Futebol

Confira a história do Futebol e as principais competições.

Estádio Krestovsky - Um dos estádios de São Petersburgo à Copa do Mundo de Futebol de 2018

Copa do Mundo

A Copa do Mundo de Futebol (Campeonato Mundial de Futebol) é um campeonato de futebol masculino realizado a cada quatro anos pela FIFA.



Tags: Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 no Brasil | AFC | CAF | Concacaf | Conmebol | OFC | UEFA | Classificação África | Ásia | América do Sul | América do Norte | Oceania | Europa | Países classificados | Resultados | Brasil 2014 | Tabela da Copa

Home » Futebol » Copa do Mundo » Brasil 2014 » Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

• Site oficial da Copa do Mundo de Futebol - FIFA

Fotos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Vídeos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Notícias da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

Eliminatórias da Copa do Mundo - Brasil 2014

Sistema de disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil

As eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 foram torneios organizados pelas seis confederações (AFC, CAF, CONCACAF, CONMEBOL, OFC e UEFA) da FIFA. 203 seleções disputaram 816 jogos para definir as 31 vagas nas eliminatórias de suas respectivas confederações. O Brasil por ser o país sede não disputou as eliminatórias e se classificou automaticamente.

203 seleções disputaram as 31 vagas nas eliminatórias de suas respectivas confederações. As seleções de Butão, Brunei, Guam e Mauritânia não disputaram as eliminatórias, apesar de serem afiliadas à FIFA. A seleção do Sudão do Sul se afiliou à FIFA após o início das eliminatórias. É esperada a participação da seleção do recém-criado país africano nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

Seriam disputados 824 jogos nas eliminatórias da Copa de 2014, mas a desistência das seleções de Bahamas e Ilha Maurício reduziu o total de jogos para 816.

Os jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 começaram no dia 15 de junho de 2011. As últimas vagas das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 foram conhecidas no dia 20 de novembro de 2013.

Distribuição das vagas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil

Confira abaixo a distribuição das vagas de cada Confederação para a Copa do Mundo de 2014:

• Brasil - país sede - classificado automaticamente
• Europa (UEFA) - 13 seleções
• África (CAF) - 5 seleções
• América do Sul (CONMEBOL) - 4 ou 5 seleções*
• Ásia (AFC) - 4 ou 5 seleções *
• América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF) - 3 ou 4 seleções *
• Oceania (OFC) - 0 ou 1 seleção *

* O quinto lugar das eliminatórias da América do Sul disputou uma vaga para a Copa do Mundo de 2014 contra o quinto lugar da Ásia em dois jogos. O quarto colocado das eliminatórias da Concacaf (América do Norte, Central e Caribe) enfrentou o vencedor das eliminatórias da Oceania, também em dois jogos, por uma vaga na Copa do Mundo de 2014.

Sorteio da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

O sorteio para definir os grupos e os jogos da Primeira Fase da Copa do Mundo de 2014 foi realizado no Costa do Sauípe Resort, Mata de São João (Bahia) em 6 de dezembro de 2013. Neste sorteio foram definidos os grupos e os jogos das seleções.

Saiba mais: Sorteio da Copa do Mundo - Brasil 2014

Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

Eliminatórias da África (CAF) para a Copa do Mundo do Brasil de 2014
Seleções participantes: 52
Vagas: 5
Datas: 11 de novembro de 2011 a 19 de novembro de 2013
Sistema de disputa: na Primeira Fase as 24 piores equipes classificadas no ranking africano pela FIFA disputaram doze grupos com duas seleções cada de forma eliminatória com jogos de ida e volta. As 12 seleções classificadas se juntaram às 28 melhores seleções do ranking da FIFA na Segunda Fase, composta por 40 equipes no total, divididas em dez grupos de quatro seleções cada em sistema de turno e returno (seis rodadas). Apenas a primeira seleção de cada grupo se classifica para a Terceira Fase. Nesta fase as 10 seleções são divididas em cinco grupos de duas equipes cada em sistema eliminatório de partidas de ida e volta. Os vencedores se classificaram para a Copa do Mundo de 2014.
Sorteio dos grupos e confrontos: 30 de julho de 2011 no Rio de Janeiro, Brasil
Seleções classificadas: Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria

