Jogos Olímpicos

Confira a história do Jogos Olímpicos e as principais competições.

Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012 - Olimpíada de 2012

Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos são um evento esportivo que ocorre a cada quatro anos. Atletas de todo o mundo representam os seus países nos Jogos Olímpicos.



Tags: Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 - Programa - Calendário - Apresentações - Músicas - Vídeos - Transmissão da Tv da Cerimônia de abertura das Olimpíadas - Data 27 de julho - 27/07/2012

Home » Jogos Olímpicos (Olimpíadas) » Londres 2012 » Cerimônia de abertura - Londres em 2012

Tópicos desta página: Programação dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 - Programa das Olimpíadas de Londres 2012 - Calendário das provas de competição dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 - Olimpíada de Londres 2012 - História dos Jogos Olímpicos - História das Olimpíadas - Quadro de Medalhas das Olimpíadas de Londres 2012 - Medalhas de Ouro em Londres 2012 - Próxima Olimpíada - Países da Olimpíada de Londres 2012 - curiosidades dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 - História dos Jogos Olímpicos - Qual a história das mascotes - Londres 2012 - Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 - Programa - Calendário - Apresentações - Músicas - Vídeos - Transmissão da Tv da Cerimônia de abertura das Olimpíadas

  Links e sites oficiais das Olimpíadas:
Página oficial dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012 - Olimpíadas de Londres 2012
Fotos da Cerimônia de Abertura da Olimpíada de Londres 2012
Vídeos da Cerimônia de Abertura da Olimpíada de Londres 2012
Notícias da Cerimônia de Abertura da Olimpíada de Londres 2012

Olimpíadas de Londres 2012


Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

Confira o melhor da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 em Londres, Reino Unido. Saiba todas as informações do maior evento esportivo do mundo. Conheça o que aconteceu no dia 27 de julho - data da abertura oficial da Olimpíada de Londres. Saiba informações da cerimônia de abertura com músicas, apresentações, tocha olímpica, atletas, desfile, curiosidades, programação da tv, hora, modalidade e local de disputa dos eventos dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Os Jogos Olímpicos de Verão de Londres 2012 (Jogos da XXX Olimpíada) foram realizados em Londres, Inglaterra, Reino Unido, entre 27 de julho a 12 de agosto de 2012. Acompanhe no site Quadro de Medalhas o calendário, eventos, atletas e programação da tv do atletismo nas Olimpíadas 2012 de Londres.

Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres - 27 de julho

A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012 foi realizada em 27 de julho de 2012 com audiência estimada em quatro bilhões de pessoas em todo o mundo. A Cerimônia de Abertura da Olímpiada de Londres recebeu o nome de "The Isles of Wonder". A direção artística da cerimônia de abertura ficou cargo do premiado diretor de cinema Danny Boyle dos sucessos "Quem Quer Ser um Milionário?", "Trainspotting - Sem Limites", "127 Horas", "Extermínio", entre outros. O compositor indiano de trilhas sonoras para cinema indiano A. R. Rahman, que também trabalhou com Danny Boyle em seus filmes, mostrou a influência da ex-colônia no Reino Unido.

Estiveram presentes no camarote real da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de 2012 a Rainha Elizabeth II, o Duque de Edimburgo, o Príncipe de Gales e a Duquesa da Cornualha e outros membros da Família Real Britânica. A rainha e o Duque de Edimburgo foram acompanhados pelo reverendo Dr. Rowan Williams - arcebispo de Canterbury da Comunhão Anglicana; pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron, acompanhado de sua esposa, Samantha Cameron; pelo ex-primeiro-ministro Sir John Major; e por Boris Johnson, prefeito de Londres, acompanhado de sua esposa Marina Wheeler.

Exatamente às 8:12 ("2012" no relógio de 24 horas), os Red Arrows, oficialmente denominados como Royal Air Force Aerobatic Team (Grupo Acrobático da Real Força Aérea), realizaram um sobrevoo sobre o Estádio Olímpico de Londres e, em seguida, em Hyde Park. No prólogo, houve um espetáculo das "Variações Enigma" de Elgar tocada por uma orquestra composta por jovens músicos do leste de Londres e membros da Orquestra Sinfônica de Londres. A cerimônia começou às 21:00 com um filme de dois minutos, dirigido por Danny Boyle e produzida em conjunto com a BBC. O filme teve imagens do rio Tâmisa, cenas da vida contemporânea britânica e trilha sonora com músicas de Clash e Sex Pistols. Depois, já no estádio, um grupo de crianças segurava balões numerados de 10 a 1 que estouraram numa contagem regressiva. O ciclista britânico Bradley Wiggins, que cinco dias antes havia se tornado o primeiro britânico a vencer a Volta à França, surgiu para abrir a cerimônia tocando um grande sino.

