Álbuns de figurinhas da Copa do Mundo Feminina

A Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA é disputada desde 1991.

Estádio Olímpico de Sydney (Stadium Australia), palco da final da Copa do Mundo Feminina de 2023 da Austrália e Nova Zelândia

Álbuns de figurinhas da Copa do Mundo de Futebol Feminino

A Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA (Campeonato Mundial de Futebol FIFA) é realizada a cada quatro anos desde 1991.



Álbuns de figurinhas da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA

Álbum de figurinhas, também chamado livro ilustrado ou de caderneta de cromos e álbum de cromos no português europeu, é um livro no qual adesivos colecionáveis (cromos ou figurinhas) são colados em locais designados.

A palavra "álbum" é derivava do latim "album,i", que significa tabuinha engessada para escrever determinações. O passatempo de colecionar figurinhas e completar os álbuns de figurinhas consiste em comprar pacotes (com número limitado de cromos) para completar o álbum. Certamente, à medida que forem comprados mais pacotes, maior é chance de tirar figurinhas repetidas. Os colecionadores trocam os negociam entre si os cromos. Na Internet, existem vários sites que relatam a história dos álbuns de figurinhas e servem de ponto de encontro dos colecionadores. Existem diversos tipos de álbuns de figurinhas como música, programas de TV, filme, quadrinhos e esportes. Entre as principais editoras de álbuns de figurinhas estão a Panini, Abril Jovem, OnLine Editora e Vintagedream. Com o sucesso dos álbuns de cromos também no segmento esportivo, não seria estranho que a Copa do Mundo não possuísse um álbum de figurinha oficial a cada edição.

As primeiras figurinhas foram produzidas pela Litografia Bognard para ilustrar os pavilhões da Feira Mundial de Comércio de Paris em 1867. No Brasil, as figurinhas são colecionadas desde o lançamento do primeiro álbum, no início dos anos 1900. O primeiro álbum de figurinhas no país foi uma coleção de bandeira de 60 países desenvolvidas pelos cigarros Estrela de Nazareth. O hábito de colecionar figurinhas começou de fato com o lançamento do sabonete Eucalol, em 1925. A empresa lançou uma promoção que a cada três sabonetes da marca o consumidor ganhava três figurinhas de estampas dos sabonetes. Posteriormente, surgiram os famosos álbuns de balas (Balas Futebol, Balas Ruth, Balas Cinédia, Balas Fruna, entre outras), que fizeram um enorme sucesso com o público infantil, alavancando a venda de doces.

No Brasil, o primeiro álbum oficial de futebol só surgiu em 1950, com o advento da primeira Copa do Mundo no Brasil, embora desde as figurinhas esportivas estivessem presentes anteriormente na história dos álbuns de figurinhas no país. A Balas Futebol da indústria de doces Americana, mais conhecidas pelos álbuns de figurinhas, patrocinou o primeiro álbum de figurinhas de futebol, visando o Mundial de 1950. O álbum só foi lançado meses depois da Copa do Mundo, com o frustrante vice-campeonato em casa da Seleção Brasileira. O Maracanaço não impediu que o álbum se tornasse um sucesso entre os mais jovens. A Seleção do Uruguai, campeã da competição, era a segunda seleção do álbum, logo após a do Brasil.

Nos anos 1970 foram lançados álbuns com figurinhas metálicas, tornando os álbuns completos pesados demais para que permanecesse intacto. Na Copa do Mundo de 1982, a goma de mascar Ping Pong lançaram o álbum da Copa do Mundo. Dentro de cada embalagem chiclete havia uma das 300 figurinhas do álbum. Em seis meses foram vendidos cerca de 600 mil álbuns. O álbum do Mundial de 1982 tornou-se, posteriormente, item de colecionador. Este não é um caso incomum. Um álbum completo de adesivos da Copa do Mundo de 1970, assinado por Pelé, foi vendido por um preço recorde de £10.450 (R$ 63 mil).

Além das Copas do Mundo, as editoras lançaram álbuns de campeonatos nacionais. Em 1977, a Editora Abril lançou o álbum do Campeonato Brasileiro, que só foi retomado em 1987, com o álbum da Copa União, torneio que até hoje é motivo de discórdia entre os torcedores sobre quem é o verdadeiro campeão. Dois anos depois, a editora Abril, em parceria com a Panini, passou a confeccionar anualmente os álbuns de figurinhas do Campeonato Brasileiro. A parceria terminou em 1993, quando a Panini assumiu a produção por completo.

A história da Panini começa em 1945 com a abertura de uma pequena banca de jornal na cidade italiana de Modena, pelos irmãos Benito e Giuseppe Panini. A banca era gerenciada pela mãe deles. Em 1954, os irmãos abriram a agência de distribuição de jornais do mesmo nome. Com o sucesso do negócio, os irmãos Panini fundaram o grupo Panini em 1961, lançando a primeira coleção de figurinhas do Campeonato Italiano de Futebol. Em 1970 foi publicado o Almanaque Ilustrado do Futebol Italiano; o primeiro álbum com adesivos data da temporada 1972-1973. A editora americana Marvel Comics comprou a Panini em 1994, fundindo a filial da Marvel Itália à empresa dos irmãos Panini. A Marvel tornou-se responsável por licenciar a publicação de quadrinhos da editora em todo os demais países do mundo.

