Curiosidades da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul | Fatos curiosos da Copa do Mundo de 2010 | Números da Copa do Mundo de 2010 | Classificação da Copa do Mundo 2010 | Média de público do Mundial da África do Sul
 
 
Aplicativo de Táxi na sua cidade? Clique aqui!   |   Que tal fazer um intercâmbio para estudar e trabalhar no exterior?   |   Saiba o número de DDD das operadoras e das cidades
 
Publicidade


• Site oficial da Copa do Mundo de Futebol - FIFA

Fotos da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul
Vídeos da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul
Notícias da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul
 
 
 
Publicidade




Curiosidades da Copa do Mundo - África do Sul 2010

Ficha da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul
Participantes das eliminatórias da Copa do Mundo de 2010: 203 seleções
Classificado automaticamente: África do Sul (país-sede)
Sede: África do Sul
Campeão: Espanha
Jogos: 64
Gols: 145
Média de gols: 2,27
Público: 3.178.856
Média de público: 49.670 por jogo
Artilheiros: Thomas Müller (Alemanha), David Villa (Espanha), Wesley Sneijder (Holanda) e Diego Forlán (Uruguai) - 5 gols
Chuteira de Ouro: Thomas Müller (Alemanha)
Chuteira de Prata: David Villa (Espanha)
Chuteira de Bronze: Wesley Sneijder (Holanda)
Melhor jogador: Diego Forlán (Uruguai)
Prêmio Luva de Ouro (Melhor Goleiro): Iker Casillas (Espanha)
Prêmio de melhor jogador jovem: Thomas Müller (Alemanha)
Prêmio de Fair-play: Espanha
Prêmio seleção mais empolgante:
Seleção da Copa do Mundo de 2010 - Goleiro: Iker Casillas (Espanha); Defesa: Sergio Ramos (Espanha), Maicon (Brasil), Carles Puyol (Espanha) e Philipp Lahm (Alemanha); Meio: Andrés Iniesta (Espanha), Xavi (Espanha), Bastian Schweinsteiger (Alemanha) e Wesley Sneijder (Holanda); Atacaque: Diego Forlán (Uruguai) e David Villa (Espanha); Técnico: Vicente del Bosque (Espanha)

Curiosidades da Copa do Mundo de futebol
A Copa do Mundo é um evento que reúne muitas fatos curiosos. Idealizada na fundação da FIFA em 1904, a Copa do Mundo só foi realizada após a reconstrução da Europa dos destroços da Primeira Guerra Mundial. O primeiro torneio foi disputado em 1930 no Uruguai. Os anfitriões foram os primeiros campeões mundiais. O Brasil ganhou as Copas de 1958 na Suécia, 1962 no Chile, 1970 no México, 1994 nos Estados Unidos e 2002 na Coreia do Sul e Japão. Conheça mais sobre as curiosidades das Copas do Mundo.

• Com a conquista da Copa do Mundo pela Espanha duas seleções europeias vencem duas Copas do Mundo seguidas desde o bicampeonato da Itália de 1934-1938. Foi a primeira Copa do Mundo vencida por uma seleção europeia fora da Europa. Desde 1998 não havia um vencedor inédito e um finalista inédito na Copa do Mundo. Também foi a primeira Copa desde 1958 que o campeão inédito não teve a vantagem de jogar em casa - Inglaterra em 1966, Argentina em 1978 e França em 1998 venceram seus primeiros títulos em seus próprios países. Espanha e Holanda em 2010 fizeram a primeira final desde 1978 apenas com equipes que nunca venceram a Copa do Mundo. Esta foi a primeira final sem a participação da Alemanha, Argentina, Brasil e Itália. Nas outras 18 edições da Copa do Mundo, pelo menos uma destas quatro seleções disputaram a final.

• O atacante da Coreia do Norte Kim Myong-Won foi registrado na competição como goleiro. Porém, segundo a FIFA, o jogador só poderá atuar na Copa do Mundo de 2010 como goleiro.

• O jogador mais alto da Copa do Mundo de 2010 é o atacante sérvio Nikola Zigic com 2,02m. Um centímetro apenas mais alto que outro atacante da Copa de 2010, o inglês Peter Crouch. Um inglês é o jogador mais baixo inscrito na Copa da África do Sul. Com 1,65 o meio-campista Aaron Lennon é a prova que o futebol é um esporte democrático. Lennon é mais baixo um centímetro do que quatro atletas convocados: o lateral argentino Clemente Rodriguez, os hondurenhos Danilo Turcios e Walter Martinez e o zagueiro Arthur Boka da Costa do Marfim.

