Copa Libertadores da América 2017 | Copa Bridgestone Libertadores 2017 (antiga Taça Libertadores de América) | Clubes brasileiros na Libertadores | Pré-Libertadores | Grupos da Libertadores | Final | Edição 2017 da Taça Libertadores
 
 
Aplicativo de Táxi na sua cidade? Clique aqui!   |   Que tal fazer um intercâmbio para estudar e trabalhar no exterior?   |   Saiba o número de DDD das operadoras e das cidades
 
 
Publicidade




 
Copa Libertadores da América 2017

A 58ª edição da Copa Libertadores será disputada por 47 equipes de 10 países entre 23 de janeiro a 29 de novembro de 2017. O campeão da Libertadores 2017 disputará o Campeonato Mundial de Clubes da FIFA 2017 em dezembro, a ser realizado nos Emirados Árabes Unidos. O campeão da Taça Libertadores também disputará a Recopa Sul-Americana 2017 contra o campeão da Copa Sul-Americana de 2017.

A partir da edição da Libertadores de 2017 algumas novidades serão incluídas no torneio de clubes mais importante das Américas. A Copa Libertadores de 2017 terá sua duração prolongada. O torneio começará no final de janeiro e será concluído no final de novembro. Também foi proposta a mudança para a final com jogo único, que seria realizada em local escolhido com antecedência, nos mesmos moldes da UEFA Champions League; mas esta proposta foi retirada pela Conmebol após repercussões negativas. O torneio foi ampliado de 38 para 47 equipes.

A partir da Edição de 2017 clubes do mesmo país podem se enfrentar na final. Até 2016, os confontros eram alterados para que as duas equipes do mesmo país se enfrentassem na semifinal. Também foi alterado o último critério de desempate na Fase de Grupos. Até 2016 se dois os mais clubes empatessem em todos os critérios anteriores (pontos; saldo de gols; gols marcados; e gols marcados fora de casa) seria realizado um sorteio para definir o classificado. A partir de 2017 o último critério de desempate passa a ser o ranking da Conmebol.

Em 18 de novembro de 2016, o presidente da Liga MX anunciou que as equipes do México não vão participar da edição da Copa Libertadores de 2017. Enrique Bonilla alegou incompatibilidade de datas da liga mexicana com o formato da Libertadores, que foi ampliada em número de clubes e duração. Entretanto, tanto a Conmebol e a Liga MX deixaram em aberto a possibilidade do retorno dos clubes mexicanos em 2018.

Desde 1998 os clubes mexicanos participaram de todas as edições da Libertadores. Em 19 participações do torneio, três times mexicanos foram vice-campeões da Libertadores: Cruz Azul em 2001, Chivas Guadalajara em 2010 e Tigres UANL em 2015.

As três vagas destinadas aos clubes do México foram distribuídas aos outros países sulamericanos que inicialmente teriam três vagas (Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela); com esta decisão o torneio passou a ter 47 equipes.

Até a edição de 2016, 26 clubes entravam na fase de grupos e outros 12 disputavam a Pré-Libertadores com seis grupos de duas equipes cada, selecionando seis vagas para a fase de grupos com 32 clubes no total. Em 2017, são 47 clubes no total. Sendo que 28 clubes têm garantida classificação direta à fase de grupos e outros 19 clubes disputam a Pré-Libertadores (dividida em três partes; na primeira: seis equipes da Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela disputam três vagas à segunda parte; estes três clubes somam-se às 13 equipes que começam na segunda parte da Pré-Libertadores, dividida em oito grupos de duas equipes cada; os oito clubes classificados passam à terceira parte com quatro grupos de duas equipes cada; os quatro classificados da Pré-Libertadores disputam a Fase de Grupos, que manterá o mesmo padrão de 32 clubes divididos em oito grupos de quatro equipes cada. Os campeões da temporada anterior da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana entram diretamente no Fase de Grupos.

A partir de 2017, a Pré-Libertadores será dividida em três partes: na primeira são três grupos de duas equipes cada, avançando um de cada grupo para a segunda parte; 13 equipes começam na segunda parte. Os 16 clubes desta etapa são divididos em oito grupos de duas equipes cada, os quatro classificados disputam a terceira etapa da Pré-Libertadores, com quatro grupos de duas equipes cada, avançando os quatro clubes vencedores à Fase de Grupos.

