Mascote da Copa das Confederações de 2013 no Brasil | Países da Copa das Confederações de 2013 | Quem é Fuleco? | O que é Fuleco? | O que significa Fuleco? | Tatu-bola - mascote da Copa das Confederações 2013 | Mascotes
 
 


 



• Site oficial da Copa das Confederações

Fotos da Copa das Confederações de 2013 no Brasil
Vídeos da Copa das Confederações de 2013 no Brasil
Notícias da Copa das Confederações de 2013 no Brasil
 
  Fuleco, a mascote da Copa das Confederações - Brasil 2013



A nona edição da Copa das Confederações (sétima edição da Copa das Confederações organizada pela FIFA) foi realizada entre 15 a 30 de junho de 2013 no Brasil. O torneio foi preparatório para a Copa do Mundo de 2014, a ser realizado no país.

O torneio contou com a presença das seleções vencedoras dos campeonatos continentais de seleções (UEFA, Conmebol, Concacaf, CAF, AFC e OFC), além do mais recente campeão mundial e do país sede.

O campeão foi conhecido no dia 30 de junho, dia da final da Copa das Confederações de 2013. A Seleção Brasileira conquistou seu quarto título da Copa das Confederações.

Tatu-bola - mascote da Copa das Confederações 2013
Em setembro de 2012 foi apresentado o mascote da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo de 2014 a ser realizado no Brasil. O tatu-bola. O animal ganhou a disputa contra outras sugestões como: onça, arara e jacaré.

A ideia para tornar o tatu-bola o mascote oficial da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo do Brasil de 2014 foi da Associação Caatinga. A sugestão foi feita a partir das características deste animal. O tatu-bola que existe no Brasil e outros países da América do Sul, corre risco de extinção e se defende de predadores se curvando, adquirindo o formato de uma bola.

O tatu-bola (Tolypeutes) também é conhecido em algumas regiões como tatuapara, apara ou apar. "Tatuapara", "apara" e "apar" vêm do tupi tatua'para, "tatu vergado". O animal tem cerca de 30 cm de comprimento, coloração marrom escuro e, geralmente, três cintas móveis.

Dias depois de ser anunciado o mascote da Copa das Confederações 2013 e da Copa de 2014 foram divulgados os três nomes para votação popular. As opções do tatu-bola mascote da Copa do Mundo são: Amijubi, Fuleco ou Zuzeco.

No dia 25 de dezembro foi anunciado que Fuleco é o nome do mascote da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo de 2014. A escolha popular teve mais de 1,7 milhão de votos pela internet. O nome do mascote escolhido recebeu 48%, enquanto Zuzeco teve 31% e Amijubi 21% dos votos.

Saiba mais:
Mascotes da Copa das Confederações
Mascotes da Copa do Mundo de futebol
Mascotes dos Jogos Pan-Americanos
Todas as mascotes das Olimpíadas
Todos as mascotes da Copa América

Mascotes da Copa das Confederações
Você sabe a origem da palavra mascote? Na década de 1860 a palavra provençal "masco" foi utilizada para o que é definido hoje como mascote. Saiba mais em Mascotes da Copa das Confederações

      Mascote da Copa das Confederações de 2013 no Brasil
Fuleco - Mascote da Copa do Mundo de 2014 no Brasil e da Copa das Confederações de 2013
Fuleco - Mascote da Copa do Mundo de 2014 no Brasil e da Copa das Confederações de 2013 no Brasil



Quem é Fuleco?
Fuleco é a mascote oficial da Copa das Confederações de 2013 no Brasil.

O que é Fuleco?
Fuleco é um tatu-bola.

O que significa Fuleco?
O nome "Fuleco" vem da mistura das palavras futebol e ecologia.

Quando Fuleco nasceu?
Fuleco nasceu no dia 1º de janeiro de 2000, na região Nordeste. Portanto, quando a Copa for disputada no Brasil Fuleco terá 14 anos.

O que Fuleco gosta de fazer?
Fuleco gosta de jogar futebol e faz a "Dança do Tatu" para comemorar seus gols.

Quem são os ídolos de Fuleco?
Os ídolos de Fuleco são Pelé e Ronaldo Fenômeno.

O que significam as cores de Fuleco?
As cores verde, amarelo, azul e branco de Fuleco representam as cores da bandeira brasileira, sede da Copa das Confederações de 2013. A carapaça azul de Fuleco é uma homenagem ao céu e as águas do Brasil.

Quem criou o Fuleco?
.

Qual o lema de Fuleco?
.

História da Copa das Confederações
A Copa das Confederações de Futebol da FIFA (Campeonato Mundial de Futebol FIFA) é um campeonato de futebol masculino realizado a cada quatro anos pela FIFA (Fédération Internationale de Football Association).

O torneio é disputado pelas seleções vencedoras dos campeonatos continentais de seleções (UEFA, Conmebol, Concacaf, CAF, AFC e OFC), além do mais recente campeão mundial e do país sede.

Originalmente, a competição foi organizada pela Arábia Saudita e recebeu o nome de Copa Rei Fahd (Copa dos Campeões das Confederações ou Campeonato Intercontinental). A Copa Rei Fahd foi disputada em 1992 e 1995 com a presença da seleção saudita e alguns campeões continentais. Em 1997, a FIFA assumiu a organização do torneio, renomeando-a Copa das Confederações com intervalos a cada dois anos.

As próximas edições da Copa das Confederações servirão de teste das cidades e estádios para as próximas Copas do Mundo: a Copa das Confederações no Brasil 2013 serviu de teste para a Copa do Mundo do Brasil de 2014, assim como os torneios da Rússia em 2017 e do Catar em 2011.

Saiba mais:
História da Copa das Confederações de Futebol

 
  Copa das Confederações - Brasil 2013
Calendário : Tabela : Primeira Fase : Grupo A : Grupo B : Semifinal : 3º lugar : Final : Classificação Final : Sorteio : Escolha da Sede : Sede : Cidades Sede : Estádios : Bola : Pôster : Logo : Troféu : Mascote : Curiosidades : Estatísticas : Cerimônia de Abertura : Cerimônia de Encerramento : Ingressos : Uniformes : Notícias : Fotos : Jogos na TV : Internet : Vídeos : Árbitros : Jogadores : Artilheiros : Seleções - Brasil : Espanha : Itália : Japão : México : Nigéria : Taiti : Uruguai

  Copa das Confederações
História : Campeões : Sedes : Artilheiros : Curiosidades : Estatísticas : Cartazes : Troféus : Mascotes : Bolas : Seleções

Edições - Arábia Saudita 1992 : Arábia Saudita 1995 : Arábia Saudita 1997 : México 1999 : Coreia do Sul / Japão 2001: França 2003 : Alemanha 2005 : África do Sul 2009 : Brasil 2013 : Rússia 2017 : Catar 2021 : 2025 : 2029 : 2033 : 2037

Copas de seleções - Mundialito - Uruguai 1980 / 1981 | Troféu Artemio Franchi - França 1985 : Argentina 1993