História da Copa do Brasil de Futebol
História da Copa do Brasil de Futebol
A Copa do Brasil foi criada em 1989 e é atualmente o segundo torneio de futebol mais importante do país. Concebida nos moldes das Copas Europeias a competição integra todos os estados e o Distrito Federal do Brasil.
Entre as edições de 2001 a 2012 os clubes que participam da Copa Libertadores não disputam a Copa do Brasil. Como o campeão da Copa do Brasil tem vaga garantida na Copa Libertadores do ano seguinte, esta situação criou a impossibilidade de um mesmo clube vencer a Copa do Brasil por dois anos seguidos. O que ainda não havia ocorrido antes de 2001.
Em 1º de dezembro de 2011, a CBF confirmou o retorno da participação na Copa do Brasil dos clubes que disputam a Copa Libertadores no mesmo ano. Os clubes poderão disputar os dois torneios a partir de 2013. A Copa do Brasil também terá outras mudanças como: aumento do número de participantes para 86, mais fases, maior duração do campeonato (de março a novembro) e a participação dos clubes que disputam a Libertadores em fases adiantadas.
Cruzeiro e Grêmio são os maiores vencedores da Copa do Brasil com quatro títulos cada. O estado de São Paulo tem sete conquistas da Copa do Brasil. A região com mais títulos é o Sudeste, 15 no total.
Desde 1999 a competição é disputada por 64 clubes em seis fases (1ª Fase, 2ª Fase, Oitavas-de-final, Quartas-de-final, Semifinais e Finais). Nas primeiras edições da Copa do Brasil apenas 32 equipes participavam do torneio nacional.
Sistema de disputa da Copa do Brasil de Futebol
A Copa do Brasil de Futebol é disputada no sistema eiminatório, popularmente conhecido no Brasil como "mata-mata". Os clubes são divididos em grupos de duas equipes com geralmente duas partidas, cada uma com uma equipe mandante do estádio. Passa a fase seguinte o clube que conseguir mais pontos. Em caso de empate, os critérios de desempate são: saldo de gols e número de gols marcados como visitante. Persistindo o empate a decisão da vaga é decidida nos pênaltis. Da mesma forma é decido o campeão da Copa do Brasil.
Em 1995 foi introduzido a vantagem da equipe visitante nas duas primeiras fases. Se a equipe visitante vencesse por três ou mais gols de diferença não haveria a necessidade do jogo de volta. A partir do ano seguinte, o visitante passou a precisar de dois gols de diferença para se classificar automaticamente sem o jogo de ida (regra válida também para as duas primeiras fases). Esta medida serve para incentivar o primeiro jogo, geralmente entre uma equipe de tradição e outra de menor expressão. Em muitos casos a torcida da equipe local presitigia o time para não perder o jogo por mais de dois gols. A medida também incentiva o clube visitante em não precisar jogar mais uma partida. Em muitos casos economicamente deficitária.
|