Futebol

Confira a história do Futebol e as principais competições.

Estádio Krestovsky - Um dos estádios de São Petersburgo à Copa do Mundo de Futebol de 2018

Copa do Mundo

A Copa do Mundo de Futebol (Campeonato Mundial de Futebol) é um campeonato de futebol masculino realizado a cada quatro anos pela FIFA.



Tags: Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul | AFC | CAF | Concacaf | Conmebol | OFC | UEFA | Classificação África | Ásia | América do Sul | América do Norte | Oceania | Europa | Países classificados | Resultados

Home » Futebol » Copa do Mundo » África do Sul 2010 » Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010

• Site oficial da Copa do Mundo de Futebol - FIFA

Fotos da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul
Vídeos da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul
Notícias da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul

Eliminatórias da Copa do Mundo - África do Sul 2010

Sistema de disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul

Além da África do Sul, país sede, 31 seleções conquistaram suas vagas nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 em suas respectivas confederações (AFC, CAF, CONCACAF, CONMEBOL, OFC e UEFA).

Os jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 começaram no dia 25 de agosto de 2007. As últimas vagas das eliminatórias da Copa da África do Sul foram conhecidas no dia 18 de novembro de 2009.

Distribuição das vagas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul

Confira abaixo a distribuição das vagas de cada Confederação para a Copa do Mundo de 2010:

• Europa (UEFA): 13 seleções
• África (CAF): 6 seleções (incluindo a África do Sul, país sede)
• América do Sul (CONMEBOL): 4 ou 5 seleções *
• Ásia (AFC): 4 ou 5 seleções *
• América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF): 3 ou 4 seleções *
• Oceania (OFC): 0 ou 1 seleção *

* O quinto lugar das eliminatórias da América do Sul disputou uma vaga para a Copa do Mundo de 2010 contra o quarto colocado das eliminatórias da Concacaf (América do Norte, Central e Caribe) em dois jogos. O vencedor das eliminatórias da Oceania enfrentou o quinto lugar da Ásia, também em dois jogos, por uma vaga na Copa do Mundo de 2010.

Sorteio da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul

O sorteio dos grupos das eliminatórias do Mundial de 2010 foi realizado em Durban, África do Sul, em 25 de novembro de 2007. O sorteio para definir os grupos da Copa do Mundo de 2010 foi realizado na Cidade do Cabo em 4 de dezembro de 2009. A África do Sul, por ser o país sede, já está definida como cabeça-de-chave do Grupo A. Neste sorteio foram definidos os grupos e os jogos das seleções.

Saiba mais: Sorteio da Copa do Mundo - África do Sul 2010

Participantes das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul

204 seleções se inscreveram para participar das eliminatórias da Copa do Mundo de futebol de 2010. Dos 207 membros da FIFA, 203 iriam participar das eliminatórias, incluindo a África do Sul, que disputava vaga para a Copa das Nações Africanas de 2010, além de Montenegro, país recém-independente, que se tornou o 208º membro da FIFA.

As Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 bateram o recorde da edição anterior, que teve 199 seleções participantes. A edição de 2010 seria ainda maior se as seleções de Butão, Brunei, Laos e Filipinas não tivessem seus pedidos negados para disputar as eliminatórias.

A seleção de Butão teve seu pedido reconsiderado e foi incluída nas Eliminatórias Asiáticas, entretanto o país desistiu da disputa antes de começar os jogos, assim como a Eritreia, Guam, República Centro-Africana e São Tomé e Príncipe. A seleção de Papua-Nova Guiné não participou dos Jogos do Pacífico, que era uma etapa das eliminatórias da Oceania.

A Etiópia foi suspensa pela FIFA por problemas em sua federação. Todos os resultados da seleção da Etiópia pelo grupo 8 das eliminatórias africanas foram cancelados.