A primeira parte da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de 2012 demonstrou o desenvolvimento econômico e social britânico da economia rural até os anos 1960. Inicialmente o estádio foi transformado numa imensa área rural com uma representação do famoso monte Glastonbury Tor. Aos poucos, a área verde deu lugar às enormes chaminés de fábricas representando as modificações causadas no país pela Revolução Industrial. Os hinos informais dos quatro países do Reino Unido foram cantados: "Jerusalém" (cantada por um coro ao vivo no estádio), complementada por performances filmadas de "Danny Boy" (na Calçada dos Gigantes, Irlanda do Norte), "Flor da Escócia" (no Castelo de Edimburgo, Escócia) e "Pão do Céu" (na Praia de Rhossili, País de Gales). Os hinos tiveram imagens das seleções nacionais do Reino Unido de rúgbi, uma homenagem a um esporte popular no país, mas que ficou de fora desta edição dos Jogos. O rúgbi estará presente nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

Nesta parte do show foi feito um silêncio em memória das perdas das Guerras Mundiais. Atores desfilaram representando grupos históricos que mudaram a face da Grã-Bretanha, incluindo o movimento de sufrágio feminino e movimentos civis britânicos, ao som de "And I Will Kiss" da banda de música eletrônica Underworld, tocada por mil percussionistas liderados pelo músico Evelyn Glennie. Foi formado um grande anel olímpico sobre o estádio, que ao ser completado fez um grande espetáculo pirotécnico.

Logo após foi exibido um filme estrelado pelo ator Daniel Craig, interpretando o agente secreto James Bond no Palácio de Buckingham, com a inesperada participação da Rainha Elisabeth II. No filme, os dois voam em um helicóptero até o estádio e os dois saltam de paraquedas do helicóptero. Neste momento, dois atores saltaram de paraquedas de um helicóptero que sobrevoava o Estádio Olímpico. Neste momento foram apresentados a Rainha, o Duque de Edimburgo e Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI). A bandeira do Reino Unido foi hasteada por membros das Forças Armadas de Sua Majestade, enquanto era tocado a cappella o hino nacional britânico pelo Kaos Signing Choir for Deaf and Hearing Children, coro de crianças com deficiências auditivas.

Foi feita uma homenagem ao Serviço Nacional de Saúde (NHS), com música tocada ao vivo pelo músico Mike Oldfield, incluindo trechos de suas obras Tubular Bells II e Tubular Bells III. Enfermeiros do SNS entraram no estádio juntamente com crianças em leitos hospitalares, alguns dos quais funcionavam como trampolins. As camas foram organizadas em um rosto sorridente (o logotipo do hospital Great Ormond Street). Este hospital conta com os direitos autorais cedidos em vida pelo autor de Peter Pan, J. M. Barrie.

Depois de uma sequência de dança, uma celebração da literatura infantil de autores britânicos com JK Rowling, renomada autora de Harry Potter, lendo uma seção de Peter Pan, adicionando os vilões da literatura infantil como a Rainha de Copas de Alice no País das Maravilhas, o Capitão Gancho de Peter Pan, Cruella de Vil de 101 Dálmatas, e Lord Voldemort de Harry Potter. Dezenas de mulheres caracterizadas como Mary Poppins desceram de guarda-chuvas numa sequência com música de Mike Oldfield e banda, incluindo "In Dulci Jubilo". Foi apresentado o maestro inglês para conduzir "Carruagens de Fogo" de Vangelis com a Orquestra Sinfônica de Londres. Inesperadamente, as primeiras notas repetidas à exaustão foram tocadas pelo personagem mais famoso de Rowan Atkinson, o Mr. Bean. O personagem entediado em tocar uma única nota cai no sono, nisto mostrou-se uma montagem sobre a cena antológica do filme "Carruagens de Fogo" com os corredores na praia, juntamente com Mr. Bean.

