| |
Curiosidades da Série B 2010 - Campeonato Brasileiro de Futebol 2010
A Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2010 será disputada de 7 de maio e 27 de novembro de 2010.
A segunda divisão do futebol brasileiro mantém o número de equipes (20 clubes) e o regulamento dos últimos anos. A Série B 2010 será disputada no sistema de pontos corridos. Os quatro primeiros colocados serão promovidos à Série A de 2011 e os quatros últimos serão rebaixados à Série C de 2011.
O Duque de Caxias Futebol Clube manda seus jogos no Estádio Romário de Souza Faria. Como a atual capacidade do estádio é de apenas sete mil torcedores o clube terá de mandar seus jogos para outros estádios. Na edição da Série B de 2009, o Duque de Caxias jogou as partidas como mandante em quatro estádios diferentes: Édson Passos, em Mesquita; Raulino de Oliveira, em Volta Redonda; Maracanã, e Los Larios, em Xerém. Segundo a CBF, o Duque de Caxias fará suas partidas com mando de campo no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, no Sul Fluminense.
O América Mineiro fará seus jogos como mandante no Mineirão. O Estádio Independência está em reformas para comportar os jogos das equipes de Belo Horizonte em 2010 e 2001, quando o Mineirão estiver interditado para ser reformado para a Copa do Mundo de 2014.
As obras da Copa do Mundo de 2014 também serão responsáveis pela mudança de campo do Esporte Clube Bahia. O Tricolor de Aço mandará seus jogos da Série B de 2010 no Estádio de Pituaçu, pois o Fonte Nova está em reformas.
Devido às invasões de campo e violências na queda para a Série B o Coritiba foi punido com a perda de dez partidas sem o mando de campo. As partidas devem ser realizadas no Arena Joinville, em Santa Catarina.
Coritiba, Santo André, Náutico e Sport lutarão para voltar à elite do futebol nacional, após caírem para a Série B em 2009. Essas quatro equipes foram às últimas da Série A de 2009.
América Mineiro, ASA, Guaratinguetá (estreante na Série B) e Icasa subiram para a Série B de 2010. Essas quatro equipes chegaram ás semifinais da Série C de 2009 e disputam a Série B de 2010.
Bahia, Coritiba e Sport são os campeões brasileiros que disputam a Série B 2010 e estão em busca de voltar à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.
A Série B mais uma vez será disputada no sistema de pontos corridos, ou seja, a equipe que marcar mais pontos é declarada campeã - mesmo regulamento dos anos anteriores.
Se houver empate entre dois ou mais clubes os critérios de desempate são: vitórias, saldo de gols, gols marcados, confronto direto, cartões vermelhos e cartões amarelos.
20 equipes de 11 estados e Distrito Federal participam da Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2010. São Paulo é o estado com mais representantes, seis; seguido de Minas Gerais, Pernambuco e Paraná com dois clubes cada. Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goías, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Santa Catarina tem um representante cada na Série B 2010.
Quase a metade das equipes da Série B 2010 são do Sudeste. A Região Sudeste é a que mais tem representes na Série B de 2010. São nove equipes no total. O Nordeste tem seis clubes; a Região Sul tem três representantes; e o Centro-Oeste tem dois clubes na Segunda Divisão de 2010.
Apesar do estado de São Paulo ter seis equipes, cada uma deles é de uma cidade diferente. Portanto, as cidades com mais representantes na Série B 2010 são Curitiba e Recife. A capital paranaense e a capital pernambucana são as únicas cidades da Série B 2010 com dois representantes.
|
|
|
|
Oficialmente, o Campeonato Brasileiro, também conhecido como Brasileirão, é disputado desde 1971. O Campeonato Brasileiro sucedeu outros torneios nacionais como o Roberto Gomes Pedrosa e a Taça Brasil. Os clubes campeões destes dois campeonatos também reivindicam o título de campeão brasileiro.
A Série B também começou em 1971 e mudou de nome várias vezes, principalmente Taça de Prata ou Módulo Amarelo. A Taça de Prata (Torneio Roberto Gomes Pedrosa) não deve ser confundida com a segunda divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol. Em algumas edições nos anos 80 o torneio da Segunda Divisão foi chamado Taça de Prata.
Critérios para as vagas do Campeonato Brasileiro de futebol - Série B (2º Divisão)
• 4 equipes rebaixadas da Série A 2009
• 5º ao 16º colocado da Série B 2009
• 4 equipes promovidas da Série C 2009
Total = 20 equipes
Todos os campeões do Campeonato Brasileiro de futebol - Série B (2º Divisão)
Campeões brasileiros - Segunda Divisão:
1971 - Villa Nova (MG)
1972 - Sampaio Corrêa (MA)
1973 a 1979 - não realizado
1980 - Londrina (PR)
1981 - Guarani (SP
1982 - Campo Grande (RJ)
1983 - Juventus (SP)
1984 - Uberlândia (MG)
1985 - Tuna Luso (PA)
1986 - sem campeão*
1987 - Sport (PE) e Guarani (SP)*
1988 - Inter de Limeira (SP)
1989 - Bragantino (SP)
1990 - Sport (PE)
1991 - Paysandu (PA)
1992 - Paraná (PR)
1993 - não disputado
1994 - Juventude (RS)
1995 - Atlético (PR)
1996 - União São João (SP)
1997 - América (MG)
1998 - Gama (DF)
1999 - Goiás (GO)
2000 - Paraná (PR)
2001 - Paysandu (PA)
2002 - Criciúma (SC)
2003 - Palmeiras (SP)
2004 - Brasiliense (DF)
2005 - Grêmio (RS)
2006 - Atlético Mineiro (MG)
2007 - Coritiba (PR)
2008 - Corinthians (SP)
2009 - Vasco (RJ)
2010 -
* Em 1986 Criciúma, Inter de Limeira, Treze e Central foram campeões de seus grupos e promovidos à primeira divisão no mesmo ano.
Todos os nomes do Campeonato Brasileiro - 2º Divisão:
Segunda Divisão
Série B
Taça de Prata
Módulo Amarelo
Clubes da Série B 2010 - Campeonato Brasileiro de Futebol 2010
Série B 2010 - Participantes confirmados:
América Mineiro
América RN
ASA
Bahia
Bragantino
Brasiliense
Coritiba
Duque de Caxias
Figueirense
Guaratinguetá
Icasa
Ipatinga
Náutico
Paraná
Ponte Preta
Portuguesa
São Caetano
Santo André
Sport
Vila Nova
|
|