Copa do Mundo de Clubes da FIFA

Confira os campeões, jogos e as campanhas dos brasileiros no Mundial de Clubes

Futebol

Copa do Mundo de Clubes da FIFA - Mundial de Clubes

A Copa do Mundo de Clubes da FIFA foi um torneio anual disputado entre 2000 e 2023 que reunia os clubes campeões continentais de todo o mundo.



Copa do Mundo de Clubes da FIFA

A Copa do Mundo de Clubes da FIFA foi uma competição de futebol anual entre os clubes campeões das seis confederações continentais entre 2000 e 2023, além da participação dos clubes campeões dos campeonatos nacionais dos países-sedes na maioria de suas edições. A Copa do Mundo de Clubes foi reformulada para um torneio quadrienal de 32 clubes que será chamado Mundial de Clubes FIFA. A primeira edição deste novo torneio será disputada nos Estados Unidos em 2025.

Após o sucesso da Copa Rio a FIFA começou a planejar um campeonato com todas as federações envolvidas. A Copa Rio foi a primeira tentativa de organizar um campeonato mundial de clubes de futebol. Palmeiras (campeão em 1951) e Fluminense (campeão em 1952) almejam o reconhecimento da Copa Rio como as primeiras edições oficiais da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

A Copa Intercontinental foi o embrião da Copa do Mundo de Clubes, mas apesar de ser disputada pelos campeões continentais dos dois maiores centros do futebol (América do Sul e Europa), excluía os clubes campeões continentais da África, América do Norte e Caribe, Ásia e Oceania.

A Copa do Mundo de Clubes teve a sua primeira edição no ano 2000. Desde 2005, a competição é realizada anualmente. A partir de 2025 o torneio será disputado a cada quatro anos com um formato semelhante às Copas do Mundo de 1998 a 2022, que contavam com 32 equipes. Um novo torneio de clues anual será criado a partir de 2024 reunindo os seis campeões continentais com o possível nome de "Copa Intercontinental da FIFA".

História do Campeonato Mundial de Clubes
Os Mundiais de Clubes são reconhecidos como as principais competições de futebol interclubes do mundo. De 1960 a 2004 foi disputada a Copa Intercontinental entre os clubes da América do Sul e Europa, os dois maiores centros deste esporte no mundo. Entre 2000 e 2023 foi realizada a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, torneio que integrava os campeões continentais de todos as seis confederações da FIFA. A Copa Intercontinental da FIFA será inaugurada em 2024, contando como todos os campões continentais em um torneio anual. Em 2025, ocorrerá a primeira edição do Mundial de Clubes FIFA, torneio de 32 clubes realizado a cada quatro anos.

Oficialmente, o primeiro Campeonato Mundial de Clubes da FIFA foi realizado no Brasil em janeiro de 2000. Esta competição foi disputada em paralelo à Copa Intercontinental.

A Copa Intercontinental era disputada desde 1960, entre os clubes campeões da Liga dos Campeões da UEFA (antiga Taça dos Clubes Campeões Europeus e conhecida atualmente também por UEFA Champions League) e da Copa Libertadores da América (antiga Copa dos Campeões da América). Os Campeões da Copa Intercontinental são reconhecidos por meios de comunicação também como campeões mundiais de clubes.

A Copa Intercontinental foi extinta em 2004, e a partir do ano seguinte, passou a ser disputada apenas a Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Em 27 de outubro de 2017, o Conselho da FIFA passou a reconhecer os títulos da Copa Intercontinental como títulos mundiais de clubes, mas sem promover a unificação estatística com a atual Copa do Mundo de Clubes. A partir de 2024 a Copa Intercontinental será disputada anualmente, contando com os seis campões continentais. O Mundial de Clubes da FIFA será disputado a cada quatro anos e terá 32 clubes em sua primeira edição em 2025.

A primeira Copa do Mundo de Clubes foi realizada no Brasil. A Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2000 foi a 1ª edição do torneio que reunia os clubes campeões das seis confederações continentais. Além dos campeões continentais tamém participaram da competição o Real Madrid (campeão da Copa Intercontinental de 1998) e o Corinthians (campeão do Campeonato Brasileiro de 1998), representante do país sede. Foi decidido não esperar a conclusão da Copa Intercontinental de 1999 nem o campeão brasileiro de 1999, pois os dois torneios foram concluídos no final de 1999. Curiosamente, tanto o campeão da Copa Intercontinental (Manchester United ) e Corinthians (Campeão brasileiro de 1999) já tinham suas vagas garantidas na competição. O Manchester United por ser o campeão da Liga dos Campeões da UEFA (UEFA Champions League) de 1998-1999, enquanto o Corinthians também havia sido campeão brasileiro em 1998.