Outra novidade inspirada na Liga dos Campeões da UEFA (UEFA Champions League) é transferência dos algumas equipes eliminadas para a Copa Sul-Americana. No torneio europeu, os perdedores da terceira, do play-off e os terceiros colocados da Fase de Grupo são transferidos para a Liga Europa (UEFA Europa League) em diferentes estágios da outra competição. A partir da Libertadores de 2017, dez equipes eliminadas da Copa Libertadores serão transferidas para a Copa Sul-Americana (os oito terceiros lugares eliminados da Fase de Grupos e as duas melhores equipes eliminadas da 3º Etapa da Pré-Libertadores).

Além disso, as equipes mexicanas passam a ser consideradas membros de pleno direito da Copa Libertadores. Até a edição de 2016 os clubes do México entravam como convidados da competição, já que o país faz parte de outra confederação de futebol, a Concacaf.

As seis vagas adicionais foram definidas posteriormente. O novo número de representantes de cada país foi definido em novembro na reunião do Conselho da Conmebol desta forma:

1 vaga ao Campeão da Copa Libertadores do ano anterior
1 vaga ao Campeão Copa Sul-Americana do ano anterior
7 vagas para o Brasil
6 vagas para a Argentina
4 vagas para cada um dos demais países participantes (Bolívia*, Chile, Colômbia, Equador*, Paraguai*, Peru*, Uruguai* e Venezuela*)

* Com a desistência dos três clubes mexicanos que disputariam a Libertadores 2017, a Conmebol anunciou que as outras seis associações que teriam três vagas (Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) passaram a ter quatro vagas no torneio. Com esta decisão o total de participantes da Libertadores de 2017 foi aumentado de 44 para 47 clubes.

Com a adição de mais duas vagas para o Brasil o tradicional G4 do Brasileirão (quatro melhores colocados que disputam a Libertadores do ano seguinte) passou a ser G6 (sem contar que um clube seja campeão da Copa do Brasil, Libertadores ou Sul-Americana), ou seja, os clubes brasileiros na Libertadores de 2017 com esta mudança serão os seis melhores do Campeonato Brasileiro, além do campeão da Copa do Brasil e o clube campeão da Sul-Americana 2016 (se este for uma equipe brasileira).

A partir de 2017, o campeão da Copa Libertadores e o campeão da Copa Sul-Americana entram diretamente na Fase de Grupos. O campeão da Sul-Americana não vai tirar mais a última vaga do país da equipe campeã. O vencedor do torneio terá a vaga assegurada, assim como todos os outros clubes do país do clube campeão.

Para os próximos anos estuda-se ampliar as vagas para incluir os clubes da liga americana de futebol, a Major League Soccer (MLS), além de outros países da Concacaf para disputar a Libertadores.

O sorteio da Libertadores 2017 que definiu os jogos eliminatórios da Pré-Libertadores 2017 e da Fase de Grupos foi realizado em 21 dezembro de 2016, no Centro de Convenções da Conmebol em Luque, na Grande Assunção, Paraguai. O sorteio da Libertadores 2017 definiu os confrontos da Pré-Libertadores e também os grupos e confrontos da Fase de Grupos da Taça Libertadores 2017.

Os clubes brasileiros da Copa Libertadores da América 2017 são: Chapecoense (Campeã da Copa Sul-Americana de 2016); Palmeiras (Campeão do Campeonato Brasileiro 2016); Grêmio (Campeão da Copa do Brasil de 2016); Santos (Vice-Campeão do Campeonato Brasileiro 2016); Flamengo (3º lugar do Campeonato Brasileiro 2016); Atlético Mineiro (4º lugar do Campeonato Brasileiro 2016); Botafogo (5º lugar do Campeonato Brasileiro 2016); e Atlético Paranaense (6º lugar do Campeonato Brasileiro 2016).

A partir da edição de 2017 haverá um sorteio para definir as chaves da Fase Final (popularmente chamada de Mata-Mata) da Libertadores. Anteriormente as 16 equipes classificadas das oitavas de final se enfrentavam de acordo com a classificação da fase de grupos. O sorteio das oitavas de final da Libertadores 2017 será realizado após a conclusão da Fase de Grupos, em maio de 2017.

Campeão da Copa Libertadores da América 2017
Clube -
País -
Participações na Libertadores -
Título da Libertadores - º título

Ficha da Copa Libertadores da América 2017
Campeão: (º título)
Jogos:
Gols:
Média de gols: , por partida
Público:
Média de público: por partida
Artilheiro: - gols
Mais assistências: - assistências
Melhor jogador:
Melhor Goleiro:
Prêmio de Fair-play:
Seleção da Copa Libertadores da América 2017:

Todas as equipes da Copa Libertadores da América 2017
Confira abaixo as equipes que disputarão o torneio de clubes mais importante das Américas. As equipes confirmadas para disputar a Copa Bridgestone Libertadores 2017 estão em negrito.

