Conheça as cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil em 2014 | Sede da Copa do Mundo de 2014 | Dados | Temperatura | Turismo | Cidades da Copa 2014 | Estádios da Copa de 2014 | Pacotes e hospedagem | Tabela | Escolha das cidades | Critério da sede
 
 
Aplicativo de Táxi na sua cidade? Clique aqui!   |   Que tal fazer um intercâmbio para estudar e trabalhar no exterior?   |   Saiba o número de DDD das operadoras e das cidades
 
Publicidade


• Site oficial da Copa do Mundo de Futebol - FIFA

Fotos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Vídeos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Notícias da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
 
 
 
Publicidade




Cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

A Copa do Mundo de 2014 foi a 20ª edição da Copa do Mundo de Futebol. Esta foi a segunda vez que o Brasil sediou o Mundial. A primeira vez que o Brasil sediou uma Copa do Mundo foi em 1950, a qual a Seleção Brasileira ficou com o vice-campeonato e o Uruguai se sagrou campeão. Todos os oito atuais campeões mundiais estiveram presentes no Brasil (Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Uruguai, Espanha, França e Inglaterra). O Brasil tentou sem sucesso seu sexto título jogando com a torcida a seu favor. Nas outras quatro edições da Copa do Mundo na América do Sul todas foram ganhas por seleções sul-americanas. A Alemanha foi a primeira seleção europeia a quebrar este tabu com a conqusita do Mundial de 2014.

Cidades-sede da Copa do Mundo - Brasil 2014
Confira as 12 cidades escolhidas pela FIFA para abrigar os jogos da Copa de 2014, o segundo campeonato mundial de futebol realizado no Brasil.

Belo Horizonte
Brasília
Cuiabá
Curitiba
Fortaleza
Manaus
Natal
Porto Alegre
Rio de Janeiro
Salvador
São Lourenço da Mata (Recife)
São Paulo

Saiba mais:
Cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

Cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 por região
O Nordeste é a região com mais cidades sedes da Copa do Mundo de 2014, que contará com jogos de todas as regiões do Brasil. Veja quais são as cidades sedes escolhidas para os jogos do segundo campeonato mundial de futebol realizado no Brasil.

Cidades-sede da Região Centro-Oeste para a Copa do Mundo de 2014
Brasília
Cuiabá

Cidades-sede da Região Nordeste para a Copa do Mundo de 2014
Fortaleza
Natal
São Lourenço da Mata (Recife)
Salvador

Cidade-sede da Região Norte para a Copa do Mundo de 2014
Manaus

Cidades-sede da Região Sudeste para a Copa do Mundo de 2014
Belo Horizonte
Rio de Janeiro
São Paulo

Cidades-sede da Região Sul para a Copa do Mundo de 2014
Curitiba
Porto Alegre

Cidades candidatas a sede da Copa do Mundo - Brasil 2014
Inicialmente, 18 cidades brasileiras se candidataram a ser sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014. Os critérios da FIFA sugeriam de oito a dez cidades, mas devido ao tamanho continental do país a exceção foi realizada para a escolha das 12 sedes do mundial de 2014. Recife e Olinda tinham uma candidatura em conjunto, mas o projeto foi transferido para São Lourenço da Mata, cidade da Região Metropolitana do Recife. Mesmo assim, a candidatura é designada apenas como a do Recife. Maceió desistiu antes do anuncio final das sedes da Copa do Mundo, divulgada em 31 de maio de 2009. Dourados, Guarulhos e Jundiaí também demonstraram interesse em sediar jogos da Copa do Mundo de 2014. Da lista final foram eliminadas as candidaturas de Belém, Campo Grande, Florianópolis, Goiânia e Rio Branco.

Em 16 de junho de 2010, o Estádio do Morumbi foi excluído da Copa do Mundo por não garantir garantias financeiras suficientes para as reformas necessárias para abrigar o jogo inaugural da Copa do Mundo de 2014. A cidade de São Paulo apresentou como alternativa o novo estádio do Corinthians em Itaquera, distrito da Zona Leste da cidade de São Paulo. O estádio da abertura da Copa do Mundo de 2014 também é conhecido como Itaquerão, Arena Corinthians (provisório) ou Arena de São Paulo (a ser utilizado na Copa de 2014). O nome oficial será definido através de um contrato de direitos de nome (naming rights).