O Corinthians venceu a competição ao superar o Vasco da Gama nos pênaltis na final. O clube paulista conquistou seu primeiro título mundial antes de conquistar o seu primeiro título da Copa Libertadores. A Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2000 foi disputada em janeiro de 2000.

Na primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA os oito clubes foram divididos em dois grupos com quatro equipes cada em turno único. Os vencedores de cada grupo fizeram a final, enquanto os segundo lugares de cada grupo decidiram o terceiro lugar. No ano seguinte, o torneio seria sediado na Espanha entre julho e agosto de 2001. A Copa do Mundo de Clubes de 2001 foi cancelada devido à desistência da empresa suíça ISL, parceira da FIFA. Em maio de 2001 foi anunciado o adiamento da competição para 2003, que também foi canceleda.

A segunda edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA só foi realizada em 2005, no Japão. O torneio retornou em 2005 com um novo formato, que praticamente não teve alteração até a edição de 2020. Os campeões europeu e sul-americano começavam na semifinal, enquanto os outros campeões dos outros continentes começavam nas quartas-de-final. A partir de 2007 a Copa do Mundo de Clubes passou a incluir um representante do paí-sede. Com isso, o número de participantes passou a ser sete e uma nova fase (chamada play-off) foi incluída, a ser disputada antes das quartas-de-final. Neste formato, o representante local decide uma vaga contra o campeão da Oceania. Os campeões da África (CAF), Ásia (AFC) e América do Norte (CONCACAF) continuaram a começar o torneio nas quartas de final. Assim como os campeões da América do Sul (CONMEBOL) e Europa (UEFA) começavam nas semifinais.

No final de 2016, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, sugeriu uma expansão inicial da Copa do Mundo de Clubes para 32 equipes a partir de 2019 e o transferência da competição para junho, com o propósito de se tornar mais atraente ao público e aos patrocinadores. No final de 2017, a FIFA discutiu propostas para expandir a competição para 24 equipes e disputá-las a cada quatro anos, substituindo a Copa das Confederações.

O novo Mundial de Clubes, planejado para começar em 2021, seria realizado a cada quatro anos em vez de anualmente, contaria com 24 equipes e teria 31 partidas. Este torneio incluiria todos os vencedores da Liga dos Campeões da UEFA, vice-campeões e vencedores da Liga Europa das quatro temporadas até e incluindo o ano do evento. Além das 12 seleções europeias, haveria quatro ou cinco da América do Sul, nenhuma ou uma da Oceania e duas da Ásia, CONCACAF e África. Eles seriam divididos em oito grupos de três, com os vencedores do grupo avançando para a fase eliminatória (mata-mata): quartas-de-final, semifinais e final.

Entretanto, a pandemia de COVID-19 fez adiar a edição de 2020 para o começo de 2021, assim como a Copa América, Eurocopa e os Jogos Olímpicos foram adiados para 2021. Como o novo modelo seria disputado entre junho e julho, houve um conflito de datas. A edição de 2021 do Mundial de Clubes foi disputada no mesmo formato dos anos anteriores. A edição de 2022 também foi disputada no ano seguinte, em fevereiro de 2023.

O torneio que seria realizado entre 17 de junho a 4 de julho de 2021 foi transferido para dezembro de 2021, mesmo mês de disputa do Mundial de Clubes dos anos anteriores. A China foi o país escolhido como sede desta edição reformulada. Com os adiamentos e as restrições para conter o coronavírus, o Conselho da FIFA anunciou que o Mundial de Clubes seria realizado no Japão. No entanto, em 8 de setembro de 2021, a Associação de Futebol do Japão (JFA) desistiu de sediar o torneio, devido às restrições ao combate da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) no Japão. Os Emirados Árabes Unidos foram anunciados como nova sede para esta edição em 20 de outubro de 2021. O torneio foi adiado de dezembro de 2021 para 3 a 12 de fevereiro de 2022.