Após foi feita uma homenagem à cultura popular britânica. Um família foi mostrada numa casa que mostrava cenas de filmes britânicos, programas de televisão e vídeos musicais ao som de sucessos do Reino Unido, como "Going Underground" do The Jam. Enquanto desenrolava uma história de dois jovens paquerando pelo celular, terminando numa apresentação do rapper britânico Dizzee Rascal. No final é apresentado Tim Berners-Lee, inventor da World Wide Web, num computador clássico NeXT.

Em seguida foi mostrado o jogador David Beckham dirigindo um barco a motor pelo Rio Tâmisa sob a Tower Bridge. Beckham estava carregando a tocha olímpica e acompanhado pela jogadora Jade Bailey ao som de David Holmes.

O Desfile das Nações foi acompanhado, em parte, por canções populares (principalmente da Grã-Bretanha e da Irlanda), incluindo "West End Girls" do Pet Shop Boys, "Stayin' Alive" dos Bee Gees e tanto "Where the Streets Have No Name" e "Beautiful Day" da banda irlandesa U2. A delegação britânica entrou no estádio com a canção "Heroes" de David Bowie. Após o desfile de cada país as bandeiras eram fincadas na representação do Glastonbury Tor.

Após o desfile das delegações, a banda Arctic Monkeys tocou "I Bet You Look Good On The Dancefloor" e uma versão de "Come Together" dos Beatles. Nesta última música, ciclistas com asas iluminadas circularam o estádio representando as pombas da paz. Enquanto um ciclista com um bico amarelo "voou" para fora do estádio - uma homenagem ao ciclista Bradley Wiggins.

A parte formal da cerimônia foi introduzida pelo medalhista de ouro Sebastian Coe. O ex-atleta e político fez um discurso celebrando o esporte e os Jogos Olímpicos. Depois, foi a vez do presidente do COI, Jacques Rogge, realizar seu discurso enaltecendo o Reino Unido, Londres e os Jogos Olímpicos de 2012. Além de um discurso contra o doping. Em seguida, os Jogos Olímpicos de Londres foram oficialmente abertos pela Rainha Elizabeth II.

A abertura foi imediatamente seguida por uma queima de fogos e pela introdução da bandeira olímpica, transportada por oito pessoas, escolhidas de todo o mundo como símbolos dos valores olímpicos: o maestro argentino Daniel Barenboim, a ativista Sally Becker, o diretor Shami Chakrabarti, o ativista Leymah Gbowee, o atleta Haile Gebrselassie, a escritora Doreen Lawrence, o Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon e ambientalista brasileira Marina Silva. Esta foi uma ruptura com a tradição de apenas atletas olímpicos carregarem a bandeira olímpica. Antes de chegar ao seu destino a bandeira foi tocada pela lenda do pugilismo Muhammad Ali. A bandeira olímpica foi recebida por um guarda das Forças Armadas e hasteada ao som do Hino Olímpico.

David Beckham chegou ao Parque Olímpico com Steve Redgrave, medalhista de ouro no remo em cinco Jogos Olímpicos consecutivos. O ex-atleta entregou a tocha a sete atletas jovens, cada um indicado por um famoso medalhista olímpico britânico. Após a volta ao estádio os atletas acenderam as 204 pétalas de cobre (cada pétala tinha sido levado ao estádio por um dos países durante o Desfile das Nações). A chama se espalhou por todas as pétalas, que foram levantados em anéis e convergiram para formar a pira olímpica, projetada pelo designer inglês Thomas Heatherwick. A pira olímpica foi descrita como um dos segredos mais bem guardados da cerimônia de abertura.

Alex Trimble, vocalista da banda norte-irlandesa Two Door Cinema Club, cantou a música "Caliban's Dream" antes da acendimento da pira olímpica, escrita especialmente por Rick Smith do Underworld para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2012.

Após o acendimento da pira foi feita mais uma apresentação de fogos de artifício, com a música "Eclipse" da banda britânica Pink Floyd. No final da cerimônia, o público foi agraciado com a apresentação de "The End" e "Hey Jude" do ex-Beatle Paul McCartney.

Abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Londres 2012
Rainha Isabel II do Reino Unido (Elizabeth II)

Juramento dos Atletas dos Jogos Olímpicos de Londres 2012
Sarah Stevenson

Juramento dos Juízes dos Jogos Olímpicos de Londres 2012
Mik Basi

Juramento dos Treinadores dos Jogos Olímpicos de Londres 2012
Eric Farrell

Pessoas que acenderam a Tocha Olímpica nos Jogos Olímpicos de Londres 2012
Callum Airlie, Jordan Duckitt, Desiree Henry, Katie Kirk, Cameron MacRitchie, Aidan Reynolds e Adelle Tracey

Local da abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Londres 2012
Estádio Olímpico de Londres (Olympic Stadium)

Curiosidades da abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012
-

Eventos da abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012
-

Saiba mais: Cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Londres 2012
Calendário das Olimpíadas de Londres 2012
Esportes das Olimpíadas de Londres 2012

Programação dia a dia dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

Dia 25 de julho, quarta-feira
Dia 26 de julho, quinta-feira
Dia 27 de julho, sexta-feira
Dia 28 de julho, sábado
Dia 29 de julho, domingo
Dia 30 de julho, segunda-feira
Dia 31 de julho, terça-feira
Dia 1 de agosto, quarta-feira
Dia 2 de agosto, quinta-feira
Dia 3 de agosto, sexta-feira
Dia 4 de agosto, sábado
Dia 5 de agosto, domingo
Dia 6 de agosto, segunda-feira
Dia 7 de agosto, terça-feira
Dia 8 de agosto, quarta-feira
Dia 9 de agosto, quinta-feira
Dia 10 de agosto, sexta-feira
Dia 11 de agosto, sábado
Dia 12 de agosto, domingo

