Curiosidades do Campeonato Italiano de Futebol Serie A - Classificados para a fase de grupos da Champions League | Classificados para a Copa da UEFA | Classificados para a Intertoto | 2007-2008 | Rebaixados a Serie B Serie C
 
 


 



  Links e sites oficiais do campeonato italiano:
  • Federazione Italiana Giuoco Calcio - Federação Italiana de Futebol
  • Lega Calcio
  • Blog Italia Calcio
 
  Curiosidades do campeonato italiano de futebol



Quando o Campeonato Italiano de futebol não foi disputado?
A competição não foi disputada entre 1915 e 1919 e 1994 e 1945 devido às Guerras Mundiais. Em 1949 o Torino foi declarado campeão pela FIGC (Federazione Italiana Giuoco Calcio - Federação Italiana de Futebol) devido ao desastre aéreo que matou todo o time.

Por que Campeonato Italiano é chamado de Scudetto?
O título do campeonato italiano também é conhecido como Scudetto (Escudinho), devido ao escudo que o time campeão usa na temporada seguinte.

Qual o critério das estrelas nos escudos das equipes do Campeonato Italiano?
As estrelas sobre os escudos das equipes também são padronizadas. Uma estrela significa dez títulos. Apenas a Juventus (duas), Milan e Internazionale tem estrelas sobre os escudos. A Juventus tem 27 títulos, o Milan 17 e a Inter 15.

Por que a Juventus jogou a Serie B em 2006 do Campeonato Italiano?
O escândalo da compra de resultados fez a Juventus ser severamente punida: a equipe de Turim foi rebaixada para a Serie B na temporada 2006-2007, perdeu os títulos de 2004 e 2005 (este transferido para a Inter), não disputará a Champions League neste ano, iniciará a Serie B com menos 17 pontos, entre outras punições. Também foram punidos o Milan, Fiorentina, Lazio e Reggina, mas apenas a Juventus foi rebaixada. Com um bom elenco a "Juve" sagrou-se campeã da Serie B e retornou a Serie A para a temporada 2007-2008.

A Juventus foi a única equipe a perder um Campeonato Italiano na justiça esportiva?
Não. Em 1926/1927 o Torino também teve um título cassado devido a uma irregularidade num jogo contra a Juventus.

Equipes que começam o campeonato de 2006-2007 com perda de pontos devido ao escândalo da compra de resultados: Milan (-8 pontos), Lazio (-11 pontos), Reggina (-15 pontos) e Fiorentina (-19 pontos). O Siena perdeu um ponto por não pagar impostos. A punição foi modificada em outubro de 2006: Lazio e Fiorentina tiveram as suas penalidades reduzidas para -3 e -15 pontos, respectivamente.


      Principais artilheiros do campeonato italiano de futebol - Serie A - Temporada 2006-2007
26 gols - Francesco Totti (Roma)
20 gols - Cristiano Lucarelli (Livorno)
19 gols - Christian Riganò (Messina)
18 gols - Rolando Bianchi (Reggina)
17 gols - Nicola Amoruso (Reggina) e Gionatha Spinesi (Catania)
16 gols - Adrian Mutu (Fiorentina), Tommaso Rocchi (Lazio) e Luca Toni (Fiorentina)
15 gols - Zlatan Ibrahimovic (Internazionale)

O campeonato italiano, também conhecido como Serie A, começou em 1898. Até 1929 ele era disputado em grupos regionais.

A competição não foi disputada entre 1915 e 1919 e 1994 e 1945 devido às Guerras Mundiais. Em 1949 o Torino foi declarado campeão pela FIGC (Federazione Italiana Giuoco Calcio - Federação Italiana de Futebol) devido ao desastre aéreo que matou todo o time.

O campeonato italiano também é conhecido como Scudetto (Escudinho), devido ao escudo que o time campeão usa na temporada seguinte. As estrelas sobre os escudos das equipes também são padronizadas. Uma estrela significa dez títulos. Apenas a Juventus (duas), Milan e Internazionale tem estrelas sobre os escudos. A Juventus tem 27 títulos, o Milan e a Inter 17.

O escândalo da compra de resultados fez a Juventus ser severamente punida: a equipe de Turim foi rebaixada para a Serie B na temporada 2006-2007, perdeu os títulos de 2004 e 2005 (este transferido para a Inter), não disputará a Champions League neste ano, iniciará a Serie B com menos 17 pontos, entre outras punições. Também foram punidos o Milan, Fiorentina, Lazio e Reggina, mas apenas a Juventus foi rebaixada.

Em 1926/1927 o Torino também teve um título cassado devido a uma irregularidade num jogo contra a Juventus.



 
  Campeonato italiano de futebol
História : Campeões : Tabela : Classificação : Clubes : Recordes : Curiosidades : Outras divisões : Jogos na TV