Brazuca | Bola oficial da Copa do Mundo de 2014 no Brasil | Adidas Brazuca - A bola da Copa do Mundo de 2014 | Fabricante da Bola oficial da Copa do Mundo de 2014 no Brasil | Bola oficial do Mundial do Brasil de 2014 | Bola 2014 | Comprar bola da Copa
 
 
Aplicativo de Táxi na sua cidade? Clique aqui!   |   Que tal fazer um intercâmbio para estudar e trabalhar no exterior?   |   Saiba o número de DDD das operadoras e das cidades
 
Publicidade


• Site oficial da Copa do Mundo de Futebol - FIFA

Fotos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Vídeos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Notícias da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
 
 
 
Publicidade




Brazuca - Bola oficial da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

Conheça a Adidas Brazuca - a bola oficial da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
A Adidas Brazuca é a bola oficial do Mundial de 2014 no Brasil. Desenvolvida pela Adidas, empresa alemã de equipamentos esportivos, a Brazuca foi apresentada em 3 de dezembro de 2013, três dias antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014, realizado em 6 de dezembro de 2013. O evento de lançamento da bola oficial da Copa do Mundo de 2014 foi realizado no Rio de Janeiro e contou com uma projeção de luz em 3D, que revelou a Adidas Brazuca a todos os presentes.

Esta é a primeira bola de uma Copa do Mundo com o nome escolhido pelo público. Em 2 de setembro de 2012 mais de um milhão de torcedores brasileiros votaram na escolha do nome da bola oficial da Copa do Mundo de 2014. A escolhida Brazuca obteve 77,8% dos votos, enquanto Bossa Nova teve 14,6% e Carnavalesca 7,6% dos votos. Segundo a FIFA: "Brazuca é um termo informal, utilizado pelos brasileiros para descrever o orgulho nacional pelo estilo de vida do país. Simboliza emoção, orgulho e boa vontade com todos, de forma semelhante à abordagem local ao futebol".

A bola Brazuca tem seis painéis de poliuretano, ligados para manter a bola com o mesmo peso e forma esférica, mesmo durante forte chuva. A bola tem diversas cores que representam a diversidade da nação brasileira. A bola oficial da Copa do Mundo de 2014 tem elementos parecidos com a Adidas Cafusa, bola oficial da Copa das Confederações de 2013.

Adidas Brazuca - Bola Oficial da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Adidas Brazuca - Bola Oficial da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

Conheça a Adidas Brazuca Final Rio - a bola oficial da final da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Para a final da Copa do Mundo do Brasil de 2014 a bola oficial é a Brazuca Final Rio. O nome é uma homenagem à cidade que sediará a final do torneio.

A Brazuca Final Rio é uma versão da Brazuca com detalhes em preto, verde e dourado; enquanto a bola dos demais jogos do Mundial é a Brazuca, que tem detalhes em laranja, azul e verde.

Assim como nas Copas do Mundo de 2006 e 2010, a bola oficial da final do Mundial de 2014 é diferenciada. Em 2006 a bola oficial da final foi a +Teamgeist e a da final de 2010 foi a Jo'Bulani.

Em todas as partidas da Copa do Mundo, exceto a final, as bolas têm as informações do jogo (nome das seleções, horário local e data). As bolas da final têm detalhes em dourado e continham a inscrição "Final" e não o nome do jogo. A decisão da Copa do Mundo de 2014 foi no Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro, o mesmo palco da decisão da Copa do Mundo de 1950.

Adidas Brazuca Final Rio - Bola Oficial da final da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Adidas Brazuca Final Rio - Bola Oficial da final da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

Conheça um pouco da história das bolas oficiais da Copas do Mundo
Em 1930, a bola da primeira Copa do Mundo era feita de couro com uma abertura para entrada de câmara de ar de borracha. A abertura tinha costura de cadarço que incomodava os jogadores nas cabeçadas, por isso o costume de faixas ou toucas dos jogadores daquela época. Além disso, a bola praticamente dobrava de peso quando molhada.