Vagas por país após as mudanças na Copa Libertadores
País
Total de vagas
Começam na Fase de Grupos
Começam na 3ª Etapa da Pré-Libertadores
Começam na 2ª Etapa da Pré-Libertadores
Começam na 1ª Etapa da Pré-Libertadores
Brasil75020
Argentina65010
Chile42020
Colômbia42020
Bolívia **42011
Equador **42011
Paraguai **42011
Peru **42011
Uruguai **42011
Venezuela **42011
Campeão da Copa Libertadores da edição anterior*11000
Campeão da Copa Sudamericana da edição anterior*11000
Classificados da Fase anterior-483-
Total47328166

* Os campeões da Copa Libertadores e Copa Sudamericana não tiram vaga do país. Em 2017, por exemplo, a Colômbia terá uma vaga a mais porque o Atlético Nacional foi campeão da Copa Libertadores 2016, assim como o Brasil terá mais uma vaga adicional pela conquista da Copa Sul-Americana de 2016 pela Chapecoense.

** Os clubes mexicanos desistiram de disputar a Libertadores de 2017 alegando conflito de calendário. As três vagas destinadas às equipes mexicanas foram realocadas posteriormente pela Conmebol às federações que teriam apenas três vagas na competição (Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). O torneio passou a ter 47 clubes.

A lista abaixo é baseada no novo formato da competição com 47 clubes. A nova Libertadores aumentou de 38 para 47 equipes na edição de 2017.

Bandeira da Argentina Argentina
Lanús - Campeão da Primeira Divisão de 2016
San Lorenzo - Vice-campeão da Primeira Divisão de 2016
Estudiantes - 3º lugar da Primeira Divisão de 2016
Godoy Cruz - 4º lugar da Primeira Divisão de 2016
River Plate - Campeão da Copa Argentina 2015-2016
Atlético Tucumán - 5º lugar da Primeira Divisão de 2016

Bandeira da Bolívia Bolívia
Sport Boys - Campeão do Apertura 2015
Jorge Wilstermann - Campeão do Clausura 2016
The Strongest - Melhor colocação na temporada 2015-2016
Universitario de Sucre - 2º Melhor colocação na temporada 2015-2016

Bandeira do Brasil Brasil
Chapecoense - Campeã da Copa Sul-Americana de 2016 *
Palmeiras - Campeão do Campeonato Brasileiro de 2016
Grêmio - Campeão da Copa do Brasil 2016
Santos - Vice-campeão do Campeonato Brasileiro de 2016
Flamengo - 3º lugar do Campeonato Brasileiro de 2016
Atlético Mineiro - 4º lugar do Campeonato Brasileiro de 2016
Botafogo - 5º lugar do Campeonato Brasileiro 2016
Atlético Paranaense - 6º lugar do Campeonato Brasileiro 2016

Bandeira do Chile Chile
Universidad Católica - Campeão do Clasura 2016
Deportes Iquique - Vice-Campeão do Apertura 2016
Colo-Colo - Campeão da Copa Chile 2016
Unión Española - Vencedor do torneio classificatório de 2016

Bandeira da Colômbia Colômbia
Atlético Nacional - Campeão da Copa Libertadores da América de 2016
Independiente Medellín - Campeão do Apertura 2016
Santa Fe - Campeão do Finalización 2016
Millonarios - Melhor colocado na temporada 2016
Junior Barranquilla - 2º Melhor colocado na temporada 2016

Bandeira do Equador Equador
Barcelona de Guayaquil - Campeão do Campeonato Equatoriano 2016
Emelec - Vice-campeão do Campeonato Equatoriano 2016
El Nacional - 1º Melhor colocado na temporada 2016
Independiente del Valle - 2º Melhor colocado na temporada 2016

Bandeira do Paraguai Paraguai
Libertad - Campeão do Apertura 2016
Guaraní - Campeão do Clausura 2016
Olimpia - Melhor colocação na temporada 2016
Deportivo Capiatá - 2ª melhor colocação na temporada 2016

Bandeira do Peru Peru
Sporting Cristal - Campeão do Torneio Descentralizado 2016
Melgar - Vice-campeão do Torneio Descentralizado 2016
Universitario - 3º lugar do Torneio Descentralizado 2016
Deportivo Municipal - 4º lugar do Torneio Descentralizado 2016

Bandeira do Uruguai Uruguai
Peñarol - Campeão da temporada 2015-2016
Nacional - Vice-campeão da temporada 2015-2016
Cerro - Melhor colocado da temporada 2015-2016
Montevideo Wanderers - 2º Melhor colocado da temporada 2015-2016