Desfile dos países na Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012
Conforme a tradição das Olimpíadas a Grécia foi a primeira nação a desfilar por ser o anfitrião original dos Jogos Olímpicos e a Grã-Bretanha foi a última delegação a desfilar, por ser o país anfitrião. Todos os outros países entraram no estádio em ordem alfabética em inglês, língua do país anfitrião. Confira abaixo a lista das delegações com porta-bandeiras.
Ordem de Entrada - País - Porta-bandeira - Esporte do Porta-bandeira
1 - Grécia (GRE) - Alexandros Nikolaidis - Taekwondo
2 - Afeganistão (AFG) - Nesar Ahmad Bahave - Taekwondo
3 - Albânia (ALB) - Romela Begaj - Halterofilismo
4 - Argélia (ALG) - Abdelhafid Benchabla - Boxe
5 - Samoa Americana (ASA) - Ching Maou Wei - Natação
6 - Andorra (AND) - Joan Tomàs Roca - Tiro
7 - Angola (ANG) - Antonia Moreira - Judô
8 - Antígua e Barbuda (ANT) - Daniel Bailey - Atletismo
9 - Argentina (ARG) - Luciana Aymar - Hóquei sobre a grama
10 - Armênia (ARM) - Arman Yeremyan - Taekwondo
11 - Aruba (ARU) - Jemal Le Grand - Natação
12 - Austrália (AUS) - Lauren Jackson - Basquetebol (Basquete)
13 - Áustria (AUT) - Markus Rogan - Natação
14 - Azerbaijão (AZE) - Elnur Mammadli - Judô
15 - Bahamas (BAH) - Chris Brown - Atletismo
16 - Bahrein (BRN) - Azza Al Qasmi - Tiro
17 - Bangladesh (BAN) - Mahfizur Rahman Sagor - Natação
18 - Barbados (BAR) - Ryan Brathwaite - Atletismo
19 - Bielorrússia (Belarus) (BLR) - Max Mirnyi - Tênis
20 - Bélgica (BEL) - Tia Hellebaut - Atletismo
21 - Belize (BIZ) - Kenneth Medwood - Atletismo
22 - Benim (BEN) - Jacob Gnahoui - Judô
23 - Bermudas (BER) - Zander Kirkland - Vela (Iatismo)
24 - Butão (BHU) - Sherab Zam - Tiro com arco (Arco e Flecha)
25 - Bolívia (BOL) - Karen Torrez - Natação
26 - Bósnia e Herzegovina (BIH) - Amel Mekic - Judô
27 - Botsuana (BOT) - Amantle Montsho - Atletismo
28 - Brasil (BRA) - Rodrigo Pessoa - Hipismo
29 - Ilhas Virgens Britânicas (IVB) - Tahesia Harrigan - Atletismo
30 - Brunei (BRU) - Maziah Mahusin - Atletismo
31 - Bulgária (BUL) - Yordan Yovchev - Ginástica
32 - Burquina Fasso (BUR) - Severine Nebie - Judô
33 - Burundi (BDI) - Diane Nukuri - Atletismo
34 - Camboja (CAM) - Sorn Davin - Taekwondo
35 - Camarões (CMR) - Annabelle Ali - Wrestling (Lutas)
36 - Canadá (CAN) - Simon Whitfield - Triatlo
37 - Cabo Verde (CPV) - Adysângela Moniz - Judô
38 - Ilhas Cayman (CAY) - Brett Fraser - Natação
39 - República Centro-Africana (CAF) - Seulki Kang - Taekwondo
40 - Chade (CHA) - Carine Ngarlemdana - Judô
41 - Chile (CHI) - Denisse van Lamoen - Tiro com arco (Arco e Flecha)
42 - China (CHN) - Yi Jianlian - Basquetebol (Basquete)
43 - Colômbia (COL) - Mariana Pajón - Ciclismo
44 - Comores (COM) - Ahamada Feta - Atletismo
45 - Congo (CGO) - Lorene Bazolo - Atletismo
46 - Ilhas Cook (COK) - Helema Williams - Vela (Iatismo)
47 - Costa Rica (CRC) - Gabriela Traña - Atletismo
48 - Costa do Marfim (CIV) - Ben Youssef Meite - Atletismo
49 - Croácia (CRO) - Venio Losert - Handebol (Andebol)
50 - Cuba (CUB) - Mijaín López - Wrestling (Lutas)
51 - Chipre (CYP) - Marcos Baghdatis - Tênis
52 - República Tcheca (CZE) - Petr Koukal - Badminton
53 - Coreia do Norte (PRK) - Pak Song-Chol - Atletismo
54 - República Democrática do Congo (COD) - Ilunga Mande Zatara - Atletismo
55 - Dinamarca (DEN) - Kim Wraae Knudsen - Canoagem
56 - Djibouti (DJI) - Zourah Ali - Atletismo
57 - Dominica (DMA) - Erison Hurtault - Atletismo
58 - República Dominicana (DOM) - Gabriel Mercedes - Taekwondo
59 - Equador (ECU) - César de Cesare - Canoagem
60 - Egito (EGY) - Hesham Mesbah - Judô
61 - El Salvador (ESA) - Evelyn García - Ciclismo
62 - Guiné Equatorial (GEQ) - Bibiana Martina - Atletismo