Na primeira final de Copa do Mundo a bola foi motivo de desentendimento. Uruguaios e Argentinos queriam jogar com tipo de bolas diferentes. A solução foi uma bola para cada tempo de partida. Curiosamente cada equipe teve desempenho melhor com o tipo de bola preferido. Os uruguaios fizeram três dos quatro gols da final com a bola mais pesada e os argentinos fizeram seus dois gols com a bola mais leve de sua preferência.

Saiba mais:
Bolas oficiais das Copas do Mundo

O que significa mascote
A palavra mascote surgiu na década de 1860 e vem do provençal "masco", que significa mágico. Atualmente as mascotes fazem parte do conglomerado de merchandising das olimpíadas e de eventos esportivos como a Copa do Mundo.

História da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
No dia 30 de outubro de 2007 a FIFA oficializou a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Candidato único da América do Sul, que recebeu apoio da Conmebol (Confederação Sul-americana de Futebol) para a realização do evento. Chile e Argentina também teriam feito uma proposta para sediar o Mundial em conjunto. A Colômbia retirou a sua candidatura.

Que tal viajar para o Brasil?
Conheça o Brasil! Veja as melhores informações para a sua viagem à Copa do Mundo de 2014. Conheça a história, clima, cultura, hospedagem, passeios, praias, museus, compras, consulados e dicas de viagem para torcer com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2014. Saiba também como viajar de avião durante a Copa do Mundo ou como se locomover de metrô, trem, avião e ônibus nas cidades que sediarão a Copa 2014. Saiba mais em Viagem pelo Brasil.


 
  Copa do Mundo de Futebol FIFA - Brasil 2014
Escolha da Sede : Brasil - País-sede : Cidades : Estádios : Mascote : Pôster : Logo : Bola : Troféu : Slogan : Música : Video game : Jogos na TV : Internet : Rádio : Notícias : Fotos : Vídeos : Curiosidades : Ônibus das Seleções : Musas : Musos : Protestos : FIFA Fan Fest 2014 : Eliminatórias (África : Ásia : América do Norte : América do Sul : Europa : Oceania : Repescagem) : Classificados : Sorteio da Copa

Cerimônia de Abertura : Cerimônia de Encerramento : Calendário : Tabela : 1ª Fase : Grupo A : Grupo B : Grupo C : Grupo D : Grupo E : Grupo F : Grupo G : Grupo H : Oitavas-de-final : Quartas-de-final : Semifinal : Disputa de 3º lugar : Final : Estatísticas : Classificação : Premiação : Árbitros : Inovações : Jogadores : Treinadores : Artilheiros : Assistências : Ingressos : Uniformes e Camisas : Sedes das Seleções

Possíveis confrontos das oitavas de final : Possíveis confrontos das quartas de final : Possíveis semifinais : Possíveis confrontos da final

Seleções - Alemanha : Argélia : Argentina : Austrália : Bélgica : Bósnia e Herzegovina : Brasil : Camarões : Chile : Colômbia : Coreia do Sul : Costa do Marfim : Costa Rica : Croácia : Equador : Espanha : Estados Unidos : França : Gana : Grécia : Holanda (Países Baixos) : Honduras : Inglaterra : Irã : Itália : Japão : México : Nigéria : Portugal : Rússia : Suíça : Uruguai

  Copa do Mundo de Futebol FIFA
Campeões : História : Sedes : Artilheiros : Curiosidades : Estatísticas : Cartazes : Logos : Troféus : Mascotes : Bolas : Seleções

Edições - Uruguai 1930 : Itália 1934 : França 1938 : Brasil 1950 : Suíça 1954 : Suécia 1958 : Chile 1962 : Inglaterra 1966 : México 1970 : Alemanha Ocidental 1974 : Argentina 1978 : Espanha 1982 : México 1986 : Itália 1990 : Estados Unidos 1994 : França 1998 : Coreia/Japão 2002 : Alemanha 2006 : África do Sul 2010 : Brasil 2014 : Rússia 2018 : Catar 2022