Todas as Series do Campeonato Italiano | Serie A - Primeira Divisão | Serie B - Segunda Divisão | Serie C1 - Terceira Divisão | Serie C2 | Serie D | Eccellenza | Promozione | Prima Categoria | Seconda Categoria | Terza Categoria
 
 
Aplicativo de Táxi na sua cidade? Clique aqui!   |   Que tal fazer um intercâmbio para estudar e trabalhar no exterior?   |   Saiba o número de DDD das operadoras e das cidades
 
Publicidade


  Links e sites oficiais do campeonato italiano:
  • Federazione Italiana Giuoco Calcio - Federação Italiana de Futebol
  • Lega Calcio
  • Blog Italia Calcio
 
 
 
Publicidade




Todas as divisões do campeonato italiano de futebol

Quais são as Series (Divisões) do Campeonato Italiano de futebol?
O Campeonato Italiano é dividido em nove divisões. As Series A, B e Lega Pro são formadas por equipes profissionais.

A divisão mais importante do campeonato italiano de Futebol é a Serie A. As Series A e B são disputadas por 20 clubes. Anualmente os três últimos colocados da Serie A são rebaixados para a Serie B. As duas melhores equipes da Serie B sobem diretamente para a Serie A. Do 3º ao 6º lugar disputam um torneio-extra para decidir a vaga restante. Os quatro últimos colocados da Serie B são rebaixados para a Serie C.

A Serie C foi dividida em duas em 1978, sendo chamadas de Serie C1 e a C2. Os grupos funcionam como series separadas, mas que tem o mesmo nível. Na temporada 2008-2009 a Serie C passou a se chamar Lega Pro Prima Divisione. As series C1 e C2 passarm a ser os Grupos A e B.

Cada grupo da Lega Pro Prima Divisione tinha 18 equipes cada e as equipes jogavam entre si em turno e returno. Subiam para a Serie B duas equipes da cada grupo. O primeiro colocado de cada grupo sobia diretamente para a Serie B. Já a segunda vaga de cada grupo era decidida num torneio-extra entre as equipes que terminassem entre o 2º e o 5º lugar em cada grupo.

Eram rebaixadas à Lega Pro Seconda Divisione (ex-Serie C2) os últimos de cada grupo, enquanto os times que ficavam entre o 14º e 17º lugares disputavam um "torneio da morte" para decidir quais seriam os outros dois rebaixados de cada grupo.

A Lega Pro Seconda Divisione (ex-Serie C2) era a quarta divisão do campeonato italiano. 54 clubes eram divididos geograficamente em três grupos de 18 equipes cada. Subiam para a Lega Pro Prima Divisione dois clubes de cada grupo e eram rebaixados para a Serie D três equipes de cada grupo.

A terceira divisão italiana era conhecida como Serie C até 1978. Neste ano foi criada a quarta divisão, chamada de Serie C2 e a Serie C foi renomeada para Serie C1. Esta nomenclatura perdurou até 2008, quando as séries passaram a se chamar Lega Pro Prima Divisione e Lega Pro Seconda Divisione. Em 2014 as duas ligas foram unificadas e chamada de Lega Pro com 60 clubes em três grupos de 20 equipes cada.

A Serie D é o nível mais alto das equipes amadoras da Itália. Os promotores afirmam que é o único campeonato que abrange todas as regiões da Itália. A Serie D é divida em nove grupos, geralmente formados por 18 equipes cada. Sobem para a Lega Pro a primeira equipe de cada grupo. As últimas duas equipes de cada grupo caem diretamente para a Eccellenza, a quinta divisão italiana. Outras equipes disputam um torneio-extra.

Time da Seconda Categoria, a oitava divisão italiana
Time da Seconda Categoria, a oitava divisão italiana

A Eccellenza é um torneio amador que varia em cada edição. A sexta divisão é conhecida como Promozione. As equipes rebaixadas na Promozione disputam a Prima Categoria, sétima divisão italiana. Parou por aí? Não. Também existe a Seconda Categoria, a oitava divisão, e a Terza Categoria, a nona divisão italiana.

História do Campeonato Italiano de Futebol
O campeonato italiano, também conhecido como Serie A, começou em 1898. Até 1929 ele era disputado em grupos regionais.

A competição não foi disputada entre 1915 e 1919 e 1994 e 1945 devido às Guerras Mundiais. Em 1949 o Torino foi declarado campeão pela FIGC (Federazione Italiana Giuoco Calcio - Federação Italiana de Futebol) devido ao desastre aéreo que matou todo o time.

O campeonato italiano também é conhecido como Scudetto (Escudinho), devido ao escudo que o time campeão usa na temporada seguinte. As estrelas sobre os escudos das equipes também são padronizadas. Uma estrela significa dez títulos. Apenas a Juventus (três), Milan e Internazionale têm estrelas sobre os escudos. A Juventus tem 31 títulos, o Milan e a Inter 18.

Todas as séries do Campeonato Italiano (a partir de 2014)
Serie A - Primeira Divisão
Serie B - Segunda Divisão
Lega Pro - Terceira Divisão
Serie D - Quarta Divisão
Eccellenza - Quinta Divisão
Promozione - Sexta Divisão
Prima Categoria - Sétima Divisão
Seconda Categoria - Oitava Divisão
Terza Categoria - Nona Divisão

 
  Campeonato italiano de futebol
História : Campeões : Tabela : Classificação : Clubes : Recordes : Curiosidades : Outras divisões : Jogos na TV