleções, horário local e data). As bolas da final têm detalhes em dourado e continham a inscrição "Final" e não o nome do jogo. A decisão da Copa do Mundo de 2014 foi no Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro, o mesmo palco da decisão da Copa do Mundo de 1950.

Adidas Brazuca Final Rio - Bola Oficial da final da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Adidas Brazuca Final Rio - Bola Oficial da final da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

Conheça um pouco da história das bolas oficiais da Copas do Mundo
Em 1930, a bola da primeira Copa do Mundo era feita de couro com uma abertura para entrada de câmara de ar de borracha. A abertura tinha costura de cadarço que incomodava os jogadores nas cabeçadas, por isso o costume de faixas ou toucas dos jogadores daquela época. Além disso, a bola praticamente dobrava de peso quando molhada.

Na primeira final de Copa do Mundo a bola foi motivo de desentendimento. Uruguaios e Argentinos queriam jogar com tipo de bolas diferentes. A solução foi uma bola para cada tempo de partida. Curiosamente cada equipe teve desempenho melhor com o tipo de bola preferido. Os uruguaios fizeram três dos quatro gols da final com a bola mais pesada e os argentinos fizeram seus dois gols com a bola mais leve de sua preferência.

Saiba mais:
Bolas oficiais das Copas do Mundo

O que significa mascote
A palavra mascote surgiu na década de 1860 e vem do provençal "masco", que significa mágico. Atualmente as mascotes fazem parte do conglomerado de merchandising das olimpíadas e de eventos esportivos como a Copa do Mundo.

História da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
No dia 30 de outubro de 2007 a FIFA oficializou a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Candidato único da América do Sul, que recebeu apoio da Conmebol (Confederação Sul-americana de Futebol) para a realização do evento. Chile e Argentina também teriam feito uma proposta para sediar o Mundial em conjunto. A Colômbia retirou a sua candidatura.

Que tal viajar para o Brasil?
Conheça o Brasil! Veja as melhores informações para a sua viagem à Copa do Mundo de 2014. Conheça a história, clima, cultura, hospedagem, passeios, praias, museus, compras, consulados e dicas de viagem para torcer com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2014. Saiba também como viajar de avião durante a Copa do Mundo ou como se locomover de metrô, trem, avião e ônibus nas cidades que sediarão a Copa 2014. Saiba mais em Viagem pelo Brasil.


 
  Copa do Mundo de Futebol FIFA - Brasil 2014
Escolha da Sede : Brasil - País-sede : Cidades : Estádios : Mascote : Pôster : Logo : Bola : Troféu : Slogan : Música : Video game : Jogos na TV : Internet : Rádio : Notícias : Fotos : Vídeos : Curiosidades : Ônibus das Seleções : Musas : Musos : Protestos : FIFA Fan Fest 2014 : Eliminatórias (África : Ásia : América do Norte : América do Sul : Europa : Oceania : Repescagem) : Classificados : Sorteio da Copa

Cerimônia de Abertura : Cerimônia de Encerramento : Calendário : Tabela : 1ª Fase : Grupo A : Grupo B : Grupo C : Grupo D : Grupo E : Grupo F : Grupo G : Grupo H : Oitavas-de-final : Quartas-de-final : Semifinal : Disputa de 3º lugar : Final : Estatísticas : Classificação : Premiação : Árbitros : Inovações : Jogadores : Treinadores : Artilheiros : Assistências : Ingressos : Uniformes e Camisas : Sedes das Seleções

Possíveis confrontos das oitavas de final : Possíveis confrontos das quartas de final : Possíveis semifinais : Possíveis confrontos da final

Seleções - Alemanha : Argélia : Argentina : Austrália : Bélgica : Bósnia e Herzegovina : Brasil : Camarões : Chile : Colômbia : Coreia do Sul : Costa do Marfim : Costa Rica : Croácia : Equador : Espanha : Estados Unidos : França : Gana : Grécia : Holanda (Países Baixos) : Honduras : Inglaterra : Irã : Itália : Japão : México : Nigéria : Portugal : Rússia : Suíça : Uruguai

  Copa do Mundo de Futebol FIFA
Campeões : História : Sedes : Artilheiros : Curiosidades : Estatísticas : Cartazes : Logos : Troféus : Mascotes : Bolas : Seleções

Edições - Uruguai 1930 : Itália 1934 : França 1938 : Brasil 1950 : Suíça 1954 : Suécia 1958 : Chile 1962 : Inglaterra 1966 : México 1970 : Alemanha Ocidental 1974 : Argentina 1978 : Espanha 1982 : México 1986 : Itália 1990 : Estados Unidos 1994 : França 1998 : Coreia/Japão 2002 : Alemanha 2006 : África do Sul 2010 : Brasil 2014 : Rússia 2018 : Catar 2022