63 - Eritreia (ERI) - Weynay Ghebresilasie - Atletismo
64 - Estônia (EST) - Aleksander Tammert - Atletismo
65 - Etiópia (ETH) - Yanet Seyoum - Natação
66 - Fiji (FIJ) - Josateki Naulu - Judô
67 - Finlândia (FIN) - Hanna-Maria Seppälä - Natação
68 - Macedônia (MKD) - Marko Blaževski - Natação
69 - França (FRA) - Laura Flessel-Colovic - Esgrima
70 - Gabão (GAB) - Ruddy Zang Milama - Atletismo
71 - Gâmbia (GAM) - Suwaibou Sanneh - Atletismo
72 - Geórgia (GEO) - Nino Salukvadze - Tiro
73 - Alemanha (GER) - Natascha Keller - Hóquei sobre a grama
74 - Gana (GHA) - Maxwell Amponsah - Boxe
75 - Granada (GRN) - Kirani James - Atletismo
76 - Guam (GUM) - Maria Dunn - Wrestling (Lutas)
77 - Guatemala (GUA) - Juan Ignacio Maegli - Vela (Iatismo)
78 - Guiné (GUI) - Facinet Keita - Judô
79 - Guiné-Bissau (GBS) - Augusto Midana - Wrestling (Lutas)
80 - Guiana (GUY) - Winston George - Atletismo
81 - Haiti (HAI) - Linouse Desravine - Judô
82 - Honduras (HON) - Ronald Bennett - Atletismo
83 - Hong Kong (HKG) - Lee Wai Sze - Ciclismo
84 - Hungria (HUN) - Péter Biros - Water polo
85 - Islândia (ISL) - Ásdís Hjálmsdóttir - Atletismo
86 - Atletas Olímpicos Independentes (IOA) * - Brooklyn Kerlin - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres (LOCOG)
87 - Índia (IND) - Sushil Kumar - Wrestling (Lutas)
88 - Indonésia (INA) - I Gede Siman Sudartawa - Natação
89 - Irã (IRI) - Ali Mazaheri - Boxe
90 - Iraque (IRQ) - Dana Hussain - Atletismo
91 - Irlanda (IRL) - Katie Taylor - Boxe
92 - Israel (ISR) - Shahar Tzuberi - Vela (Iatismo)
93 - Itália (ITA) - Valentina Vezzali - Esgrima
94 - Jamaica (JAM) - Usain Bolt - Atletismo
95 - Japão (JPN) - Saori Yoshida - Wrestling (Lutas)
96 - Jordânia (JOR) - Nadin Dawani - Taekwondo
97 - Cazaquistão (KAZ) - Nurmakhan Tinaliyev - Wrestling (Lutas)
98 - Quênia (KEN) - Jason Dunford - Natação
99 - Kiribati (KIR) - David Katoatau - Halterofilismo
100 - Coreia do Sul (KOR) - Yoon Kyung-Shin - Handebol (Andebol)
101 - Kuwait (KUW) - Fehaid Al-Deehani - Tiro
102 - Quirguistão (KGZ) - Chingiz Mamedov - Judô
103 - Laos (LAO) - Kilakone Siphonexay - Atletismo
104 - Letônia (LAT) - Martinš Plavinš - Voleibol de praia (Vôlei de praia)
105 - Líbano (LIB) - Andrea Paoli - Taekwondo
106 - Lesoto (LES) - Mamorallo Tjoka - Atletismo
107 - Libéria (LBR) - Phobay Kutu-Akoi - Atletismo
108 - Líbia (LBA) - Sofyan El Gidi - Natação
109 - Liechtenstein (LIE) - Stephanie Vogt - Tênis
110 - Lituânia (LTU) - Virgilijus Alekna - Atletismo
111 - Luxemburgo (LUX) - Marie Muller - Judô
112 - Madagascar (MAD) - Fetra Ratsimiziva - Judô
113 - Malawi (MAW) - Mike Tebulo - Atletismo
114 - Malásia (MAS) - Pandelela Rinong - Saltos ornamentais
115 - Maldivas (MDV) - Mohamed Ajfan Rasheed - Badminton
116 - Mali (MLI) - Rahamatou Drame - Atletismo
117 - Malta (MLT) - William Chetcuti - Tiro
118 - Ilhas Marshall (MHL) - Haley Nemra - Atletismo
119 - Mauritânia (MTN) - Jidou El Moctar - Atletismo
120 - Ilhas Maurício (MRI) - Natacha Rigobert - Voleibol de praia (Vôlei de praia)
121 - México (MEX) - María Espinoza - Taekwondo
122 - Micronésia (FSM) - Manuel Minginfel - Halterofilismo
123 - Moldávia (MDA) - Dan Olaru - Tiro com arco (Arco e Flecha)
124 - Mônaco (MON) - Angelique Trinquier - Natação
125 - Mongólia (MGL) - Ser-Od Bat-Ochir - Atletismo
126 - Montenegro (MNE) - Srdan Mrvaljevic - Judô
127 - Marrocos (MAR) - Wiam Dislam - Taekwondo
128 - Moçambique (MOZ) - Kurt Couto - Atletismo
129 - Mianmar (MYA) - Zaw Win Thet - Atletismo
130 - Namíbia (NAM) - Gaby Ahrens - Tiro
131 - Nauru (NRU) - Itte Detenamo - Halterofilismo
132 - Nepal (NEP) - Prasiddha Jung Shah - Natação
133 - Países Baixos (Holanda) (NED) - Dorian van Rijsselberghe - Vela (Iatismo)
