Cauê - Mascote dos Jogos Pan-americanos Rio 2007
Escolhido em votação popular, Cauê é o nome vencedor do mascote dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. A disputa foi equilibrada com um total de 1.226.563 votos. O escolhido para mascote do Pan 2007 foi Cauê.
Veja abaixo o resultado da eleição para a escolha do mascote dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro 2007:
1º lugar - Cauê - 465.408 votos (38%)
2º lugar - Kuará - 388.404 votos (32%)
3º lugar - Luca - 372.751 votos (30%).
O que significa Cauê? Cauê tem origem na saudação "Auê" em tupi, pode significar também "homem bondoso". Cauê faz parte de uma lenda da mistura de raças e da história do Rio de Janeiro. Cauê seria filho de uma francesa (Amanda) com o cacique Ararê. Já Luca é "luminoso" em latim e Kuará significa "sol" em guarani. A escolha do Sol como mascote foi para representar o espírito carioca e o clima tropical do Brasil.
Como foi a eleição que escolheu Cauê como o nome da mascote dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007?
A votação foi realizada entre 13 de julho e 4 de agosto via internet, urnas em oito capitais (Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Porto Alegre, São Luís e Florianópolis) e por mensagem de textos de telefones celulares.
O resultado da eleição foi divulgado no Corcovado. A escolha não poderia ser melhor: o Corcovado é um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro, a cidade-sede do Pan 2007.
Estiveram presentes no anúncio do resultado da eleição para o nome oficial da mascote o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro Carlos Arthur Nuzman e os ex-atletas padrinhos dos candidatos: Hortência, Fernanda Venturini e Claudinei Quirino.
|