Em 31 de março de 2022, durante o Congresso anual da FIFA, realizado em Doha, no Catar, a entidade definiu que a edição de 2022 seria mantida no formato atual com sete clubes, mas disputada em fevereiro de 2023. Em 14 de fevereiro de 2023, dias após a edição de 2022, a Arábia Saudita foi anunciada como o país-sede para a edição de 2023. O torneio terá a mesma configuração dos Mundiais anteriores com sete clubes, mas realizada desta vez em dezembro do mesmo ano. Após três edições dos torneios disputadas no ano seguinte, o Mundial de Clubes de 2023 ocorrerá em dezembro de 2023.

O novo formato, com 32 clubes e realizado a quatro anos, teria a primeira edição na China, mas em junho de 2023 a FIFA definiu os Estados Unidos como sede, que também servirá de preparação para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada no país em conjunto com o México e o Canadá. O toneiro anual continuará a ser disputado a partir de 2024, mas com outro nome: "Copa Intercontinental da FIFA".

O novo nome do Mundial de Clubes foi revelado em 17 de dezembro de 2023, quando o Conselho da FIFA definiu que o novo formato do Mundial de Clubes, que será disputado a cada quatro anos e que contará em sua primeira edição 32 clubes, terá o nome "Mundial de Clubes FIFA", oficialmente escrito no idioma português, ao contrário de vários nomes oficiais de campeonatos da entidade que são em inglês.

Saiba mais:
História do Campeonato Mundial de Clubes
Copa Intercontinental
Copa Intercontinental da FIFA
Mundial de Clubes FIFA

Todos os campeões da Copa do Mundo de Clubes da FIFA

Veja a lista com todos os campeões do Campeonato Mundial de Clubes. Para mais detalhes dos campeões da Copa do Mundo de Clubes da FIFA veja as edições em cada ano.

Campeões da Copa do Mundo de Clubes da FIFA (2000-2023)
Ano - Campeão
2000 - Brasil Corinthians
2001 - Não disputado
2002 - Não disputado
2003 - Não disputado
2004 - Não disputado
2005 - Brasil São Paulo
2006 - Brasil Internacional
2007 - Itália Milan
2008 - Inglaterra Manchester United
2009 - Espanha Barcelona
2010 - Itália Internazionale
2011 - Espanha Barcelona
2012 - Brasil Corinthians
2013 - Alemanha Bayern de Munique
2014 - Espanha Real Madrid
2015 - Espanha Barcelona
2016 - Espanha Real Madrid
2017 - Espanha Real Madrid
2018 - Espanha Real Madrid
2019 - Inglaterra Liverpool
2020* - Alemanha Bayern de Munique
2021* - Inglaterra Chelsea
2022* - Espanha Real Madrid
2023 - Inglaterra Manchester City

* Torneios disputados no começo dos anos seguintes. O Mundial de Clubes de 2020 foi disputado em fevereiro de 2021; o torneio de 2021 foi realizado em fevereiro de 2022; e o Mundial de 2022 em fevereiro de 2023.

** A Copa Intercontinental da FIFA será disputada anualmente a partir de 2024 com os seis clubes campões continentais. O Mundial de Clubes FIFA será disputado a cada quatro anos. A primeira edição será em 2025 e terá 32 clubes com um formato semelhante às Copas do Mundo de Seleções de 1998 a 2022.

Saiba mais:
Campeões do Campeonato Mundial de Clubes

Títulos da Copa do Mundo de Clubes da FIFA por equipe

Confira as conquistas dos campeonatos mundiais de clubes.

Campeões da Copa do Mundo de Clubes da FIFA (2000-2023)
Clube - Títulos (conquistas)
Espanha Real Madrid - 5 (2014, 2016, 2017, 2018 e 2022)
Espanha Barcelona - 3 (2009, 2011 e 2015)
Alemanha Bayern de Munique - 2 (2013 e 2020)
Brasil Corinthians - 2 (2000 e 2012)
Inglaterra Manchester City - 1 (2023)
Inglaterra Chelsea - 1 (2021)
Inglaterra Liverpool - 1 (2019)
Itália Internazionale - 1 (2010)
Inglaterra Manchester United - 1 (2008)
Itália Milan - 1 (2007)
Brasil Internacional - 1 (2006)
Brasil São Paulo - 1 (2005)

Saiba mais:
Campeões do Campeonato Mundial de Clubes

Títulos da Copa do Mundo de Clubes da FIFA por país

Confira as conquistas dos campeonatos mundiais de clubes por país.