Os seis primeiros estádios inaugurados ou reinaugurados foram palco da Copa das Confederações 2013, evento que serviu de teste para a Copa do Mundo de 2014. O primeiro estádio a ficar pronto foi o Castelão, em Fortaleza, reinaugurado em 16 de dezembro de 2012. Depois, foram entregues o Estádio Mineirão, em Belo Horizonte; a Arena Fonte Nova, em Salvador; o Maracanã, no Rio de Janeiro; o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília; e a Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (Recife).

Quais são os fusos horários das cidades sede da Copa do Mundo de 2014?
Dez das doze cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014 utilizam o fuso horário de Brasília, o UTC-3 (três horas a menos que o fuso horário do Meridiano de Greenwich). Apenas Cuiabá e Manaus tem o fuso horário UTC-4 (quatro horas a menos que o fuso horário do Meridiano de Greenwich).

Fusos horários das cidades sede durante o período da Copa do Mundo de 2014
Fusos horários das cidades sede durante o período da Copa do Mundo de 2014. Todas as partidas citadas no especial da Copa do Mundo estão no horário de Brasília (UTC-3). Das doze sedes apenas Cuiabá e Manaus utilizam o fuso horário (UTC-4) com uma hora a menos que o de Brasília.

Turismo no Brasil
O Brasil foi palco da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014 e será sede das Olimpíadas de 2016; além de outros eventos de importância internacional. O Brasil recebe mais de cinco milhões de visitantes estrangeiros anualmente e é o principal destino do mercado turístico internacional na América do Sul, além de ser o segundo país latino-americano em fluxo de turistas internacionais. Enquanto o turismo doméstico contabiliza mais de 50 milhões de viagens anualmente. Rio de Janeiro, São Paulo, Foz de Iguaçu, Florianópolis, Curitiba, Salvador, Belo Horizonte, Balneário Camboriú, Campinas, Fortaleza, Brasília, Natal, Porto Alegre, Armação dos Búzios e Manaus são as cidades mais procuradas para turismo de lazer ou negócios.

Conheça Belo Horizonte
Belo Horizonte é a capital do estado de Minas Gerais. A cidade de Belo Horizonte tem importantes monumentos, parques e museus, o Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o Mercado Central e a Savassi, e eventos de grande repercussão. Belo Horizonte é conhecida como a "capital nacional do boteco", por existirem uma grande quantidade de bares acima da média das outras grandes cidades do país. Na Copa do Mundo de 2014, Belo Horizonte sediou quatro jogos da Primeira Fase, uma partida das oitavas de final e uma semifinal.

O estádio de Belo Horizonte na Copa do Mundo de 2014 é o Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão. O Estádio Governador Magalhães Pinto é mais conhecido como Estádio Mineirão e está localizado na capital mineira. O Estádio Mineirão foi inaugurado em 1965 e foi reinaugurado para a Copa das Confederações em 2012. O Mineirão foi tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte. Na Copa do Mundo de 2014, o Mineirão foi palco de quatro jogos da Primeira Fase, uma partida das oitavas de final e uma semifinal.

Saiba mais:
Cidade de Belo Horizonte - Sede da Copa do Mundo de 2014
Estádio Mineirão - Estádio da Copa do Mundo de 2014

Conheça Brasília
A cidade de Brasília é a capital federal do Brasil e a sede do governo do Distrito Federal. Brasília é a quarta cidade brasileira mais populosa e sede dos três principais ramos do governo brasileiro. Brasília hospeda 124 embaixadas estrangeiras. Concebida pelo urbanista Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer a cidade foi planejada e desenvolvida nos anos 1950 e inaugurada para a ser a nova capital em 21 de abril de 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Na Copa do Mundo de 2014, Brasília sediou quatro jogos da Primeira Fase, uma partida das oitavas de final, uma das quartas de final e a disputa de terceiro lugar.