Eliminatórias da África (CAF) para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul

Seleções participantes: 53
Vagas: 5 vagas nas eliminatórias (A África do Sul está automoticamente classificada por ser o país sede)
Data: 14/10/2007 a 14/11/2009

Sistema de disputa: na fase preliminar, as dez piores seleções do Ranking da FIFA se enfrentaram em duas partidas (jogos de ida e volta). Na Segunda Fase, as 48 seleções foram divididas em 12 grupos de quatro equipes casa, classificando a primeiras de cada grupo e as oito segundo melhores para a Terceira Fase. As 20 equipes classificadas foram divididas em cinco grupos de quatro equipes cada. Os vencedores de cada grupo estão classificados para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul e os três melhores em cada grupo se classificaram para a Copa das Nações Africanas de 2010.

Informações: A competição valeu como eliminatória tanto para a Copa do Mundo de 2010 da África do Sul quanto para a Copa das Nações Africanas de 2010 em Angola. As seleções de Angola e África do Sul, sede dos torneios, disputaram as eliminatórias, mas a África do Sul disputou a vaga apenas para o torneio continental e Angola apenas para a Copa do Mundo. Ambas as equipes já estavam classificadas nos torneios que foram sede. Se a África do Sul se classificasse para a Terceira Fase seus pontos não valeriam para a Copa do Mundo, apenas para a Copa das Nações Africanas. Devido a esta particularidade esta foi a primeira vez que a seleção sede da Copa do Mundo disputará as eliminatórias desde 1934.

Seleções classificadas nas eliminatórias africanas para a Copa do Mundo de 2010
África do Sul
Argélia
Camarões
Costa do Marfim
Gana
Nigéria

Saiba mais: Eliminatórias da África (CAF) para a Copa do Mundo de 2010

Eliminatórias da Ásia (AFC) para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul

Seleções participantes: 43
Vagas: 4 ou 5 vagas nas eliminatórias
Data: 08/10/2007 a 09/09/2009

Sistema de disputa: As cinco melhores equipes de acordo com as campanhas da Copa do Mundo de 2006 (Austrália, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Japão e Irã) começaram na fase de grupos. As outras equipes disputaram as fases preliminares em partidas de ida e volta. Na Terceira Fase, as 20 equipes foram divididas em cinco grupos de quatro equipes cada. As duas melhores de cada grupo avançaram à Quarta Fase - nesta fase as 10 seleções foram divididas em dois grupos com cinco equipes cada. As duas primeiras de cada grupo classificaram-se para a Copa do Mundo de 2010. As seleções que ficaram em terceira em cada grupo decidiram em jogos de de ida e volta uma vaga para a disputa intercontinental contra a Nova Zelândia, vencedora das eliminatórias da Oceania, o vencedor dessa disputa garante uma vaga para a Copa do Mundo de 2010.

Seleções classificadas nas eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2010
Austrália
Coreia do Norte
Coreia do Sul
Japão

Saiba mais: Eliminatórias da Ásia (AFC) para a Copa do Mundo de 2010

Eliminatórias da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul

Seleções participantes: 35
Vagas: 3 ou 4 vagas nas eliminatórias
Data: 08/10/2007 a 14/10/2009

Sistema de disputa: As 13 melhores equipes da Concacaf, de acordo com Ranking da FIFA de maio de 2007, começaram a disputa das eliminatórias na Segunda Fase. As outras 22 seleções disputaram a fase preliminar em partidas de ida e volta. As 11 seleções classificadas e mais as 13 pré-selecionadas disputaram a Segunda Fase em jogos de ida e volta eliminatórios. As 12 seleções restantes foram divididas em três grupos de quatro equipes cada. As duas primeiras de cada grupo avançaram a Quarta Fase, um hexagonal em que as três primeiras classificadas garantem vaga para a Copa do Mundo de 2010 e a quarta disputa contra o quinto colocado das eliminatórias da América do Sul uma vaga para a Copa do Mundo da África do Sul.

Seleções classificadas nas eliminatórias norte-americanas para a Copa do Mundo de 2010
Estados Unidos   Honduras   México

Saiba mais: Eliminatórias da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) para a Copa do Mundo de 2010

Eliminatórias da América do Sul (Conmebol) para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul

Seleções participantes: 10
Vagas: 4 ou 5 vagas nas eliminatórias
Data: 13/10/2007 a 14/10/2009

Sistema de disputa: As 10 equipes da Conmebol se enfrentaram em grupo único em turno e returno. As quatro melhores seleções garantiram vaga para a Copa do Mundo de 2010 e a seleção que ficou em quinto lugar disputou contra o quarta colocada das eliminatórias da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) uma vaga para a Copa do Mundo da África do Sul.