Países campeões da Copa do Mundo de Clubes da FIFA (2000-2023)
País - Títulos (edições)
Espanha Espanha - 8 (2009, 2011, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2022)
Inglaterra Inglaterra - 4 (2008, 2019, 2021 e 2023)
Brasil Brasil - 4 (2000, 2005, 2006 e 2012)
Alemanha Alemanha - 2 (2013 e 2020)
Itália Itália - 2 (2007 e 2010)

Saiba mais:
Campeões do Campeonato Mundial de Clubes

Títulos da Copa do Mundo de Clubes da FIFA por confederação

Confira as conquistas dos campeonatos mundiais de clubes por confederação.

Confederações campeãs da Copa do Mundo de Clubes da FIFA (2000-2023)
Confederação - Títulos
UEFA - 15
CONMEBOL - 4
AFC - 0
CAF - 0
CONCACAF - 0
OFC - 0

Saiba mais:
Campeões do Campeonato Mundial de Clubes

Clubes brasileiros campeões da Copa do Mundo de Clubes da FIFA

Confira as conquistas dos clubes brasileiros na Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

Clubes brasileiros campeões da Copa do Mundo de Clubes da FIFA (2000-2023)
Clube - Títulos (conquistas)
Brasil Corinthians - 2 (2000 e 2012)
Brasil Internacional - 1 (2006)
Brasil São Paulo - 1 (2005)

Saiba mais:
Campeões do Campeonato Mundial de Clubes

Todos os artilheiros da Copa do Mundo de Clubes da FIFA

Veja a lista com todos os artilheiros do Campeonato Mundial de Clubes. Confira os artilheiros da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

Artilheiros da Copa do Mundo de Clubes da FIFA (2000-2023)
Ano - Artilheiro - Gols
2000 - Nicolas Anelka (Real Madrid) e Romário (Vasco) - 3
2001 a 2004 - Não disputado
2005 - Álvaro Saborío (Saprissa), Amoroso (São Paulo), Mohammed Noor (Al-Ittihad) e Peter Crouch (Liverpool) - 2 gols
2006 - Mohamed Aboutrika (Al Ahly) - 3 gols
2007 - Washington (Urawa Red Diamonds) - 3 gols
2008 - Wayne Rooney (Manchester United) - 3 gols
2009 - Denílson (Pohang Steelers) - 4 gols
2010 - Mauricio Molina (Seongnam) - 3 gols
2011 - Adriano e Lionel Messi (Barcelona) - 2 gols
2012 - César Delgado (Monterrey) e Hisato Sato (Sanfrecce Hiroshima) - 3 gols
2013 - Ronaldinho Gaúcho (Atlético Mineiro), Darío Conca (Guangzhou Evergrande), César Delgado (Monterrey) e Mouhcine Iajour (Raja Casablanca) - 2 gols
2014 - Gareth Bale e Sergio Ramos (Real Madrid) e Gerardo Torrado (Cruz Azul) - 2 gols
2015 - Luis Suárez (Barcelona) - 5 gols
2016 - Cristiano Ronaldo (Real Madrid) - 4 gols
2017 - Romarinho (Al-Jazira), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Maurício Antônio (Urawa Red Diamonds) - 2 gols
2018 - Gareth Bale (Real Madrid) e Rafael Santos Borré (River Plate) - 3 gols
2019 - Baghdad Bounedjah (Al-Sadd) e Hamdou Elhouni (Espérance de Tunis) - 3 gols
2020 - André-Pierre Gignac (Tigres UANL) - 3 gols
2021 - Yasser Ibrahim (Al Ahly), Abdoulay Diaby (Al Jazira), Romelu Lukaku (Chelsea) e Raphael Veiga (Palmeiras) - 2 gols
2022 - Pedro (Flamengo) - 4 gols
2023 - Ali Maâloul (Al Ahly), Karim Benzema (Al-Ittihad) e Julián Álvarez (Manchester City) - 2 gols

Saiba mais:
Artilheiros do Campeonato Mundial de Clubes

Melhor jogador da Copa do Mundo de Clubes da FIFA

Veja a lista com todos premiados como melhores jogadores da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

Melhores Jogadores da Copa do Mundo de Clubes da FIFA (2000-2023)
A Bola de Ouro, a Bola de Prata e a Bola de Bronze foram os prêmios dados aos três melhores jogadores de cada edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, torneio anual disputado entre 2000 e 2023.