134 - Nova Zelândia (NZL) - Nick Willis - Atletismo
135 - Nicarágua (NCA) - Osmar Bravo - Boxe
136 - Níger (NIG) - Moustapha Hima - Boxe
137 - Nigéria (NGR) - Sinivie Boltic - Wrestling (Lutas)
138 - Noruega (NOR) - Mira Verås Larsen - Canoagem
139 - Omã (OMA) - Ahmed Al-Hatmi - Tiro
140 - Paquistão (PAK) - Sohail Abbas - Hóquei sobre a grama
141 - Palau (PLW) - Rodman Teltull - Atletismo
142 - Palestina (PLE) - Maher Abu Remeleh - Judô
143 - Panamá (PAN) - Irving Saladino - Atletismo
144 - Papua-Nova Guiné (PNG) - Toea Wisil - Atletismo
145 - Paraguai (PAR) - Ben Hockin - Natação
146 - Peru (PER) - Gladys Tejeda - Atletismo
147 - Filipinas (PHI) - Hidilyn Diaz - Halterofilismo
148 - Polônia (POL) - Agnieszka Radwanska - Tênis
149 - Portugal (POR) - Telma Monteiro - Judô
150 - Porto Rico (PUR) - Javier Culson - Atletismo
151 - Qatar (QAT) - Bahiya Al-Hamad - Tiro
152 - Romênia (ROU) - Horia Tecau - Tênis
153 - Rússia (RUS) - Maria Sharapova - Tênis
154 - Ruanda (RWA) - Adrien Niyonshuti - Ciclismo
155 - São Cristóvão e Neves (SKN) - Kim Collins - Atletismo
156 - Santa Lúcia (LCA) - Levern Spencer - Atletismo
157 - São Vicente e Granadinas (VIN) - Kineke Alexander - Atletismo
158 - Samoa (SAM) - Ele Opeloge - Halterofilismo
159 - San Marino (SMR) - Alessandra Perilli - Tiro
160 - São Tomé e Príncipe (STP) - Lecabela Quaresma - Atletismo
161 - Arábia Saudita (KSA) - Sultan Mubarak Al-Dawoodi - Atletismo
162 - Senegal (SEN) - Hortense Diédhiou - Judô
163 - Sérvia (SRB) - Novak Djokovic - Tênis
164 - Seychelles (SEY) - Dominic Dugasse - Judô
165 - Serra Leoa (SLE) - Ola Sesay - Atletismo
166 - Singapura (SIN) - Feng Tianwei - Tênis de mesa
167 - Eslováquia (SVK) - Jozef Gönci - Tiro
168 - Eslovênia (SLO) - Peter Kauzer - Canoagem
169 - Ilhas Salomão (SOL) - Jenly Tegu Wini - Halterofilismo
170 - Somália (SOM) - Zamzam Mohamed Farah - Atletismo
171 - África do Sul (RSA) - Caster Semenya - Atletismo
172 - Espanha (ESP) - Pau Gasoln - Basquetebol (Basquete)
173 - Sri Lanka (SRI) - Niluka Karunaratne - Badminton
174 - Sudão (SUD) - Ismail Ahmed Ismail - Atletismo
175 - Suriname (SUR) - Chinyere Pigot - Natação
176 - Suazilândia (SWZ) - Luke Hall - Natação
177 - Suécia (SWE) - Rolf-Göran Bengtsson - Hipismo
178 - Suíça (SUI) - Stanislas Wawrinkan - Tênis
179 - Síria (SYR) - Majed Aldin Ghazal - Atletismo
180 - Taipé Chinês (TPE) - Chen Shih-chieh - Halterofilismo
181 - Tadjiquistão (TJK) - Mavzuna Chorieva - Boxe
182 - Tanzânia (TAN) - Zakia Mrisho Mohamed - Atletismo
183 - Tailândia (THA) - Nuttapong Ketin - Natação
184 - Timor-Leste (TLS) - Augusto Ramos Soares - Atletismo
185 - Togo (TOG) - Benjamin Boukpeti - Canoagem
186 - Tonga (TGA) - Amini Fonua - Natação
187 - Trinidad e Tobago (TRI) - Marc Burns - Atletismo
188 - Tunísia (TUN) - Heykel Megannem - Handebol (Andebol)
189 - Turquia (TUR) - Neslihan Demir Darnel - Voleibol (Vôlei)
190 - Turcomenistão (TKM) - Serdar Hudayberdiyev - Boxe
191 - Tuvalu (TUV) - Asenate Manoa - Atletismo
192 - Uganda (UGA) - Ganzi Mugula - Natação
193 - Ucrânia (UKR) - Roman Gontiuk - Judô
194 - Emirados Árabes Unidos (UAE) - Saeed Al Maktoum - Tiro
195 - Estados Unidos (USA) - Mariel Zagunis - Esgrima
196 - Uruguai (URU) - Rodolfo Collazo - Remo
197 - Uzbequistão (UZB) - Elshod Rasulov - Boxe
198 - Vanuatu (VAN) - Anolyn Lulu - Tênis de mesa
199 - Venezuela (VEN) - Fabiola Ramos - Tênis de mesa
200 - Vietnã (VIE) - Nguyen Tien Nhat - Esgrima
201 - Ilhas Virgens Americanas (ISV) - Tabarie Henry - Atletismo
202 - Iêmen (YEM) - Tameem Al-Kubati - Taekwondo
203 - Zâmbia (ZAM) - Prince Mumba - Atletismo
204 - Zimbábue (ZIM) - Kirsty Coventry - Natação
205 - Grã-Bretanha (GBR) - Chris Hoy - Ciclismo