Seleções classificadas nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010
Argentina
Brasil
Chile
Paraguai
Uruguai

Saiba mais: Eliminatórias da América do Sul (Conmebol) para a Copa do Mundo de 2010

Eliminatórias da Europa (UEFA) para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul

Seleções participantes: 53
Vagas: 13 vagas nas eliminatórias
Data: 20/08/2008 a 18/11/2009

Sistema de disputa: As 53 equipes da Europa foram divididas em oito grupos de seis seleções e um grupo de cinco seleções. Os melhores de cada grupo garantem vaga para a Copa do Mundo de 2010. As oito melhores equipes que terminarem em segundo lugar disputaram a repescagem em jogos de ida e volta.

Seleções classificadas nas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2010
Alemanha
Dinamarca
Eslováquia
Eslovênia
Espanha
França
Grécia
Holanda
Itália
Inglaterra
Portugal
Sérvia
Suíça

Repescagem das eliminatórias europeias da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul
As oito melhores seleções que ficaram em segundo lugar das eliminatórias europeias vão disputar as quatro vagas restantes do continente para a Copa do Mundo da África do Sul de 2010. O sorteio dos confrontos foi realizado em 19 de outubro, em Zurique. As quatro melhores equipes do Ranking da FIFA ficaram no pote A (Rússia, França, Grécia e Portugal) e as demais no pote B (Ucrânia, Irlanda, Eslovênia e Bósnia e Herzegovina). O quinto lugar das eliminatórias da América do Sul disputou uma vaga para a Copa do Mundo de 2010 contra o quarto colocado das eliminatórias da Concacaf (América do Norte, Central e Caribe) em dois jogos. O vencedor das eliminatórias da Oceania enfrentou o quinto lugar da Ásia, também em dois jogos, por uma vaga na Copa do Mundo de 2010. Saiba mais: Eliminatórias da Europa (UEFA) para a Copa do Mundo de 2010

Eliminatórias da Oceania (OFC) para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul

Seleções participantes: 10
Vagas: 0 ou 1 vaga nas eliminatórias
Data: 25/08/2007 a 19/11/2008

Sistema de disputa: As equipes da Oceania começaram a disputa de futebol dos Jogos do Pacífico em Samoa em 2007. As três primeiras seleções (Nova Caledônia, Fiji e Vanuatu) disputaram com a Nova Zelândia a Copa das Nações da OFC de 2008, que também era a segunda fase das eliminatórias da Oceania para a Copa do Mundo de 2010. As quatro seleções se enfrentaram em turno e returno. A Nova Zelândia venceu a competição e enfrenta o quinto colocado das eliminatórias da Ásia. Este confronto intercontinental definirá uma vaga para Copa do Mundo de 2010.

Seleções classificadas nas eliminatórias da Oceania para a Copa do Mundo de 2010
Nova Zelândia

Saiba mais: Eliminatórias da Oceania (OFC) para a Copa do Mundo de 2010

Repescagem das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul

Disputa Intercontinental entre a Conmebol (América do Sul) e a Concacaf (América do Norte, Central e Caribe)
Seleções participantes: 2
Vagas: 1 vagas
Data: 10/10/2009 a 14/11/2008

Sistema de disputa: a seleção do Uruguai (quinto lugar nas eliminatórias da América do Sul) disputou contra a Costa Rica (quarta colocada das eliminatórias da América do Norte, Central e Caribe) a última vaga para a Copa do Mundo da África do Sul em dois jogos de ida e volta. No primeiro confronto na Costa Rica os uruguaios venceram por 1 a 0. No jogo de volta, o empate em 1 a 1 classificou o Uruguai para a Copa do Mundo de 2010.

Seleção classificada:
Uruguai

Saiba mais: Repescagem das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010

Disputa Intercontinental entre a AFC (Ásia) e a OFC (Oceania)
Seleções participantes: 2
Vagas: 1 vagas
Data: 14/11/2009 a 18/11/2008

Sistema de disputa: a Nova Zelândia, classificada nas eliminatórias da OFC, venceu a disputa por uma vaga contra o Bahrein, quinto lugar da Ásia, em dois jogos de ida e volta. O primeiro jogo foi no Bahrein e o segundo na Nova Zelândia.