Saiba mais: Eliminatórias da África à Copa do Mundo - Brasil 2014

Eliminatórias da Ásia (AFC) para a Copa do Mundo do Brasil de 2014
Seleções participantes: 43
Vagas: 4 ou 5
Datas: 29 de junho de 2011 a 10 de setembro de 2013
Sistema de disputa: As 43 seleções foram divididas de acordo com o resultado das últimas eliminatórias, sendo que os países que se classificaram para a Copa do Mundo de 2010 entraram na Fase de grupos, outros 22 melhores colocados começaram na Segunda Fase e os 16 piores começaram na Primeira Fase, disputada em 8 grupos com duas seleções cada de forma eliminatória com jogos de ida e volta. Os oito classificados juntaram-se aos 22 pré-selecionados na Segunda Fase, também em sistema eliminatório de dois jogos. Os 15 classificados e mais Austrália *, Bahrein, Coreia do Norte, Coreia do Sul e Japão foram distribuídos em cinco grupos de quatro equipes cada em sistema de turno e returno (seis rodadas). Os dois melhores de cada grupo avançaram à Quarta Fase. Nesta fase, as dez seleções foram divididas em dois grupos de cinco equipes cada. As duas melhores de cada grupo se classificam diretamente para a Copa do Mundo de 2014, os dois terceiros lugares disputaram uma repescagem em dois jogos para definir o representante da Ásia na repescagem intercontinental, que foi contra o quinto lugar da América do Sul, também em partidas de ida e volta.
Sorteio dos grupos e confrontos: 8 de março de 2011 na Malásia (Primeira Fase); 30 de março de 2011 na Malásia (Segunda Fase); 30 de julho de 2011 no Rio de Janeiro, Brasil (Terceira Fase); 9 de março de 2012 na Malásia (Quarta Fase)
Seleções classificadas: Austrália, Coreia do Sul, Irã e Japão

* Apesar de a Austrália estar localizada geograficamente na Oceania a Federação Australiana de Futebol ingressou na AFC (Confederação Asiática de Futebol) em 2006. Desde então, as seleções e os clubes australianos disputam campeonatos e vagas pela Confederação da Ásia.

Saiba mais: Eliminatórias da Ásia à Copa do Mundo - Brasil 2014

Eliminatórias da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) para a Copa do Mundo do Brasil de 2014
Seleções participantes: 35
Vagas: 3 ou 4
Datas: 3 de junho de 2011 a 15 de outubro de 2013
Sistema de disputa: As 35 seleções começaram em fases diferentes de acordo com o Ranking da Concacaf. Os seis primeiros do ranking começaram na terceira fase; as seleções do 7º ao 25º lugar iniciaram na Segunda Fase; enquanto as demais seleções iniciaram na fase inicial. A Primeira Fase foi composta por 10 equipes divididas em cinco grupos com duas seleções cada de forma eliminatória com jogos de ida e volta. Os cinco classificados juntaram-se aos 19 pré-selecionados para a 2ª Fase, disputada em seis grupos de quatro equipes cada em sistema de turno e returno (seis rodadas). Os dois primeiros de cada grupo se classificaram à 3º Fase, composta por três grupos de quatro equipes cada também em sistema de turno e returno e com dois classificados em cada grupo. A 4º Fase é um hexagonal, ou seja, as seis seleções se enfrentam em grupo único. As três primeiras se classificaram diretamente para a Copa do Mundo de 2014, enquanto o 4º lugar disputou a repescagem intercontinental contra uma seleção da Oceania.
Sorteio dos grupos e confrontos: 30 de julho de 2011 no Rio de Janeiro, Brasil
Seleções classificadas: Costa Rica, Estados Unidos, Honduras e México

* O México se classificou na repescagem intercontinental.