Ano - Bola de Ouro - Bola de Prata - Bola de Bronze
2000 - Edílson (Corinthians) - Edmundo (Vasco da Gama) - Romário (Vasco da Gama)
2005 - Rogério Ceni (São Paulo) - Steven Gerrard (Liverpool) - Cristian Bolaños (Saprissa)
2006 - Deco (Barcelona) - Iarley (Internacional) - Ronaldinho (Barcelona)
2007 - Kaká (Milan) - Clarence Seedorf (Milan) - Rodrigo Palacio (Boca Juniors)
2008 - Wayne Rooney (Manchester United) - Cristiano Ronaldo (Manchester United) - Damián Manso (LDU Quito)
2009 - Lionel Messi (Barcelona) - Juan Sebastián Verón (Estudiantes) - Xavi (Barcelona)
2010 - Samuel Eto'o (Internazionale) - Dioko Kaluyituka (TP Mazembe) - Andrés D'Alessandro (Internacional)
2011 - Lionel Messi (Barcelona) - Xavi (Barcelona) - Neymar (Santos)
2012 - Cássio (Corinthians) - David Luiz (Chelsea) - Paolo Guerrero (Corinthians)
2013 - Franck Ribéry (Bayern de Munique) - Philipp Lahm (Bayern de Munique) - Mouhcine Iajour (Raja Casablanca)
2014 - Sergio Ramos (Real Madrid) - Cristiano Ronaldo (Real Madrid) - Ivan Vicelich (Auckland City)
2015 - Luis Suárez (Barcelona) - Lionel Messi (Barcelona) - Ándres Iniesta (Barcelona)
2016 - Cristiano Ronaldo (Real Madrid) - Luka Modric (Real Madrid) - Gaku Shibasaki (Kashima Antlers)
2017 - Luka Modric (Real Madrid) - Cristiano Ronaldo (Real Madrid) - Jonathan Urretaviscaya (Pachuca)
2018 - Gareth Bale (Real Madrid) - Caio (Al-Ain) - Rafael Santos Borré (River Plate)
2019 - Mohamed Salah (Liverpool) - Bruno Henrique (Flamengo) - Carlos Eduardo (Al-Hilal)
2020 - Robert Lewandowski (Bayern de Munique) - André-Pierre Gignac (Tigres UANL) - Joshua Kimmich (Bayern de Munique)
2021 - Thiago Silva (Chelsea) - Dudu (Palmeiras) - Danilo (Palmeiras)
2022 - Vinícius Júnior (Real Madrid) - Federico Valverde (Real Madrid) - Luciano Vietto (Al-Hilal
2023 - Rodri (Manchester City) - Kyle Walker (Manchester City) - Jhon Arias (Fluminense)

Melhores Jogadores da Copa Intercontinental da FIFA (2024-)
Confira os prêmios dados aos melhores jogadores de cada edição da Copa Intercontinental da FIFA, torneio anual disputado a partir de 2024.

Ano - Jogador - Clube
2024 -

Melhores Jogadores do Mundial de Clubes FIFA (2025-)
Confira os prêmios dados aos melhores jogadores de cada edição do Mundial de Clubes FIFA, torneio quadrienal disputado a partir de 2025.

Ano - Jogador - Clube
2025 -

Prêmio Fair Play da Copa do Mundo de Clubes da FIFA (2000-2023)
O prêmio Fair Play foi destinado à equipe que mais contribuiu ao jogo limpo na Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Fair Play pode ser traduzido literalmente do inglês para o português como jogo justo.