Saiba mais:
Cidade de Brasília - Sede da Copa do Mundo de 2014

Estádio Nacional Mané Garrincha - Estádio da Copa do Mundo de 2014

Conheça Cuiabá
A cidade de Cuiabá é a capital e a mais populosa do estado de Mato Grosso com mais de meio milhão de habitantes, enquanto a região metropolitana de Cuiabá possui mais de 800 mil habitantes. A cidade está a 1.133 da capital federal. A cidade se situa a cerca de 100 quilômetros da região do Pantanal (bioma de savana estépica com 250 mil km² de extensão, situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, norte do Paraguai e leste da Bolívia, chamado de chaco boliviano).

Entre os atrativos turísticos de Cuiabá e proximidades estão as belezas naturais da Chapada dos Guimarães e o Pantana e do patrimônio histórico da cidade, destacam-se: Centro Histórico, Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, Zoológico de Cuiabá, Museu Rondon, Museu de Arte e Cultura Popular, Centro geodésico da América do Sul, Catedral Metropolitana, Igreja do Rosário e Capela de São Benedito, Igreja do Bom Despacho, Parque Massairo Okamura, Parque Estadual Mãe Bonifácia, Arsenal de Guerra, Casa do Artesão, entre outros.

Na Copa do Mundo de 2014, Cuiabá sediou quatro jogos da Primeira Fase. Todos realizados na Arena Pantanal.

Saiba mais:
Cidade de Cuiabá - Sede da Copa do Mundo de 2014
Arena Pantanal - Estádio da Copa do Mundo de 2014

Conheça Curitiba
A cidade de Curitiba é a capital do estado do Paraná. Curitiba é a oitava cidade mais populosa do Brasil e a maior do sul do país, com cerca 1,8 milhão de habitantes. A Região Metropolitana de Curitiba possui mais de três milhões de habitantes. Curitiba está localizada no primeiro planalto paranaense, a 934 metros de altitude. Curitiba tem um clima subtropical úmido com temperatura média anual de 16,8°C, sendo a capital mais fria do país, com ocorrências de geadas e neve em alguns invernos, como em 2013.

Chamada de Cidade Modelo e Cidade Ecológica do Brasil, Curitiba atrai turismo de lazer e negócios. Curitiba é a sexta cidade brasileira com o maior número de eventos internacionais e a terceira cidade a receber turistas estrangeiros para negócios. A cidade tem 33 parques, que somados têm 19,25 km² ou 4,42% da área da cidade. Entre eles destacam-se: Bosque João Paulo II (Bosque do Papa), Bosque Alemão, Passeio Público, Parque Barigui, Parque São Lourenço, Jardim Botânico, Parque Tingui, Parque Tanguá, entre outros. A cidade tem várias atrações como: Ópera de Arame, Museu Oscar Niemeyer, Rua 24 Horas, Praça do Japão, Teatro Guaíra, entre outras.

Na Copa do Mundo de 2014, Curitiba sediou quatro jogos da Primeira Fase, todos no Estádio Joaquim Américo Guimarães, mais conhecido como Arena da Baixada.

Saiba mais:
Cidade de Curitiba - Sede da Copa do Mundo de 2014
Arena da Baixada - Estádio da Copa do Mundo de 2014

Conheça Fortaleza
Capital do estado do Ceará, a cidade de Fortaleza tem 34 km de praias e é a capital de maior densidade demográfica do país, com 7.815,7 hab/km². A cidade se destaca no turismo com eventos, a micareta Fortal e o maior parque aquático do Brasil, o Beach Park. Fortaleza é a capital brasileira mais próxima da Europa e a capital do Nordeste mais procurada por viajantes nacionais. Na Copa do Mundo de 2014, Fortaleza sediou quatro jogos da Primeira Fase, uma partida das oitavas de final e uma das quartas de final.

Saiba mais:
Cidade de Fortaleza - Sede da Copa do Mundo de 2014
Estádio Castelão - Estádio da Copa do Mundo de 2014

Conheça Manaus
Cidade histórica e portuária, Manaus é a capital do estado do Amazonas e o principal centro financeiro, corporativo e econômico da Região Norte do Brasil. Manaus é a cidade mais populosa do estado do Amazonas e da Região Amazônica e a sétima mais populosa do Brasil, com uma população de cerca de dois milhões de habitantes.