• O jogador brasileiro mais alto é Doni com 1,94m e o mais baixo é o meia Josué com 1,69. Gilberto e Gilberto Silva nasceram em 1976, enquanto Ramires é de 1987 (o mais novo jogador brasileiro na Copa do Mundo de 2010).

• Daniel Fernandes é o jogador português mais alto com 1,94m. O atacanete Simão Sabrosa é o mais baixo com 1,70. Deco é o mais velho com 32 anos e o mais novo era Nani, mas como foi cortado por contusão o português mais novo no Mundial foi Miguel Veloso (24 anos).

• O jogador mais velho da Copa do Mundo da África do Sul é o goleiro inglês David James com 39 anos e dez meses. O jogador mais jovem é o meio-campista dinamarquês Christian Eriksen.

• A primeira rodada da Copa do Mundo de 2010 bateu um recorde negativo. Foram apenas 25 gols em 16 gols, um média de gols de apenas 1,56 gols por partida, superando as baixas médias das Copas do Mundo de 1962, 1974 e 1986, que tiveram 2,00 gols por jogo na primeira rodada da primeira fase.

Bandeira da Itália
• Você sabe por que a Itália joga de azul? Por que a camisa da seleção italiana é azul se a bandeira não tem esta cor? Estas dúvidas aparecem sempre nas competições esportivas. Quase sempre é explicada apenas pelo brasão da Casa de Saboia, mas poucas pessoas lembram que a bandeira italiana tinha a cor azul até 1947. Em 1948 a Bandeira foi modificada para o modelo atual - sem o brasão da Casa Real de Saboia. Mesmo assim, a cor azul da bandeira antiga permance presente nos uniformes italianos em competições esportivas, incluindo o clássico uniforme azul da seleção de futebol.

• Você sabe por que a Eslovênia joga de verde e branco? Apesar das cores do país serem azul, vermelho e branco a Eslovênia adotou o verde como cor de sua seleção. A teoria mais aceita é que como os países remanescentes e países vizinhos adotam as cores azul, vermelha e branca a Eslovênia decidiu se diferenciar e homenagear sua geografia, 40% do país está nas montanhas e planaltos.

• O Uniforme da seleção da Holanda é laranja, mas a bandeira é vermelha, azul e branca. A cor laranja nos uniformes esportivos dos Países Baixos é uma homenagem a Guilherme I, príncipe de Orange. A Atual bandeira da Holanda é uma variação da Bandeira do Príncipe (Prinsenvlag) que tinha o laranja no lugar do vermelho.

• É muito comum chamar os Países Baixos de Holanda. A Holanda é uma região dos Países Baixos dividida atualmente em duas províncias: Holanda do Norte e Holanda do Sul. A confusão se dá porque a Holanda é a área mais importante dos Países Baixos.

• A Austrália não joga de verde e amarelo para copiar o Brasil como muitos pensam. A primeira vez que os australianos usaram as cores verde e dourado foi num campeonato de críquete na Inglaterra em 1899. Em poucos anos as cores se tornaram padrão para todos os uniformes australianos em competições internacionais.

• A Nova Zelândia joga de branco e preto porque estas são as cores nacionais do país, embora a bandeira ainda seja vermelha, azul e branca. Existe um debate na Nova Zelândia para adotar uma nova bandeira que não seja tão parecida com a da Austrália, nem remeta ao Reino Unido. A bandiera alternativa da Nova Zelândia mais utilizada é justamente branca e preta.

• Assim como a Itália outras seleções utilizam cores que não estão nas suas atuais bandeiras. A Alemanha joga de branco pela mesma razão da Itália. Quando a seleção nacional foi criada em 1908 a bandeira do Imério Alemão tinha as cores branca, vermelha e preta. Em 1919, o amarelo substitui o branco na chamada "República de Weimar". Quando os nazistas tomaram o poder o branco retornou à bandeira. Após a Segunda Guerra Mundial a Alemanha ocupada usou uma bandeira azul, vermelha e branca. Após a divisão em dois países, a Alemanha Ocidental e Oriental voltaram a usar as cores amarela, preta e vermelha em suas bandeiras. A bandeira da Alemanha Ocidental passou a ser a bandeira da Alemanha após a reunificação, mas mantendo a tradição a seleção nacional continuou a usar as cores da bandeira do Império Alemão em seu uniforme principal. A Alemanha Ocidental já usou um uniforme reserva verde, que eram as cores da Federação Alemã de Futebol. A camisa reserva da Alemanha unificada já foi cinza, vermelha e agora é preta. A Alemanha Oriental utilizava um uniforme azul e branco.

• A Adidas Jabulani é a bola oficial do Mundial de 2010 na África do Sul. Desenvolvida pela Adidas, empresa alemã de equipamentos esportivos, a Jabulani foi apresentada antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo, em 4 de dezembro de 2009, na Cidade do Cabo.