Ano - Clube - País
2000 - Al-Nassr - Arábia Saudita
2005 - Liverpool - Inglaterra
2006 - Barcelona - Espanha
2007 - Urawa Red Diamonds - Japão
2008 - Adelaide United - Austrália
2009 - Atlante - México
2010 - Internazionale - Itália
2011 - Barcelona - Espanha
2012 - Monterrey - México
2013 - Bayern de Munique - Alemanha
2014 - Real Madrid - Espanha
2015 - Barcelona - Espanha
2016 - Kashima Antlers - Japão
2017 - Real Madrid - Espanha
2018 - Real Madrid - Espanha
2019 - Espérance de Tunis - Tunísia
2020 - Al-Duhail - Catar
2021 - Chelsea - Inglaterra
2022 - Real Madrid - Espanha
2023 - Al-Ittihad

Sedes da Copa do Mundo de Clubes da FIFA (2000-2023)
A primeira Copa do Mundo de Clubes foi realizada no Brasil. No ano seguinte, o torneio seria sediado na Espanha, mas foi canceledo. Assim como as competições seguintes. O torneio retornou em 2005 com um novo formato, disputado no Japão, mesmo país das últimas edições da Copa Intercontinental.

As edições de 2009 e 2010 foram disputadas nos Emirados Árabes Unidos. A competição retornou ao Japão nas edições de 2011 e 2012. Nos dois anos seguintes foi disputada no Marrocos. Em 2015 e 2016 a Copa do Mundo de Clubes foi disputada novamente no Japão. O Catar (Qatar) ganhou o direito de sediar as edições de 2019 e 2020. A edição de 2021 foi disputada nos Emirados Árabes Unidos e a de 2022 novamente no Marrocos. A Arábia Saudita sediou a edição de 2023.

Ano - País-sede (estádios, cidade)
2000 - Brasil (Morumbi, São Paulo - Maracanã*, Rio de Janeiro)
2001 - Espanha Espanha ** (Riazor, Corunha - Vicente Calderón, Madri - Santiago Bernabéu*, Madri)
2002 a 2004 - Não disputado
2005 - Japão Japão (Nacional de Tóquio, Tóquio - Internacional de Yokohama*, Yokohama)
2006 - Japão Japão (Nacional de Tóquio, Tóquio - Internacional de Yokohama*, Yokohama)
2007 - Japão Japão (Nacional de Tóquio, Tóquio - Toyota, Toyota - Internacional de Yokohama*, Yokohama)
2008 - Japão Japão (Nacional de Tóquio, Tóquio - Toyota, Toyota - Internacional de Yokohama*, Yokohama)
2009 - Emirados Árabes Unidos Emirados Árabes Unidos (Mohammed Bin Zayed, Abu Dhabi - Sheikh Zayed*, Abu Dhabi)
2010 - Emirados Árabes Unidos Emirados Árabes Unidos (Mohammed Bin Zayed, Abu Dhabi - Sheikh Zayed*, Abu Dhabi)
2011 - Japão Japão (Toyota, Toyota - Internacional de Yokohama*, Yokohama)
2012 - Japão Japão (Toyota, Toyota - Internacional de Yokohama*, Yokohama)
2013 - Marrocos Marrocos (Stade d'Agadir - Agadir - Stade de Marrakech*, Marrakech)
2014 - Marrocos Marrocos (Príncipe Moulay Abdellah - Rabat - Stade de Marrakech*, Marrakech)
2015 - Japão Japão (Nagai, Osaka - Internacional de Yokohama*, Yokohama)
2016 - Japão Japão (Cidade de Suita, Osaka - Internacional de Yokohama*, Yokohama)
2017 - Emirados Árabes Unidos Emirados Árabes Unidos (Hazza bin Zayed - Al Ain - Sheikh Zayed*, Abu Dhabi)
2018 - Emirados Árabes Unidos Emirados Árabes Unidos (Hazza bin Zayed - Al Ain - Sheikh Zayed*, Abu Dhabi)
2019 - Catar (Qatar) Catar (Estádio Internacional Khalifa* e Estádio Jassim Bin Hamad, em Doha)
2020 - Catar (Qatar) Catar (Estádio Ahmed bin Ali e Estádio da Cidade da Educação*, em Al Rayyan)
2021 - Emirados Árabes Unidos Emirados Árabes Unidos (Estádio Mohammed Bin Zayed* e Estádio Al Nahyan, em Abu Dhabi)
2022 - Marrocos Marrocos (Estádio Ibn Batouta e Estádio Príncipe Moulay Abdellah*)
2023 - Arábia Saudita Arábia Saudita (Cidade dos Esportes Rei Abdullah* e Estádio Príncipe Abdullah al-Faisal)

* Estádios que foram disputadas a final da Copa do Mundo de Clubes.
** A edição de 2001 foi cancelada. O torneio não foi disputado em 2002, 2003 e 2004. As edições de 2020, 2021 e 2022 foram realizadas nos anos seguintes.