Cinco anos depois, a Panini foi comprada pelo grupo italiano Fineldo Spa. Entretanto, foram mantidos os acordos anteriores entre a Marvel Italia com a matriz norte-americana. A Marvel cedeu a Panini para o Grupo Merloni. A Marvel Italia passou a ser chamada Panini Comics, embora a marca "Marvel Italia" ainda seja usada na Itália para títulos da Marvel. A Panini é a detentora exclusiva dos direitos de publicação mundiais da Marvel. Atualmente, a Panini é a quarta maior editora da Europa no setor infantil com faturamento anual de cerca de 800 milhões de euros.

O grupo Panini lançou seu primeiro álbum mundial na Copa do Mundo de 1970, disputada no México. Desde então, a editora italiana lançou um livro ilustrado de cada Mundial de Futebol: Alemanha Ocidental 1974, Argentina 1978, Espanha 1982, México 1986, Itália 1990, Estados Unidos 1994, França 1998, Coreia do Sul e Japão 2002, Alemanha 2006, África do Sul 2010, Brasil 2014, Rússia 2018 e Catar 2022. Espera-se que editora também lance o álbum de figurinha oficial da Copa do Mundo de 2026 do Canadá, Estados Unidos e México.

Álbum de figurinhas da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA - Austrália e Nova Zelândia 2023

Confira nesta página as curiosidades e informações do álbum de figurinhas da Copa do Mundo de Futebol Feminina de 2023.

O álbum de figurinhas da Copa do Mundo Feminina de 2023 foi lançado em junho de 2023. O álbum tem 580 figurinhas e 80 página, 100 figurinhas e 24 páginas a mais que o álbum da Copa do Mundo Feminina de 2019. O aumento também se deve ao aumento de 24 para 32 seleções participantes do torneio deste ano.

Cada seleção que participa do Mundial Feminino de 2023 é representada por 16 jogadoras em duas páginas, além de uma figurinha dourada da federação de futebol do país. Além das figurinhas, o álbum mostra a trajetória, tabela de jogos e as campanhas edições anteriores das seleções da Copa do Mundo Feminina de 2023.

O álbum oficial de figurinhas da Copa do Mundo Feminina de 2023 também tem uma seção especial: a "Beyond Greatness" ("Além da grandeza" em inglês), que é o slogan oficial do torneio. Nesta área são 32 figurinhas especiais, com uma jogadora de cada seleção, além de figurinhas do torneio com: troféu, logotipo, mascote e bola oficial da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023.

Capa do álbum de figurinhas Oficial da Copa do Mundo Feminina de 2023 na Austrália e Nova Zelândia. Foto: Divulgação.
Capa do álbum de figurinhas Oficial da Copa do Mundo Feminina de 2023 na Austrália e Nova Zelândia. Foto: Divulgação.

Saiba mais:
Álbum de figurinhas da Copa do Mundo Feminina de 2023

Como é a Copa do Mundo Feminina de Futebol?

A Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA (Campeonato Mundial de Futebol FIFA) é um campeonato de futebol feminino realizado a cada quatro anos pela FIFA (Fédération Internationale de Football Association). A seleção dos Estados Unidos é a maior vencedora da competição com quatro títulos (1991, 1999, 2015 e 2019), seguida da Alemanha (2003 e 2007). Espanha (2023), Japão (2011) e Noruega (1995) tem um título cada. A Seleção Brasileira foi vice-campeã em 2007 e terceira colocada em 1999.

A Copa do Mundo masculina foi concebida em 1904 e teve a sua primeira edição em 1930. A primeira edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino foi realizada em 1991, na China.

Tags: Álbum de figurinhas da Copa do Mundo de Futebol Feminino | Llivro Ilustrado da Copa do Mundo | Caderneta de Comos do Campeonato Mundial Feminino | Brasil na Copa do Mundo | Sedes da Copa do Mundo | Campeões da Copa do Mundo | Álbum de Cromos da Copa do Mundo Feminina

Home » Futebol » Campeonatos de Futebol » Copa do Mundo de Futebol Feminino » Álbum de figurinhas da Copa

• Site oficial da Copa do Mundo de Futebol Feminino - FIFA.

Copa do Mundo de Futebol Feminino FIFA (Copa do Mundo Feminina)

Campeãs : História : Artilheiras : Curiosidades : Estatísticas : Cartazes : Logos : Troféus : Mascotes : Bolas oficiais : Álbuns de figurinhas : Seleções : Seleção Brasileira : Seleção Portuguesa

Sedes da Copa do Mundo - China 1991 : Suécia 1995 : EUA 1999 : EUA 2003 : China 2007 : Alemanha 2011 : Canadá 2015 : França 2019 : Austrália e Nova Zelândia 2023 : 2027 (a ser escolhida em 2024)



 

Os melhores países para nômades digitais e trabalho remoto

Você tem planos de morar no exterior? Saiba quais são os melhores países para viver esta experiência, de acordo com uma pesquisa. Confira no vídeo a lista com os melhores países do mundo para nômades digitais e trabalho remoto.


Fonte: Que Tal Viajar?

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Sites recomendados

Cadê Meu Táxi?
Planeta PANC
Qual criptomoeda?
Qual DDD?
Qual DDI?
Qual TV por Assinatura
Que Tal Viajar
Só Passagem de Avião
Só Passagem de Ônibus
Tudo de Carros

Próximos Eventos Esportivos

Eurocopa 2024 (Euro 2024) - Alemanha
Eurocopa 2024 - Alemanha Campeonato Europeu de Futebol - UEFA Euro