Bandeira da Venezuela Venezuela
Zamora - Campeão da Primeira Divisão de 2016
Zulia - Vice-campeão da Primeira Divisão de 2016
Carabobo - Melhor pontuação na temporada 2016
Deportivo Táchira - 2ª Melhor pontuação na temporada 2016

* A Chapecoense foi declarada campeã da Copa Sul-Americana de 2016. O clube catarinense faria a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional da Colômbia. O avião que transportava a equipe, comissão técnica e dirigentes da Chapecoense, além de jornalistas e convidados para o primeiro jogo da final na Colômbia caiu próximo à cidade de Medellín na noite de 28 de novembro de 2016, madrugada do dia 29 de novembro no horário de Brasília. Apenas três jogadores da Chapecoense sobreviveram à queda do avião, além de um jornalista e dois tripulantes. O Voo LaMia 2933 tornou-se o maior acidente aéreo da história de uma delegação esportiva e o maior do jornalismo brasileiro. Consternado, o clube colombiano enviou um pedido à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para que fosse reconhecido o título da Copa Sul-Americana 2016 à Chapecoense. Em 5 de dezembro de 2016, a Chapecoense foi declarada campeã do torneio pela Conmebol, o que garantiu ao clube catarinense as vagas na Libertadores 2017, Recopa Sul-Americana 2017 e Copa Suruga Bank 2017; e pelo menos US$ 4,8 milhões em premiações. O Atlético Nacional receberá da Conmebol o prêmio "Centenário da Conmebol ao Fair Play", além da quantia de US$ 1 milhão por este prêmio e mais US$ 1 milhão pelo vice-campeonato da Sul-Americana 2016.

Equipes que começam na 1ª Parte da Pré-Libertadores - Copa Libertadores 2017
Seis clubes começaram na Primeira Etapa da Pré-Libertadores 2017. São seis equipes de cada um dos países que ganharam uma vaga adicional após a desistência dos clubes mexicanos (Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). Confira abaixo quais clubes começaram na 1ª Parte da Pré-Libertadores 2017.

Bandeira da Bolívia Bolívia (1) - Universitario de Sucre
Bandeira do Equador Equador (1) - Independiente del Valle
Bandeira do Paraguai Paraguai (1) - Deportivo Capiatá
Bandeira do Peru Peru (1) - Deportivo Municipal
Bandeira do Uruguai Uruguai (1) - Montevideo Wanderers
Bandeira da Venezuela Venezuela - Deportivo Táchira

Equipes que começaram na 2ª Parte da Pré-Libertadores - Copa Libertadores 2017
13 clubes começaram na Segunda Etapa da Pré-Libertadores 2017. São dois clubes do Brasil, dois do Chile e dois da Colômbia; além de um clube de cada um dos demais países. Confira abaixo quais clubes começaram na 2ª Parte da Pré-Libertadores 2017.

Bandeira da Argentina Argentina (1) - Atlético Tucumán
Bandeira da Bolívia Bolívia (1) - The Strongest
Bandeira do Brasil Brasil (2) - Atlético Paranaense | Botafogo
Bandeira do Chile Chile (2) - Colo-Colo | Unión Española
Bandeira da Colômbia Colômbia (2) - Junior Barranquilla | Millonarios
Bandeira do Equador Equador (1) - El Nacional
Bandeira do Paraguai Paraguai (1) - Olimpia
Bandeira do Peru Peru (1) - Universitario
Bandeira do Uruguai Uruguai (1) - Cerro
Bandeira da Venezuela Venezuela (1) - Carabobo

Equipes que começam na Fase de Grupos da Copa Libertadores 2017
28 clubes começam na Fase de Grupos da Copa Libertadores de 2017. São 5 clubes da Argentina, cinco do Brasil e dois de cada um dos demais países; além do campeão da Libertadores e da Copa Sul-Americana do ano anterior. Confira abaixo quais clubes começam na Fase de Grupos da Libertadores de 2017.

Bandeira da Argentina Argentina (5) - Estudiantes | Godoy Cruz | Lanús | River Plate | San Lorenzo
Bandeira da Bolívia Bolívia (2) - Jorge Wilstermann | Sport Boys
Bandeira do Brasil Brasil (5+1*) - Atlético Mineiro | Chapecoense | Flamengo | Grêmio | Palmeiras | Santos
Bandeira do Chile Chile (2) - Deportes Iquique | Universidad Católica
Bandeira da Colômbia Colômbia (2+1*) - Atlético Nacional | Independiente Medellín | Santa Fe
Bandeira do Equador Equador (2) - Barcelona de Guayaquil | Emelec
Bandeira do Paraguai Paraguai (2) - Guaraní | Libertad
Bandeira do Peru Peru (2) - Melgar | Sporting Cristal
Bandeira do Uruguai Uruguai (2) - Nacional | Peñarol
Bandeira da Venezuela Venezuela (2) - Zamora | Zulia

* Os campeões da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana entram diretamente no Fase de Grupos, sem tirar uma vaga do país do clube campeão. O Atlético Nacional foi o campeão da Copa Libertadores 2016 e a Chapecoense foi declarada campeã da Copa Sul-Americana 2016.