• Jabulani significa "Trazendo alegria para todos" em IsiZulu, língua banta, original do povo zulu. O IsiZulu é uma das 11 línguas oficiais da África do Sul. Os outros idiomas oficiais do país sede da Copa do Mundo de 2010 são representados nas 11 cores diferentes da Jabulani.

• O número das cores da Jabulani também representam os 11 jogadores iniciais das equipes, as 11 comunidades da África do Sul que receberão os eventos da primeira Copa do Mundo na África.

• A Adidas Jabulani Angola é uma versão usada na Copa das Nações Africanas de 2010. A Adidas Jabulani Angola se diferencia da bola oficial da Copa do Mundo de 2010 nas cores de Angola, país sede do CAN 2010.

• Anteriormente as bolas de futebol tinham mais gomos (14 na última Copa do Mundo) e estes eram planos. Esta nova tecnologia promete dar mais precisão aos chutes, aderência e melhor trajetória no ar.

• Para a final da Copa do Mundo da África do Sul a bola oficial foi a Jo'Bulani. O nome é um trocadilho de Joanesburgo (cidade da final do Mundial de 2010) com Jabulani (bola oficial da Copa do Mundo de 2010).

• Com a estreia contra Gana na Copa do Mundo de 2010 o sérvio Dejan Stankovic é o primeiro jogador na história da Copa do Mundo a defender três seleções diferentes. Em 1998, Stankovic jogou pela Iugoslávia. Oito anos depois jogou pela Sérvia e Montenegro, repúblicas remanescentes da antiga Iugoslávia. Com a independência de Montenegro, o jogador da Inter de Milão atua pela Sérvia.

Saiba mais:
Curiosidades da Copa do Mundo de futebol
Bolas oficiais da Copa do Mundo de futebol

• O jogador mexicano Giovani dos Santos é filho do jogador brasileiro Geraldo Francisco dos Santos, mais conhecido como Zizinho, mesmo apelido do craque da Seleção Brasileira da Copa de 1950. Geraldo Francisco dos Santos jogou no México nos anos 80 e tem três filhos mexicanos que são atualmente jogadores profissionais. Giovani dos Santos joga no Galatasaray, Jonathan no Barcelona e Éder no América do México. Destes três, Giovani esteve na Copa do Mundo de 2010, Jonathan dos Santos foi pré-selecionado, mas ficou de fora da lista final do técnico Javier Aguirre.

• O norte-americano Benny Feilhaber nasceu no Rio de Janeiro. Filho de mãe brasileira a pai austríaco, Benny Feilhaber emigrou para os Estados Unidos com oito anos de idade. Seu avó materno veio para o Brasil fugindo da perseguição nazista aos judeus. Benny Feilhaber é torcedor do Botafogo e joga atualmente no AGF da Dinamarca.

 
  Copa do Mundo de Futebol FIFA - África do Sul 2010
Escolha da Sede : Sede : Cidades : Estádios : Pôster : Logo : Troféu : Mascote : Abertura : Encerramento : Eliminatórias: África : Ásia : Am. N. : Am. S. : Europa : OFC : Classificados : Sorteio : Curiosidades : Bola : Calendário : Tabela : Grupos : A : B : C : D : E : F : G : H : Oitavas : Quartas : Semifinal : 3º lugar : Final : Fotos : Estatísticas : Classificação : TV : Internet : Vídeos : Árbitros : Jogadores : Artilheiros : Ingressos : Notícias : Seleções - África do Sul : Alemanha : Argélia : Argentina : Austrália : Brasil : Camarões : Chile : Coreia do Norte : Coreia do Sul : Costa do Marfim : Dinamarca : Eslováquia : Eslovênia : Espanha : Estados Unidos : França : Gana : Grécia : Holanda : Honduras : Inglaterra : Itália : Japão : México : Nigéria : Nova Zelândia : Paraguai : Portugal : Sérvia : Suíça : Uruguai

  Copa do Mundo de Futebol FIFA
Campeões : História : Sedes : Artilheiros : Curiosidades : Estatísticas : Cartazes : Logos : Troféus : Mascotes : Bolas : Seleções

Edições - Uruguai 1930 : Itália 1934 : França 1938 : Brasil 1950 : Suíça 1954 : Suécia 1958 : Chile 1962 : Inglaterra 1966 : México 1970 : Alemanha Ocidental 1974 : Argentina 1978 : Espanha 1982 : México 1986 : Itália 1990 : Estados Unidos 1994 : França 1998 : Coreia/Japão 2002 : Alemanha 2006 : África do Sul 2010 : Brasil 2014 : Rússia 2018 : Catar 2022