Compartilhe Compartilhe
 

Publicidade




Tópicos desta página:
Atletismo | Quadro de Medalhas do atletismo | Competições de atletismo | Atletismo nas Olimpíadas | Atletismo nos Jogos Pan-Americanos | Medalhas do Atletismo nos Jogos Olímpicos | Praticar atletismo | Mundial de atletismo | Atletismo no Pan | Recordes no Atletismo | história do atletismo | sites oficiais de atletismo | Federação de atletismo | Jogos de atletismo PC Xbox PS2 PS3 Wii

Links e sites oficiais de atletismo:
ATFS
CBAt - Confederação Brasileira de Atletismo
EAA - European Athletic Association
Federação Portuguesa de Atletismo
IAAF

     Home » Esportes do Quadro de Medalhas - Atletismo

   Atletismo

 
 
 
Publicidade



Publicidade


História do Atletismo
Embora a origem do atletismo seja incerta ele foi documentado e muito praticado na Grécia Antiga. Nas Olimpíadas da Antiguidade as competições mais importantes eram as corridas. Devido a esta tradição o atletismo faz parte de todos os Jogos Olímpicos Modernos.

Quem organiza o atletismo?
A principal entidade é a IAAF (International Association of Athletics Federations). No Brasil é a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A ATFS (Association of Track and Field Statisticians) registra a história e estatísticas do atletismo mundial.

Quais são os tipos de corridas no atletismo?
Nas competições oficiais as corridas se dividem em curta distância (até os 400 metros), média distância (de 800 metros a 1.500 metros) e longa distância (acima de 5.000 metros). As corridas também podem ser divididas por obstáculos ou sem obstáculos.

Qual a origem da Maratona? Por que ela tem esse nome?
O atual percurso está estabelecido em 42 quilômetros e 195 metros, distância supostamente percorrida pelo soldado grego Fidípides. A lenda conta que Fidípides (Filípides ou Pheidippides) teria corrido 42 km entre Atenas e Marathon para participar de uma batalha contra os persas. Depois, o soldado teria retornado correndo até Atenas. Após ter anunciado a vitória ("Nenikekamen!" em grego") Fidípides morreu de cansaço.


Selo francês em homenagem a Fidípides

Quais são as modalidades oficiais de arremesso e lançamento?
São consideradas oficiais o arremesso de peso, lançamentos de martelo, lançamento de disco e lançamento de dardo. No século I os celtas já disputavam na Irlanda arremessos de pedra semelhantes à prova atual. As atuais competições de arremesso e lançamentos são praticadas no espaço interior à pista das corridas, dentro de áreas limitadas.

Arremeso de peso - Arremessar uma esfera metálica que pesa 7.26 kg (homens) e 4 kg (mulheres).

Lançamento de martelo - O "martelo" é uma esfera com cabo.

Lançamento de disco - o disco pesa 2kg para homens e 1kg para mulheres.

Lançamento de dardo - lançamento de um dardo que pesa 800g para homens e 600g para mulheres.

O vento influencia nas corridas de atletismo?
Sim. Por isso que nas provas de saltos em distância e corridas curtas os recordes só são validados se o vento estiver a favor não ultrapassar 7,2 km/h.

O que é atletismo indoor?
São provas realizadas dentro de estádios fechados. No atletismo indoor são utilizadas distâncias menores e apenas quatro raias.

Quais são as modalidades combinadas oficiais do atletismo?
São consideradas modalidades combinadas as competições esportivas que unem duas modalidades com o objetivo de consagrar um atleta mais completo. Os vencedores da competição são aqueles que somarem mais pontos nas modalidades. São oficiais as seguintes competições:

Declato - competição de dez provas em dois dias, exclusivas para os homens. No primeiro dia são realizadas as provas de 100 metros rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura e 400 metros rasos. No segundo dia as provas de 110 metros com barreiras, arremesso de disco, salto com vara, arremesso de dardo e 1500 metros rasos.

Heptatlo - competição de sete provas (100 metros com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, 200 metros rasos, salto em distância, arremesso de dardo e 800 metros rasos, nesta sequência) em dois dias consecutivos, exclusivas para as mulheres. No primeiro dia são realizadas quatro provas e no segundo três.

Como são as provas de salto no atletismo?
As provas de salto são divididas em provas de salto horizontal (salto em distância e o salto triplo) e salto vertical (salto em altura e salto com vara).

Como é a pista de corrida do atletismo?



Uma pista oficial de atletismo é constituída de duas retas e duas curvas com oito rais de 1,25 metro cada. Os atletas permanecem nas raias nas corridas de curta distância, mas não precisam permanecer nelas nas corridas de longa distância. Para as corridas com obstáculos são colocadas 10 barreiras de 1m para os homens e 80cm para as mulheres. O atleta não é desclassificado se derrubá-las.

Atletismo nos Jogos Olímpicos
Para se considerado olímpico é preciso que o esporte seja praticado por homens em pelo menos 50 países e em três continentes, e por mulheres em pelo menos 35 países e em três continentes. Saiba mais: Atletismo nos Jogos Olímpicos

Atletismo nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008
Os Jogos Olímpicos de Verão de Pequim 2008 (Jogos da XXIX Olimpíada) foram realizados em Pequim, China, entre 8 a 24 de Agosto de 2008. Acompanhe no site Quadro de Medalhas o calendário, eventos, atletas e programação da tv de Atletismo nas Olimpíadas 2008 de Pequim.

Atletismo nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011
No Pan-Americano de Guadalajara, os eventos de atletismo foram realizados entre os dias 23 a 30 de outubro de 2011. A maioria da provas de atletismo foram praticadas no Estádio Telmex de Atletismo. Os eventos de maratona e da marcha atlética foram disputados no Circuito de Rua de Guadalajara.

Saiba mais em Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011