Localizada no centro da maior floresta tropical do mundo, Manaus está situada na confluência dos rios Negro e Solimões. A cidade tem um rico patrimônio arquitetônico, ecológico e cultural com museus, igrejas, teatros, palácios e bibliotecas. Destacam-se o Teatro Amazonas, Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Praia de Ponta Negra, Palácio Rio Negro, Igreja de São Sebastião, Palacete Provincial, Encontro das Águas, Museu de Ciências Naturais da Amazônia, entre outros.

Devido ao sua localização estratégica, Manaus é uma cidade de turismo de negócios e do ecoturismo. A cidade é o décimo maior destino de turistas no Brasil, atraídos pelas belezas naturais, arquitetônicas, turismo de negócios ou de compras, impulsionados pela Zona Franca de Manaus.

Na Copa do Mundo de 2014, Manaus sediou quatro jogos da Primeira Fase, todos realizados na Arena Amazônia, inaugurada em 9 de março de 2014.

Saiba mais:
Cidade de Manaus - Sede da Copa do Mundo de 2014
Arena Amazônia - Estádio da Copa do Mundo de 2014

Conheça Natal
Natal é a capital do estado do Rio Grande do Norte. A cidade é o 19º município mais populoso do país com cerca de 800 mil habitantes. Sua região metropolitana possui uma população de quase 1,5 milhão de habitantes, a quarta maior aglomeração urbana do Nordeste.

A Capital Espacial do Brasil é a primeira base de foguetes da América do Sul e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), base da Força Aérea Brasileira para lançamentos de foguetes fundada em 1965, localizado no município vizinho de Parnamirim , Região Metropolitana de Natal.

A cidade foi fundada em 1599, às margens do Rio Potenji. Destacam-se em Natal seus monumentos, pontos turísticos, eventos, parques e museus como: Centro Histórico, Catedral Metropolitana, Teatro Alberto Maranhão, Parque das Dunas, Museu de Cultura Popular, Coluna Capitolina Del Pretti, Ponte Newton Navarro, Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, Museu Câmara Cascudo, Feira Internacional de Artesanato (FIART), Carnatal, e as praias da Ponta Negra e dos Artistas.

Na Copa do Mundo de 2014, Natal sediou quatro jogos da Primeira Fase, todos na Arena das Dunas, inaugurada em 22 de janeiro de 2014.

Saiba mais:
Cidade de Natal - Sede da Copa do Mundo de 2014
Arena das Dunas - Estádio da Copa do Mundo de 2014

Conheça Porto Alegre
Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul, estado mais meridional do Brasil. A cidade tem cerca de 1,5 milhão de habitantes. Enquanto a Região Metropolitana de Porto Alegre tem cerca de quatro milhões de habitantes.

Porto Alegre é a sexta porta de entrada de visitantes estrangeiros no país. O turismo na cidade também é alavancado por ser um ponto de partida para viagens regionais. A cidade é visitada por viagem de negócios, visita a conhecidos (parentes e amigos) e lazer, onde se destacam a culinária, as compras e os parques da cidade.

A Capital dos Gaúchos já recebeu muitos prêmios e títulos de qualidade de vida, negócios, trabalho, diversão e estudo. A cidade possui patrimônio histórico, tradições folclóricas e muitos museus. Destacam-se na cidade: Usina do Gasômetro, Paço Municipal, Estátua do Laçador, Cais Mauá, Mercado Público, Monumento aos Açorianos, Centro Administrativo do Estado, entre outrosbr>
Na Copa do Mundo de 2014, Porto Alegre sediou quatro jogos da Primeira Fase e uma partida das oitavas de final, todos no recém-reformado estádio Beira-Rio.

Saiba mais:
Cidade de Porto Alegre - Sede da Copa do Mundo de 2014
Estádio Beira-Rio - Estádio da Copa do Mundo de 2014

Conheça o Recife
Capital do estado de Pernambuco, o Recife abriga um grande número de sedes regionais e nacionais de instituições e empresas públicas e privadas. A cidade do Recife se destaca pelo Porto Digital, maior parque tecnológico do Brasil. A "Veneza Brasileira" é forte no turismo de lazer e desponta para o turismo de negócios. A cidade do Recife é sede de vários eventos nacionais e internacionais. Na Copa do Mundo de 2014, a cidade de São Lourenço da Mata (próxima do Recife) sediou quatro jogos da Primeira Fase e uma partida das oitavas de final.