Seleção classificada:
Nova Zelândia

Saiba mais: Repescagem das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010

Seleções classificadas por continente (Confederações)
África (CAF): África do Sul, Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria
América do Norte, Central e Caribe (Concacaf): Estados Unidos, Honduras e México
América do Sul (Conmebol): Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai
Ásia (AFC): Austrália*, Coreia do Norte, Coreia do Sul e Japão
Europa (UEFA): Alemanha, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Itália, Portugal, Sérvia e Suíça
Oceania: Nova Zelândia

* Apesar de a Austrália estar localizada geograficamente na Oceania a Federação Australiana de Futebol ingressou na AFC (Confederação Asiática de Futebol) em 2006. Desde então, as seleções e os clubes australianos disputam campeonatos e vagas pela Confederação da Ásia.

Critérios de desempate das vagas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul

Todas as confederações utilizaram o mesmo modelo de critérios de desempate para definir as vagas das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. Se as seleções terminarem empatadas em pontos o critério para desempates estão abaixo:
1. Saldo de gols em todas as partidas do grupo.
2. Maior número de gols em todas as partidas do grupo.
3. Maior número de pontos entre as equipes empatadas.
4. Saldo de gols entre as equipes empatadas.
5. Maior número de gols entre as equipes empatadas.
6. Sorteio ou jogo-extra (se aprovado pela FIFA).

Copa do Mundo de Futebol FIFA - África do Sul 2010

Escolha da Sede : Sede : Cidades : Estádios : Pôster : Logo : Troféu : Mascote : Abertura : Encerramento : Eliminatórias: África : Ásia : Am. N. : Am. S. : Europa : OFC : Classificados : Sorteio : Curiosidades : Bola : Calendário : Tabela : Grupos : A : B : C : D : E : F : G : H : Oitavas : Quartas : Semifinal : 3º lugar : Final : Fotos : Estatísticas : Classificação : TV : Internet : Vídeos : Árbitros : Jogadores : Artilheiros : Ingressos : Notícias : Seleções - África do Sul : Alemanha : Argélia : Argentina : Austrália : Brasil : Camarões : Chile : Coreia do Norte : Coreia do Sul : Costa do Marfim : Dinamarca : Eslováquia : Eslovênia : Espanha : Estados Unidos : França : Gana : Grécia : Holanda : Honduras : Inglaterra : Itália : Japão : México : Nigéria : Nova Zelândia : Paraguai : Portugal : Sérvia : Suíça : Uruguai

Copa do Mundo de Futebol FIFA

Campeões : História : Artilheiros : Curiosidades : Estatísticas : Cartazes : Logos : Troféus : Mascotes : Bolas : Seleções : Seleção Brasileira : Sedes - Uruguai 1930 : Itália 1934 : França 1938 : Brasil 1950 : Suíça 1954 : Suécia 1958 : Chile 1962 : Inglaterra 1966 : México 1970 : Alemanha Ocidental 1974 : Argentina 1978 : Espanha 1982 : México 1986 : Itália 1990 : Estados Unidos 1994 : França 1998 : Coreia do Sul e Japão 2002 : Alemanha 2006 : África do Sul 2010 : Brasil 2014 : Rússia 2018 : Catar 2022 : Canadá, Estados Unidos e México 2026 : 2030 : 2034 : 2038


Leia também

 

Salto de Pêndulo

Que tal viver uma experiência fora do comum? Radical! É o que se pode dizer da minha experiência no pêndulo no Parque de Aventuras Pedras Brancas. Confesso que fiquei com medo e quase desisti na hora, mas... Assista ao vídeo!


Fonte do vídeo: quetalviajar

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Próximos Eventos Esportivos

Pan-Americano - Lima 2019
Pan-Americano - Lima 2019 Jogos Pan-Americanos
Eurocopa 2020
Eurocopa 2020 Eurocopa
Copa das Confederações - 2021
Copa das Confederações 2021 Copa das Confederações