Tabela da Pré-Libertadores 2017
A Pré-Libertadores 2017 foi dividida em três etapas. Na primeira as seis equipes que começaram nesta fase foram divididas em três chaves de dois clubes cada. Os vencedores passaram à Segunda Etapa da Pré-Libertadores (13 clubes começaram nesta etapa). A Segunda Etapa foi disputada em oito chaves de dois clubes cada. Os vencedores passaram à Terceira Etapa, disputada com quatro chaves de dois clubes cada. Os quatro vencedores se classificaram à Fase de grupos.

Primeira Etapa da Pré-Libertadores 2017
Chave - Confronto - Jogo de ida - jogo de volta (decisão de pênaltis)
E1 - Bandeira da Bolívia Universitario de Sucre x Montevideo Wanderers Bandeira do Uruguai
E2 - Bandeira do Peru Deportivo Municipal x Independiente del Valle Bandeira do Equador
E3 - Bandeira do Paraguai Deportivo Capiatá x Deportivo Táchira Bandeira da Venezuela

* Em negrito estão as equipes classificadas à 2ª Etapa da Pré-Libertadores 2017

Segunda Etapa da Pré-Libertadores 2017
Chave - Confronto - Jogo de ida - jogo de volta (decisão de pênaltis)
C1 - Bandeira do Brasil Atlético Paranaense x Millonarios Bandeira da Colômbia
C2 - Bandeira do Brasil Botafogo x Colo-Colo Bandeira do Chile
C3 - Bandeira do Uruguai Cerro x Unión Española Bandeira do Chile
C4 - Bandeira da Venezuela Carabobo x Junior Bandeira da Colômbia
C5 - Bandeira da Argentina Atlético Tucumán x El Nacional Bandeira do Equador
C6 - Bandeira do Uruguai Montevideo Wanderers x The Strongest Bandeira da Bolívia
C7 - Bandeira do Equador Independiente del Valle x Olimpia Bandeira do Paraguai
C8 - Bandeira do Paraguai Deportivo Capiatá x Universitario Bandeira do Peru

* Em negrito estão as equipes classificadas à 3ª Etapa da Pré-Libertadores 2017

Terceira Etapa da Pré-Libertadores 2017
Chave - Confronto - Jogo de ida - jogo de volta (decisão de pênaltis)
G1 - Bandeira do Paraguai Deportivo Capiatá x Atlético Paranaense Bandeira do Brasil
G2 - Bandeira do Brasil Botafogo x Olimpia Bandeira do Paraguai
G3 - Bandeira do Chile Unión Española x The Strongest Bandeira da Bolívia
G4 - Bandeira da Argentina Atlético Tucumán x Junior Bandeira da Colômbia

* Em negrito estão as equipes classificadas à Fase de Grupos da Libertadores 2017

Equipe campeã da Copa Libertadores 2017
-

Datas dos jogos da Copa Libertadores da América 2017*
Confira as datas dos jogos de cada fase da Copa Libertadores de 2017.

Jogos da Primeira Etapa da Pré-Libertadores
As partidas de ida e volta da Primeira Etapa da Pré-Libertadores 2017 foram disputadas de 23 a 27 de janeiro de 2017.

Jogos da Segunda Etapa da Pré-Libertadores
As partidas de ida e volta da Segunda Etapa da Pré-Libertadores 2017 foram disputadas de 31 de janeiro a 9 de fevereiro de 2017.

Jogos da Terceira Etapa da Pré-Libertadores
As partidas de ida e volta da Terceira Etapa da Pré-Libertadores 2017 foram disputadas de 15 a 23 de fevereiro de 2017.

Jogos da Fase de Grupos
A Fase de Grupos da Copa Libertadores da América 2017 terá seis rodadas com turno e returno de 7 de março a 25 de maio de 2017.

Jogos das Oitavas de final
Os jogos de ida e volta das Oitavas de final da Copa Libertadores da América 2017 serão disputados de 4 de julho a 10 de agosto de 2017.

Jogos das Quartas de final
As partidas de ida e volta da Quartas de final da Copa Libertadores da América 2017 serão disputadas de 12 a 21 de setembro de 2017.