Saiba mais:
Cidade do Recife - Sede da Copa do Mundo de 2014
Arena Pernambuco - Estádio da Copa do Mundo de 2014

Conheça o Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro é o principal destino turístico na América Latina e em todo Hemisfério Sul. Segunda maior cidade do país, o Rio de Janeiro foi a capital do Brasil de 1763 a 1960. A cidade é um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país e da América do Sul. A Cidade Maravilhosa é reconhecida internacionalmente por seus ícones como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, réveillon na praia de Copacabana, Ipanema, a Bossa Nova, o samba, o Estádio do Maracanã, sua florestas, o Carnaval, entre outros. Na Copa do Mundo de 2014, a cidade do Rio de Janeiro sediou quatro jogos da Primeira Fase, uma partida das oitavas de final, uma das quartas de final e a final.

Saiba mais:
Cidade do Rio de Janeiro - Sede da Copa do Mundo de 2014
Estádio do Maracanã - Estádio da Copa do Mundo de 2014

Conheça Salvador
Primeira capital do Brasil, Salvador é a capital do estado da Bahia. A cidade de Salvador é reconhecida pela sua arquitetura, gastronomia e música. Salvador é o município mais populoso do Nordeste, o terceiro mais populoso do Brasil e o oitavo mais populoso da América Latina. A "Roma Negra" é assim chamada devido à grande influência da cultura africana, tornando-a centro da cultura afro-brasileira no país. Na Copa do Mundo de 2014, a cidade de Salvador sediou quatro jogos da Primeira Fase, uma partida das oitavas de final e uma das quartas de final.

Saiba mais:
Cidade de Salvador - Sede da Copa do Mundo de 2014
Arena Fonte Nova - Estádio da Copa do Mundo de 2014

Conheça São Paulo
Principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul, a cidade de São Paulo é a capital do estado de São Paulo. A capital paulista é a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul. São Paulo é a sétima cidade mais populosa do planeta e sua região metropolitana é a oitava maior aglomeração urbana do mundo com cerca de 20 milhões de habitantes. O Complexo Metropolitano Expandido, também conhecido como Macrometrópole Paulista, que abrange as regiões metropolitanas de Campinas, da Baixada Santista, do Vale do Paraíba e de Sorocaba, tem cerca de 32 milhões de habitantes. O município de São Paulo possui 11,5% de todo o PIB brasileiro e é sede de 63% das multinacionais estabelecidas no país.

São Paulo foi fundada em 1554 por padres jesuítas. A cidade tem importantes monumentos, eventos, parques e museus. Destacando-se: Museu de Arte de São Paulo (MASP), Catedral da Sé, Ponte Octávio Frias de Oliveira, Parque Ibirapuera, Memorial da América Latina, Museu da Língua Portuguesa, Rua Oscar Freire, Bairro da Liberdade, Museu do Ipiranga, Jardim Botânico de São Paulo, Avenida Paulista, Mercado Municipal de São Paulo, Ponte Estaiada, Monumento à independência no Parque da Independência, Pátio do Colégio no Centro Histórico de São Paulo, Marginal do Tietê e Pinheiros, Bienal Internacional de Arte, Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, São Paulo Indy 300, São Paulo Fashion Week, entre outros.

Na Copa do Mundo de 2014, São Paulo sediou quatro jogos da Primeira Fase, sendo que uma delas foi o jogo inaugural da Copa 2014, além de uma partida das oitavas de final e uma semifinal.

Na Copa do Mundo de 2014, a Arena Corinthians sediou quatro jogos da Primeira Fase, sendo que uma delas foi o jogo inaugural da Copa 2014, além de uma partida das oitavas de final e uma semifinal. O estádio da abertura da Copa do Mundo de 2014 também é conhecido como Itaquerão, Arena Corinthians (provisório) ou Arena de São Paulo (a ser utilizado na Copa de 2014). O nome oficial será definido através de um contrato de direitos de nome (naming rights).