Saiba mais: Eliminatórias da América do Norte, Central e Caribe à Copa do Mundo - Brasil 2014

Eliminatórias da América do Sul (Conmebol) para a Copa do Mundo do Brasil de 2014
Seleções participantes: 9 (O Brasil por ser o país sede não disputará as eliminatórias)
Vagas: 4 ou 5
Datas: 7 de outubro de 2011 a 15 de outubro de 2013
Sistema de disputa: as nove seleções jogaram em grupo único com jogos em turno e returno. Os quatro melhores se classificaram diretamente para a Copa do Mundo de 2014. O quinto colocado disputou uma vaga na repescagem intercontinental contra um representante da Ásia em partidas de ida e volta.
Seleções classificadas: Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Uruguai*

* O Brasil é o país sede e não precisou disputar as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014. O Uruguai se classificou na repescagem intercontinental.

Saiba mais: Eliminatórias da da América do Sul à Copa do Mundo - Brasil 2014

Eliminatórias da Europa (UEFA) para a Copa do Mundo do Brasil de 2014
Seleções participantes: 53
Vagas: 13
Datas: 7 de setembro de 2012 a 15 de outubro de 2013
Sistema de disputa: na Primeira Fase as 53 seleções são divididas em oito grupos de seis seleções e um grupo com cinco seleções em sistema de turno e returno (seis rodadas). Os primeiros colocados de cada grupo se classificam automaticamente para a Copa do Mundo de 2014. Os oito melhores segundos colocados da 1ª Fase decidiram as últimas vagas na repescagem europeia, disputadas em quatro grupos de duas seleções cada em sistema de ida e volta. Os vencedores dos confrontos se classificaram para a Copa do Mundo de 2014.
Sorteio dos grupos e confrontos: 30 de julho de 2011 no Rio de Janeiro, Brasil (Primeira Fase); 21 de outubro de 2013 em Zurique, Suíça (Repescagem)
Seleções classificadas: Alemanha, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Espanha, França, Croácia, Holanda (Países Baixos), Inglaterra, Itália, Portugal, Rússia e Suíça*

* Croácia, França, Grécia e Portugal se classificaram na repescagem europeia.

Saiba mais: Eliminatórias da Europa à Copa do Mundo - Brasil 2014

Eliminatórias da Oceania (OFC) para a Copa do Mundo do Brasil de 2014
Seleções participantes: 11
Vagas: 0 ou 1
Datas: 21 de novembro de 2011 a 26 de março de 2013
Sistema de disputa: As 11 seleções começaram em fases diferentes de acordo com o Ranking da FIFA. Os sete primeiros do ranking começaram na segunda fase, enquanto os demais iniciaram na Primeira Fase. A Primeira Fase foi composta por quatro equipes em grupo único em sistema de turno único (três rodadas). Apenas a primeira colocada se juntou aos outros sete pré-selecionados na Copa das Nações da OFC de 2012 disputada nas Ilhas Salomão, que também serviu como parte da eliminatória da Oceania para a Copa do Mundo de 2014. As oito seleções foram divididas em dois grupos de quatro equipes cada em turno único. A Oceania é o único continente sem vaga garantida para a Copa do Mundo de 2014, portanto, a Nova Zelândia disputou a repescagem intercontinental contra o México, representante da Concacaf (América do Norte, Central e Caribe), mas não conseguiu se classificar.
Seleções classificadas: nenhuma

Saiba mais: Eliminatórias da Oceania à Copa do Mundo - Brasil 2014

Repescagem intercontinental para a Copa do Mundo do Brasil de 2014
5º lugar da AFC x 5º lugar da Conmebol
Jordânia x Uruguai

4º lugar da Concacaf x 1º lugar da OFC
México x Nova Zelândia

* Em negrito os classificados na repescagem intercontinental para o Mundial de 2014.