Países-sedes da Copa do Mundo de Clubes da FIFA (2000-2023)
Países-sedes - Total de torneios (anos)
Japão Japão - 8 (2005, 2006, 2007, 2008, 2011, 2012, 2015 e 2016)
Emirados Árabes Unidos Emirados Árabes Unidos - 5 (2009, 2010, 2017 e 2018 e 2021***)
Marrocos Marrocos - 3 (2013, 2014 e 2022***)
Catar (Qatar) Catar - 2 (2019 e 2020***)
Arábia Saudita Arábia Saudita - 1 (2023)
Brasil Brasil - 1 (2000)

*** Disputados nos anos seguintes devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Continentes sedes da Copa do Mundo de Clubes da FIFA (2000-2023)
Continentes sedes - Total de torneios - Países (quantidade de edições)
Ásia - 16 - Japão (8), Emirados Árabes Unidos (5), Catar (2) e Arábia Saudita (1)
África - 3 - Marrocos (3)
América do Sul - 1 - Brasil (1)
América do Norte - 0
Europa - 0
Oceania - 0

Tags: Copa do Mundo de Clubes da FIFA | Campeonato Mundial de Clubes | Campeonato do Mundo de Clubes | Mundial de Clubes | Clubes brasileiros na Copa do Mundo de Clubes da FIFA | Campeões do Mundial de Clubes

Home » Futebol » Campeonatos de Futebol » Campeonato Mundial de Clubes » Copa do Mundo de Clubes da FIFA

Site oficial do Campeonato Mundial de Clubes

Mundiais de Clubes de Futebol Masculino

História : Campeões mundiais de futebol : Clubes : Clubes e jogadores brasileiros : Recordes : Curiosidades : Artilheiros : Estatísticas : Troféus : Sedes

Copa Intercontinental (1960-2004) - 1960 : 1961 : 1962 : 1963 : 1964 : 1965 : 1966 : 1967 : 1968 : 1969 : 1970 : 1971 : 1972 : 1973 : 1974 : 1975 : 1976 : 1977 : 1978 : 1979 : 1980 : 1981 : 1982 : 1983 : 1984 : 1985 : 1986 : 1987 : 1988 : 1989 : 1990 : 1991 : 1992 : 1993 : 1994 : 1995 : 1996 : 1997 : 1998 : 1999 : 2000 : 2001 : 2002 : 2003 : 2004

Copa do Mundo de Clubes da FIFA (2000-2023) : 2000 : 2001 (cancelado) : 2002 (cancelado) : 2003 (cancelado) : 2004 (cancelado) : 2005 : 2006 : 2007 : 2008 : 2009 : 2010 : 2011 : 2012 : 2013 : 2014 : 2015 : 2016 : 2017 : 2018 : 2019 : 2020 (disputado em 2021) : 2021 (disputado em 2022) : 2022 (disputado em 2023) : 2023

Copa Intercontinental da FIFA (2024-) - 2024 : 2025 : 2026 : 2027 : 2028 : 2029 : 2030 : 2031 : 2032

Mundial de Clubes FIFA (2025-) - 2025 : 2029 : 2033 : 2037 : 2041 : 2045 : 2049 : 2053 : 2057 : 2061




 

Os melhores países para nômades digitais e trabalho remoto

Você tem planos de morar no exterior? Saiba quais são os melhores países para viver esta experiência, de acordo com uma pesquisa. Confira no vídeo a lista com os melhores países do mundo para nômades digitais e trabalho remoto.


Fonte: Que Tal Viajar?

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Sites recomendados

Cadê Meu Táxi?
Planeta PANC
Qual criptomoeda?
Qual DDD?
Qual DDI?
Qual TV por Assinatura
Que Tal Viajar
Só Passagem de Avião
Só Passagem de Ônibus
Tudo de Carros

Próximos Eventos Esportivos

Eurocopa 2024 (Euro 2024) - Alemanha
Eurocopa 2024 - Alemanha Campeonato Europeu de Futebol - UEFA Euro