Jogos das Semifinais
As Semifinais da Copa Libertadores da América 2017 serão disputadas de 24 de outubro a 2 de novembro de 2017.

Jogos das Finais
As Finais da Copa Libertadores da América 2017 da Copa Libertadores da América 2017 de 22 a 29 de novembro de 2017.

* As datas podem ser modificadas pela Conmebol.

Clubes brasileiros na Copa Libertadores da América 2017
Os clubes brasileiros que estarão na Copa Libertadores de 2017 foram definidos na Copa do Brasil de 2016, Campeonato Brasileiro de 2016, Copa Sul-Americana de 2016 e Copa Libertadores de 2016. Confira abaixo os clubes brasileiros que disputarão a Libertadores de 2017:

Atualizado em 11 de dezembro de 2016.

Copa do Brasil de 2016 - Grêmio (Campeão - confirmado)

Campeonato Brasileiro de 2016 - Atlético Mineiro (4º lugar - confirmado) | Atlético Paranaense (6º lugar - confirmado) | Botafogo (5º lugar - confirmado) | Flamengo (3º lugar - confirmado) | Palmeiras (Campeão - confirmado) | Santos (Vice-campeão - confirmado)

Copa Sul-Americana de 2016 - Chapecoense (Campeã - confirmada)

Copa Libertadores de 2016 - todos os clubes brasileiros foram eliminados.

* Garantiram vaga à Copa Sul-Americana do ano seguinte: seis clubes eliminados antes das oitavas de final da Copa do Brasil melhores colocados no Campeonato Brasileiro; campeão da Copa do Nordeste; e o campeão da Copa Verde. O critério de classificação dos classificados da Copa do Brasil é de acordo com a classificação do Campeonato Brasileiro do ano anterior. Além do clube campeão do torneio do ano anterior.

Situação dos clubes brasileiros na Copa Libertadores da América 2017
O Brasil terá 8 vagas na Libertadores definidas através do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. Se um clube brasileiro fosse campeão da Libertadores do ano anterior o país teria mais uma vaga na competição.

Situação do Atlético Mineiro na Copa Libertadores da América 2017
O Atlético Mineiro se classificou para a Copa Libertadores da América de 2017 através do 4º lugar do Campeonato Brasileiro de 2016. O Galo começará a Libertadores 2017 na Fase de Grupos no Grupo 6 com Libertad do Paraguai, Godoy Cruz da Argentina e Sport Boys da Bolívia. Os adversários e grupo do Atlético Mineiro foram definidos no sorteio da Libertadores 2017.

Situação do Atlético Paranaense na Copa Libertadores da América 2017
O Atlético Paranaense se classificou para a Copa Libertadores da América de 2017 através do 6º lugar do Campeonato Brasileiro de 2016. O Furacão começou a Libertadores 2017 na Segunda Etapa da Pré-Libertadores eliminando nos pênaltis o Millonarios da Colômbia. O Atlético Paranaense eliminou na Terceira Etapa da Pré-Libertadores o Deportivo Capiatá do Paraguai. Na Fase de Grupos, o Furacão está no Grupo 4 com: Flamengo, San Lorenzo da Argentina e Universidad Católica do Chile.

Situação do Botafogo na Copa Libertadores da América 2017
O Botafogo se classificou para a Copa Libertadores da América de 2017 através do 5º lugar do Campeonato Brasileiro de 2016. O Fogão começou a Libertadores 2017 na Segunda Etapa da Pré-Libertadores eliminando o Colo-Colo do Chile. O Botafogo eliminou na Terceira Etapa da Pré-Libertadores o Olimpia do Paraguai. Na Fase de Grupos, o Botafogo está no Grupo 1 com: Atlético Nacional da Colombia, Estudiantes da Argentina e Barcelona de Guayaquil do Equador.

Situação da Chapecoense na Copa Libertadores da América 2017
A Chapecoense se classificou para a Copa Libertadores da América de 2017 através da conquista da Copa Sul-Americana de 2016*. O clube catarinense começará a Libertadores 2017 na Fase de Grupos no Grupo 7 com Nacional do Uruguai, Lanús da Argentina e Zulia da Venezuela. Os adversários e grupo da Chape foram definidos no sorteio da Libertadores 2017.

Situação do Flamengo na Copa Libertadores da América 2017
O Flamengo se classificou para a Copa Libertadores da América de 2017 através do 3º lugar do Campeonato Brasileiro de 2016. O clube carioca começará a Libertadores 2017 na Fase de Grupos no Grupo 4 com San Lorenzo da Argentina, Universidad Católica do Chile e Atlético Paranaense. Os adversários e grupo do Mengão foram definidos no sorteio da Libertadores 2017.