Saiba mais: Repescagem intercontinental das eliminatórias à Copa do Mundo - Brasil 2014

Que tal viajar para o Brasil?

Conheça o Brasil! Veja as melhores informações para a sua viagem à Copa do Mundo de 2014. Conheça a história, clima, cultura, hospedagem, passeios, praias, museus, compras, consulados e dicas de viagem para torcer com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2014. Saiba também como viajar de avião durante a Copa do Mundo ou como se locomover de metrô, trem, avião e ônibus nas cidades que sediarão a Copa 2014. Saiba mais em Viagem pelo Brasil.

Copa do Mundo de Futebol FIFA - Brasil 2014

Escolha da Sede : Brasil - País-sede : Cidades : Estádios : Mascote : Pôster : Logo : Bola : Troféu : Slogan : Música : Video game : Jogos na TV : Internet : Rádio : Notícias : Fotos : Vídeos : Curiosidades : Ônibus das Seleções : Musas : Musos : Protestos : FIFA Fan Fest 2014 : Eliminatórias (África : Ásia : América do Norte : América do Sul : Europa : Oceania : Repescagem) : Classificados : Sorteio da Copa

Cerimônia de Abertura : Cerimônia de Encerramento : Calendário : Tabela : 1ª Fase : Grupo A : Grupo B : Grupo C : Grupo D : Grupo E : Grupo F : Grupo G : Grupo H : Oitavas-de-final : Quartas-de-final : Semifinal : Disputa de 3º lugar : Final : Estatísticas : Classificação : Premiação : Árbitros : Inovações : Jogadores : Treinadores : Artilheiros : Assistências : Ingressos : Uniformes e Camisas : Sedes das Seleções

Possíveis confrontos das oitavas de final : Possíveis confrontos das quartas de final : Possíveis semifinais : Possíveis confrontos da final

Seleções - Alemanha : Argélia : Argentina : Austrália : Bélgica : Bósnia e Herzegovina : Brasil : Camarões : Chile : Colômbia : Coreia do Sul : Costa do Marfim : Costa Rica : Croácia : Equador : Espanha : Estados Unidos : França : Gana : Grécia : Holanda (Países Baixos) : Honduras : Inglaterra : Irã : Itália : Japão : México : Nigéria : Portugal : Rússia : Suíça : Uruguai

Copa do Mundo de Futebol FIFA

Campeões : História : Artilheiros : Curiosidades : Estatísticas : Cartazes : Logos : Troféus : Mascotes : Bolas : Seleções : Seleção Brasileira : Sedes - Uruguai 1930 : Itália 1934 : França 1938 : Brasil 1950 : Suíça 1954 : Suécia 1958 : Chile 1962 : Inglaterra 1966 : México 1970 : Alemanha Ocidental 1974 : Argentina 1978 : Espanha 1982 : México 1986 : Itália 1990 : Estados Unidos 1994 : França 1998 : Coreia do Sul e Japão 2002 : Alemanha 2006 : África do Sul 2010 : Brasil 2014 : Rússia 2018 : Catar 2022 : Canadá, Estados Unidos e México 2026 : 2030 : 2034 : 2038


Leia também

 

Salto de Pêndulo

Que tal viver uma experiência fora do comum? Radical! É o que se pode dizer da minha experiência no pêndulo no Parque de Aventuras Pedras Brancas. Confesso que fiquei com medo e quase desisti na hora, mas... Assista ao vídeo!


Fonte do vídeo: quetalviajar

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Próximos Eventos Esportivos

Pan-Americano - Lima 2019
Pan-Americano - Lima 2019 Jogos Pan-Americanos
Eurocopa 2020
Eurocopa 2020 Eurocopa
Copa das Confederações - 2021
Copa das Confederações 2021 Copa das Confederações