Saiba mais:
Cidade de São Paulo - Sede da Copa do Mundo de 2014
Arena Corinthians - Estádio da Copa do Mundo de 2014

Sedes de treinamento das seleções participantes da Copa do Mundo - Brasil 2014
Seleção - Cidade - Estado
Alemanha - Santa Cruz Cabrália - Bahia
Argélia - Sorocaba - São Paulo
Argentina - Vespasiano - Minas Gerais
Austrália - Vitória - Espírito Santo
Bélgica - Mogi das Cruzes - São Paulo
Bósnia e Herzegovina - Guarujá - São Paulo
Brasil - Teresópolis - Rio de Janeiro
Camarões - Vitória - Espírito Santo
Chile - Belo Horizonte - Minas Gerais
Colômbia - Cotia - São Paulo
Coreia do Sul - Foz do Iguaçu - Paraná
Costa do Marfim - Águas de Lindóia - São Paulo
Costa Rica - Santos - São Paulo
Croácia - Mata de São João - Bahia
Equador - Viamão - Rio Grande do Sul
Espanha - Curitiba - Paraná
Estados Unidos - São Paulo - São Paulo
França - Ribeirão Preto - São Paulo
Gana - Maceió - Alagoas
Grécia - Aracaju - Sergipe
Holanda - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Honduras - Porto Feliz - São Paulo
Inglaterra - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Irã - Guarulhos - São Paulo
Itália - Mangaratiba - Rio de Janeiro
Japão - Itu - São Paulo
México - Santos - São Paulo
Nigéria - Campinas - São Paulo
Portugal - Campinas - São Paulo
Rússia - Itu - São Paulo
Suíça - Porto Seguro - Bahia
Uruguai - Sete Lagoas - Minas Gerais

Cidades com sedes de treinamento das seleções participantes da Copa do Mundo - Brasil 2014
2 seleções - Campinas (SP), Itu (SP), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP) e Vitória (ES)
1 seleção - Águas de Lindóia (SP), Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Cotia (SP), Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Maceió (AL), Mangaratiba (RJ), Mata de São João (BA), Mogi das Cruzes (SP), Porto Feliz (SP), Porto Seguro (BA), Ribeirão Preto (SP), Santa Cruz Cabrália (BA), São Paulo (SP), Sete Lagoas (MG), Sorocaba (SP), Teresópolis (RJ), Vespasiano (MG) e Viamão (RS)

Estados com sedes de treinamento das seleções participantes da Copa do Mundo - Brasil 2014
Estado - Quantidade de seleções (seleções)
São Paulo - 15 (Argélia, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Colômbia, Costa do Marfim, Costa Rica, Estados Unidos, França, Honduras, Irã, Japão, México, Nigéria, Portugal e Rússia)
Rio de Janeiro - 4 (Brasil, Holanda, Inglaterra e Itália)
Bahia - 3 (Alemanha, Croácia e Suíça)
Minas Gerais - 3 (Argentina, Chile e Uruguai)
Espírito Santo - 2 (Austrália e Camarões)
Paraná - 2 (Coreia do Sul e Espanha)
Alagoas - 1 (Gana)
Rio Grande do Sul - 1 (Equador)
Sergipe - 1 (Grécia)

Regiões com sedes de treinamento das seleções participantes da Copa do Mundo - Brasil 2014
Estado - Quantidade de seleções (seleções)
Sudeste - 24 (Argélia, Argentina, Austrália, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Camarões, Chile, Colômbia, Costa do Marfim, Costa Rica, Estados Unidos, França, Holanda, Honduras, Inglaterra, Irã, Itália, Japão, México, Nigéria, Portugal, Rússia e Uruguai)
Nordeste - 5 (Alemanha, Croácia, Gana, Grécia e Suíça)
Sul - 3 (Coreia do Sul, Equador e Espanha)

Escolha da Sede da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Rodízio Continental: América do Sul
Candidatos: Brasil (candidato único)
Desitências: Colômbia, Chile e Argentina (em conjunto)
Data da escolha: 30 de outubro de 2007
Escolha da sede: Brasil

História da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
No dia 30 de outubro de 2007 a FIFA oficializou a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Candidato único da América do Sul, que recebeu apoio da Conmebol (Confederação Sul-americana de Futebol) para a realização do evento. Chile e Argentina também teriam feito uma proposta para sediar o Mundial em conjunto. A Colômbia retirou a sua candidatura.