* Participantes da Antilhas Neerlandesas (Antilhas Holandesas) que foram dissolvidas em 2010 e do recém-criado Sudão do Sul.

Obs.: A ordem de entrada dos países na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres foi estabelecida a partir do idioma inglês, exceto em caso de nações em conflito. Tradicionalmente, a Grécia é a primeira nação a desfilar e a última é a anfitriã do evento de abertura das Olimpíadas. No encerramento pode não existir ordem de entrada.

Chefes de estado e dignitários presentes na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012
-

Jogos Olímpicos de Verão de 2012 - Olimpíadas de Londres 2012 : XIV Paraolimpíada - Londres 2012

Países : Esportes : Mascotes : Medalhas : Tocha : Locais das provas : Ingressos : Londres : Reino Unido : Calendário : Programação da TV : Musas : Musos : Curiosidades : Atletas : Brasileiros : Portugueses : Cerimônia de Abertura : Cerimônia de Encerramento : Brasil na Olimpíada : Portugal na Olimpíada

Quadro de Medalhas : Por população : Medalhas de ouro por população : Medalhas por PIB : Total de medalhas : Medalhas por atletas : Medalhas de ouro por atletas : Quadro de Medalhas dos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012

Jogos Olímpicos

História : Esportes : Emblemas : Cartazes : Tochas : Mascotes : Medalhas : Sedes : Curiosidades : Olimpíadas de Verão : Olimpíadas de Inverno : Países : Brasil nos Jogos Olímpicos : Portugal nos Jogos Olímpicos : Paraolimpíadas : Jogos Olímpicos da Antiguidade : Jogos Olímpicos da Juventude

Quadro de Medalhas das Olimpíadas de Verão : Quadro de Medalhas das Olimpíadas de Inverno : Quadro de Medalhas de todas as Olimpíadas Modernas (Verão e Inverno)

Jogos Olímpicos de Verão : Atenas 1896 : Paris 1900 : Saint Louis 1904 : Atenas 1906 (Intercalares) : Londres 1908 : Estocolmo 1912 : 1916 : Antuérpia 1920 : Paris 1924 : Amsterdã 1928 : Los Angeles 1932 : Berlim 1936 : 1940 : 1944 : Londres 1948 : Helsinque 1952 : Melbourne 1956 : Roma 1960 : Tóquio 1964 : México 1968 : Munique 1972 : Montreal 1976 : Moscou 1980 : Los Angeles 1984 : Seul 1988 : Barcelona 1992 : Atlanta 1996 : Sydney 2000 : Atenas 2004 : Pequim 2008 : Londres 2012 : Rio de Janeiro 2016 : Tóquio 2020 : Paris 2024 : Los Angeles 2028 : Brisbane 2032 : 2036 : 2040

Jogos Olímpicos de Inverno: Chamonix 1924 : St. Moritz 1928 : Lake Placid 1932 : G.-Partenkirchen 1936 : St. Moritz 1948 : Oslo 1952 : Cortina d'Ampezzo 1956 : Squaw Valley 1960 : Innsbruck 1964 : Grenoble 1968 : Sapporo 1972 : Innsbruck 1976 : Lake Placid 1980 : Sarajevo 1984 : Calgary 1988 : Albertville 1992 : Lillehammer 1994 : Nagano 1998 : Salt Lake 2002 : Turim 2006 : Vancouver 2010 : Sóchi 2014 : Pyeongchang 2018 : Pequim 2022 : Milão e Cortina d'Ampezzo 2026 : 2030 : 2034



 

Os melhores países para nômades digitais e trabalho remoto

Você tem planos de morar no exterior? Saiba quais são os melhores países para viver esta experiência, de acordo com uma pesquisa. Confira no vídeo a lista com os melhores países do mundo para nômades digitais e trabalho remoto.


Fonte: Que Tal Viajar?

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Sites recomendados

Cadê Meu Táxi?
Planeta PANC
Qual criptomoeda?
Qual DDD?
Qual DDI?
Qual TV por Assinatura
Que Tal Viajar
Só Passagem de Avião
Só Passagem de Ônibus
Tudo de Carros

Próximos Eventos Esportivos

Eurocopa 2024 (Euro 2024) - Alemanha
Eurocopa 2024 - Alemanha Campeonato Europeu de Futebol - UEFA Euro