Situação do Grêmio na Copa Libertadores da América 2017
O Grêmio se classificou para a Copa Libertadores da América de 2017 através da conquista da Copa do Brasil de 2016. O Tricolor dos Pampas começará a Libertadores 2017 na Fase de Grupos no Grupo 6 com Guaraní do Paraguai, Zamora da Venezuela e Deportes Iquique do Chile. Os adversários e grupo do Imortal foram definidos no sorteio da Libertadores 2017.

Situação do Palmeiras na Copa Libertadores da América 2017
O Palmeiras se classificou para a Copa Libertadores da América de 2017 através da conquista do Campeonato Brasileiro de 2016. O clube paulista começará a Libertadores 2017 na Fase de Grupos no Grupo 5 com Peñarol do Uruguai, Jorge Wilstermann da Bolívia e Atlético Tucumán da Argentina. Os adversários e grupo do Verdão foram definidos no sorteio da Libertadores 2017.

Situação do Santos na Copa Libertadores da América 2017
O Santos se classificou para a Copa Libertadores da América de 2017 através do 2º lugar do Campeonato Brasileiro de 2016. O clube santista começará a Libertadores 2017 na Fase de Grupos no Grupo 2 Grupo 2 com Santa Fe da Colômbia, Sporting Cristal do Peru e The Strongest da Bolívia. Os adversários e grupo do Peixe foram definidos no sorteio da Libertadores 2017.

Saiba mais:
Campanha do Atlético Mineiro na Copa Libertadores da América 2017
Campanha do Atlético Paranaense na Copa Libertadores da América 2017
Campanha do Botafogo na Copa Libertadores da América 2017
Campanha da Chapecoense na Copa Libertadores da América 2017
Campanha do Flamengo na Copa Libertadores da América 2017
Campanha do Grêmio na Copa Libertadores da América 2017
Campanha do Palmeiras na Copa Libertadores da América 2017
Campanha do Santos na Copa Libertadores da América 2017
Clubes brasileiros na Copa Libertadores da América 2017

Próximos jogos dos clubes brasileiros na Copa Libertadores da América 2017
Confira quais são os próximos jogos das equipes brasileiras na Libertadores de 2017.

Próximo jogo do Atlético Mineiro na Copa Libertadores da América 2017
Bandeira do Brasil Atlético Mineiro x Sport Boys Bandeira da Bolívia
13/04/2017 - 21:45 - Estádio Mineirão - Belo Horizonte - Brasil

Próximo jogo do Atlético Paranaense na Copa Libertadores da América 2017
Bandeira do Brasil Flamengo x Atlético Paranaense Bandeira do Brasil
12/04/2017 - 21:45 - Estádio Maracanã - Rio de Janeiro - Brasil

Próximo jogo do Botafogo na Copa Libertadores da América 2017
Bandeira da Colômbia Atlético Nacional x Botafogo Bandeira do Brasil
13/04/2017 - 19:45 - Estádio Atanasio Girardot - Medellín - Colômbia

Próximo jogo da Chapecoense na Copa Libertadores da América 2017
Bandeira do Brasil Chapecoense x Nacional Bandeira do Uruguai
18/04/2017 - 21:45 - Arena Condá - Chapecó - Brasil

Próximo jogo do Flamengo na Copa Libertadores da América 2017
Bandeira do Brasil Flamengo x Atlético Paranaense Bandeira do Brasil
12/04/2017 - 21:45 - Estádio Maracanã - Rio de Janeiro - Brasil

Próximo jogo do Grêmio na Copa Libertadores da América 2017
Bandeira do Brasil Grêmio x Deportes Iquique Bandeira do Chile
11/04/2017 - 21:45 - Arena do Grêmio - Porto Alegre - Brasil

Próximo jogo do Palmeiras na Copa Libertadores da América 2017
Bandeira do Brasil Palmeiras x Peñarol Bandeira do Uruguai
12/04/2017 - 21:45 - Allianz Parque (Arena Palestra Itália) - São Paulo - Brasil

Próximo jogo do Santos na Copa Libertadores da América 2017
Bandeira da Colômbia Santa Fe x Santos Bandeira do Brasil
19/04/2017 - 19:45 - Estádio El Campín - Bogotá - Colômbia

Obs.: O horário das partidas é local. O horário de Brasília para os jogos está em parênteses.