Estádios da Copa do Mundo - Brasil 2014
Veja abaixo quais são os estádios que foram palco dos jogos da Copa do Mundo de 2014.

Estádio - Cidade - Estado - Capacidade
Arena Amazônia - Manaus - Amazonas - 42.374
Arena Corinthians - São Paulo - São Paulo - 68.000
Arena da Baixada - Curitiba - Paraná - 43.981
Arena das Dunas - Natal - Rio Grande do Norte - 42.086
Arena Fonte Nova - Salvador - Bahia - 56.000
Arena Pantanal - Cuiabá - Mato Grosso - 42.968
Arena Pernambuco - São Lourenço da Mata (Recife) - Pernambuco - 46.154
Estádio Beira-Rio - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - 51.300
Estádio Castelão - Fortaleza - Ceará - 64.846
Estádio do Maracanã - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Maracanã - 76.935
Estádio Mineirão - Belo Horizonte - Minas Gerais - 62.547
Estádio Nacional Mané Garrincha - Brasília - Distrito Federal - 70.042

Saiba mais:
Estádios da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

Que tal viajar para o Brasil?
Conheça o Brasil! Veja as melhores informações para a sua viagem à Copa do Mundo de 2014. Conheça a história, clima, cultura, hospedagem, passeios, praias, museus, compras, consulados e dicas de viagem para torcer com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2014. Saiba também como viajar de avião durante a Copa do Mundo ou como se locomover de metrô, trem, avião e ônibus nas cidades que sediarão a Copa 2014. Saiba mais em Viagem pelo Brasil.


 
  Copa do Mundo de Futebol FIFA - Brasil 2014
Escolha da Sede : Brasil - País-sede : Cidades : Estádios : Mascote : Pôster : Logo : Bola : Troféu : Slogan : Música : Video game : Jogos na TV : Internet : Rádio : Notícias : Fotos : Vídeos : Curiosidades : Ônibus das Seleções : Musas : Musos : Protestos : FIFA Fan Fest 2014 : Eliminatórias (África : Ásia : América do Norte : América do Sul : Europa : Oceania : Repescagem) : Classificados : Sorteio da Copa

Cerimônia de Abertura : Cerimônia de Encerramento : Calendário : Tabela : 1ª Fase : Grupo A : Grupo B : Grupo C : Grupo D : Grupo E : Grupo F : Grupo G : Grupo H : Oitavas-de-final : Quartas-de-final : Semifinal : Disputa de 3º lugar : Final : Estatísticas : Classificação : Premiação : Árbitros : Inovações : Jogadores : Treinadores : Artilheiros : Assistências : Ingressos : Uniformes e Camisas : Sedes das Seleções

Possíveis confrontos das oitavas de final : Possíveis confrontos das quartas de final : Possíveis semifinais : Possíveis confrontos da final

Seleções - Alemanha : Argélia : Argentina : Austrália : Bélgica : Bósnia e Herzegovina : Brasil : Camarões : Chile : Colômbia : Coreia do Sul : Costa do Marfim : Costa Rica : Croácia : Equador : Espanha : Estados Unidos : França : Gana : Grécia : Holanda (Países Baixos) : Honduras : Inglaterra : Irã : Itália : Japão : México : Nigéria : Portugal : Rússia : Suíça : Uruguai

  Copa do Mundo de Futebol FIFA
Campeões : História : Sedes : Artilheiros : Curiosidades : Estatísticas : Cartazes : Logos : Troféus : Mascotes : Bolas : Seleções

Edições - Uruguai 1930 : Itália 1934 : França 1938 : Brasil 1950 : Suíça 1954 : Suécia 1958 : Chile 1962 : Inglaterra 1966 : México 1970 : Alemanha Ocidental 1974 : Argentina 1978 : Espanha 1982 : México 1986 : Itália 1990 : Estados Unidos 1994 : França 1998 : Coreia/Japão 2002 : Alemanha 2006 : África do Sul 2010 : Brasil 2014 : Rússia 2018 : Catar 2022