Saiba mais:
Campanha do Atlético Mineiro na Copa Libertadores da América 2017
Campanha do Atlético Paranaense na Copa Libertadores da América 2017
Campanha do Botafogo na Copa Libertadores da América 2017
Campanha da Chapecoense na Copa Libertadores da América 2017
Campanha do Flamengo na Copa Libertadores da América 2017
Campanha do Grêmio na Copa Libertadores da América 2017
Campanha do Palmeiras na Copa Libertadores da América 2017
Campanha do Santos na Copa Libertadores da América 2017
Clubes brasileiros na Copa Libertadores da América 2017

Que tal viajar para Torres del Paine? - Patagônia Chilena
Que tal viajar para a Patagônia Chilena? Espetacular! O Parque Nacional Torres del Paine é um paraíso onde a força da natureza reina. O parque está localizado na Região de Magalhães, sul do Chile. Confira no vídeo:
Fonte do vídeo: quetalviajar

 
  Copa Libertadores da América 2017 - Copa Bridgestone Libertadores - Edição 2017
Pré-Libertadores : 1ª Etapa da Pré-Libertadores : 2ª Etapa da Pré-Libertadores : 3ª Etapa da Pré-Libertadores

Fase de Grupos : Grupo 1 : Grupo 2 : Grupo 3 : Grupo 4 : Grupo 5 : Grupo 6 : Grupo 7 : Grupo 8

Fase Final (Mata-Mata) - Possíveis confrontos das oitavas : Sorteio das oitavas de final : Oitavas de final : Quartas de final : Semifinal : Final

Sorteio da Libertadores 2017 : Tabela : Calendário : Classificados : Clubes transferidos à Copa Sul-Americana 2017 : Classificação Final : Estatísticas : Estádios : Bola : Troféu : Video game : Jogos na TV : Jogos na Internet : Jogos no Rádio : Notícias : Fotos : Vídeos : Curiosidades : Premiação : Árbitros : Jogadores : Treinadores : Artilheiros : Assistências : Ingressos : Uniformes e Camisas

Clubes da Libertadores 2017 - Clubes da Argentina na Libertadores 2017 - Atlético Tucumán | Estudiantes | Godoy Cruz | Lanús | River Plate | San Lorenzo : Clubes da Bolívia na Libertadores 2017 - Jorge Wilstermann | Sport Boys | The Strongest | Universitario de Sucre : Clubes do Brasil na Libertadores 2017 : Atlético Mineiro | Atlético Paranaense | Botafogo | Chapecoense | Flamengo | Grêmio | Palmeiras | Santos : Clubes do Chile na Libertadores 2017 - Colo-Colo | Deportes Iquique | Unión Española | Universidad Católica : Clubes da Colômbia na Libertadores 2017 - Atlético Nacional | Independiente Medellín | Millonarios | Santa Fe : Clubes do Equador na Libertadores 2017 - Barcelona de Guayaquil | El Nacional | Emelec | Independiente del Valle : Clubes do México na Libertadores 2017 - Nenhum. Os clubes mexicanos desistiram de disputar esta edição da Libertadores. : Clubes do Paraguai na Libertadores 2017 - Deportivo Capiatá | Guaraní | Libertad | Olimpia : Clubes do Peru na Libertadores 2017 - Deportivo Municipal | Melgar | Sporting Cristal | Universitario : Clubes do Uruguai na Libertadores 2017 - Cerro | Montevideo Wanderers | Nacional | Peñarol : Clubes da Venezuela na Libertadores 2017 - Carabobo | Deportivo Táchira | Zamora | Zulia

  Copa Libertadores da América - Taça Libertadores de América
História : Campeões : Campeões Invictos : Clubes : Recordes : Curiosidades : Artilheiros : Estatísticas : Brasileiros : Troféu : Bolas oficiais

Edições - 1948 (Campeonato Sul-americano de Clubes Campeões) | 1960 : 1961 : 1962 : 1963 : 1964 : 1965 : 1966 : 1967 : 1968 : 1969 : 1970 : 1971 : 1972 : 1973 : 1974 : 1975 : 1976 : 1977 : 1978 : 1979 : 1980 : 1981 : 1982 : 1983 : 1984 : 1985 : 1986 : 1987 : 1988 : 1989 : 1990 : 1991 : 1992 : 1993 : 1994 : 1995 : 1996 : 1997 : 1998 : 1999 : 2000 : 2001 : 2002 : 2003 : 2004 : 2005 : 2006 : 2007 : 2008 : 2009 : 2010 : 2011 : 2012 : 2013 : 2014 : 2015 : 2016 : 2017 : 2018 : 2019 : 2020 : 2021 : 2022 : 2023 : 2024 : 2025 : 2026 : 2027 : 2028 : 2029 : 2030 : 2031 : 2032 : 2033

 
Publicidade


Site oficial da Copa Libertadores da América